Financial Management Blogs by SAP
Get financial management insights from blog posts by SAP experts. Find and share tips on how to increase efficiency, reduce risk, and optimize working capital.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
douglasbd
Advisor
Advisor
Olá pessoal,

Vocês sabem qual certificado digital vocês devem utilizar na solução do eSocial do Messaging Framework? Continue lendo esta postagem para encontrar mais detalhes sobre a certificação digital do eSocial.

O primeiro ponto que vocês precisam observar é o Manual de Orientação do Desenvolvedor do eSocial publicado no site do SPED, o qual traz a diferenciação padrão dos tipos de certificado digital, conforme abaixo:
“[…]

4.4. Padrão de certificado digital

O certificado digital utilizado no sistema eSocial deverá ser emitido por Autoridade Certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Este deverá pertencer à série A.

Existem duas séries as quais os certificados podem pertencer: série A e sério S. A série A reúne os certificados de assinatura digital utilizados na confirmação de identidade na Web, em e-mails, em redes privadas virtuais (VPN) e em documentos eletrônicos com verificação da integridade de suas informações. A série S reúne os certificados de sigilo que são utilizados na codificação de documentos, de bases de dados, de mensagens e de outras informações eletrônicas sigilosas.

O certificado digital deverá ser do tipo A1 ou A3. Certificados digitais de tipo A1 ficam armazenados no próprio computador a partir do qual ele será utilizado.Certificados digitais do tipo A3 são armazenados em dispositivo portátil inviolável do tipo smart card ou token, que possuem um chip com capacidade de realizar a assinatura digital. Este tipo de dispositivo é bastante seguro, pois toda operação é realizada pelo chip existente no dispositivo, sem qualquer acesso externo à chave privada do certificado digital.

Sendo feita a aquisição de um certificado digital no Messaging Framework eSocial, o certificado digital possui o SSF do tipo ESOCI - eSocial Signature, do Digital Certificate Store nos seus dados mestres.

Outro ponto que vocês precisam observar é como vocês podem fazer para atualizar o arquivo de certificado digital. Para isso, vocês podem acessar a atividade de customizing Atualizar arquivo de certificado digital para especificar detalhes do certificado digital e-CPF ou e-CNPJ emitidos pelo governo, informando o número de registro para envio dos eventos ao governo brasileiro. Vocês podem, também, utilizar a entrada para aplicação ESOCI - eSocial Signature como modelo para preenchimento dos dados. Veja a imagem abaixo com o caminho da atividade na estrutura de IMG:

 

 

Vale lembrar que o SSF ID precisa estar associado ao certificado digital que está relacionado à sua instalação do produto Tax Declaration Framework (que é denominado um nome por escolha do usuário), enquanto que o PI precisa estar devidamente instalado e configurado para chamar o WebService do governo (PI content for TMFLOCBR).

 

Mais informações em:

 

Em caso de dúvidas, deixe seu comentário abaixo.

Obrigado !

 

Atenciosamente,

Douglas Barcarolo

 

Time de Suporte ao Produto TDF

 

 
7 Comments