Skip to Content

E aí Pessoal! Tudo bem?

Foi lançado nessa semana o SP28 do SAP NFE 10.0 ( mais conhecido como GRC NFE ).

As informações sobre este novo pacote podem ser encontradas na
SAP Note 2558446.

As mudanças podem ser encontradas em inglês na seção What’s New no portal de help da SAP. Abaixo segue um detalhado das alterações trazidas no SP.

 

Alterações no SP28

 

Mudanças Legais

  • Campo novo “tpNav” no CT-e 3.00:

    A Tag aquav ( utilizada apenas para quem trabalha com modal aquaviário) teve a adição do campo “tpNav” (Tipo de Navegação) devido a  NT 2017.002.

  •  Alterações da NF-e 4.0:

    Correções de bugs e mudanças nas tags de combustíveis (alteração de decimais nos campos de percentual de GLP e Gás Natural) e forma de pagamento ( adiciona o valor 15 – Boleto )  devido a versão 1.30 da NT 2016.002.

  • Campo novo “indCanalVerde” no MDF-e:

    A tag ide teve a adição do campo indCanalVerde devido a NT 2017.003. Informação de prestação de serviço participante do projeto Canal Verde. Preencher com valor 1 em caso de participante e não informar a tag em caso contrário.

  • Webservice Distribuição de CT-e:

    Assim como o Webservice já existente para NF-e agora foi diisponibilizada funcionalidade semelhante para o CT-e. O governo já havia criado este webservice anteriormente porém ele não havia sido implementado no SAP NFE ainda.

    Um novo job foi disponibilizado (/XNFE/COLLECT_DOCUMENTS_CTE) para realizar o download dos CT-e’s emitidos contra os CNPJ’s da Empresa e o funcionamento é bastante parecido com o webservice da NFe, fazendo uso do NSU para identificar os documentos já baixados do fisco e não podendo ser executado mais de uma vez por hora.

    Mais informações sobre o processo podem ser vistas no Help do SAP NFE Query Documents (CT-e) from Authority.

    Outras Mudanças

FAQ:

1-  Preciso do SP28 para NFE 4.0?

Não é necessário obrigatoriamente implementar o SP28. O SP27 pode ser usado usado em produção.

2-  Já implementei o SP27, tem vantagem de subir para o 28 ante do Go-Live?

A resposta é DEPENDE! Não do alinhamento da terra com a lua, mas sim de que ponto do projeto já estão e se precisam ou não da funcionalidade do Webservice de Distribuição do CTe.

Se o projeto ainda nem começou ou se não foram feitos tests com o GRC ainda, então recomendaria começar sempre o SP28.

Se a funcionalidade do Webservice traz um valor alto pro negócio, então recomendaria também o upgrade mesmo que precise re-testar alguns cenários.

4- Preciso atualizar o PI/JAVA para implementar os SP’s novos do GRC?

Pelo que vi em alguns clients nos release 7.4 e 7.5 aconteceram alguns erros na configuração dos cenários novos, de maneira que existe a recomendação de atualizar os components do PI  (XIAF, XIGUILIB, XITOOL, XIESR and MESSAGING) para o ultimo patch level disponível.

5- ?

A resposta é 42.

att,
Renan Correa

To report this post you need to login first.

2 Comments

You must be Logged on to comment or reply to a post.

  1. Renan Correa Post author

    Oi Bruno,

    Não, a SAP não entregou solução no standard para recebimento deste XML até o SP28, nem sei se existe alguma previsão de entregar.

    att,

    Renan Correa

    (0) 

Leave a Reply