Financial Management Blogs by SAP
Get financial management insights from blog posts by SAP experts. Find and share tips on how to increase efficiency, reduce risk, and optimize working capital.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
julianobellini
Employee
Employee
Olá pessoal,

Hoje vamos falar sobre os novos registros de produção conjunta do Bloco K do relatório EFD ICMS IPI, criados no Ato Cotepe 48/2017. Os novos registros foram criados no intuito de reportar mais de um produto produzido, baseado em um conjunto de insumos consumidos. Para isso, a Receita Federal do Brasil (RFB) criou duas novas hierarquias de registros para o bloco K do relatório EFD ICMS IPI.

A primeira hierarquia é a do registro K290 (Produção Conjunta – Ordem de Produção). Este registro te possibilita reportar as produções conjuntas produzidas internamente na empresa, ou seja, aquelas ordens de produção que não são enviadas a um terceiro para industrialização. Esta hierarquia conta com mais dois registros, o K291 (Produção Conjunta - Itens Produzidos) e o K292 (Produção Conjunta – Insumos Consumidos). O registro K291 te possibilita reportar todos os itens que foram produzidos em uma ordem de produção; já o registro K292 te possibilita reportar todos os insumos que foram consumidos para gerar os itens que foram produzidos (no registro K291).

A segunda hierarquia é a do registro K300 (Produção Conjunta – Industrialização Efetuada por Terceiros), que é muito semelhante a hierarquia do registro K290 pois também conta com dois registros em sua hierarquia. Estes registros são: o K301 (Produção Conjunta – Industrialização Efetuada por Terceiros – Itens Produzidos) e o K302 (Produção Conjunta – Industrialização Efetuada por Terceiros – Insumos Consumidos). Os registros K301 e K302 foram criados com o mesmo objetivo dos registros K291 e K292.

Para os seis registros referidos acima, foi criada apenas uma tabela shadow, cujo nome é Joint Production (/TMF/D_PROD_CONJ) que, dependendo das informações adicionadas, essas informações são direcionadas para o registro correto. O campo em que você define a hierarquia que será utilizada (se é a do registro K290 ou a do registro K300) é o Production Type (TIPO_PROD). Você preenche este campo com P para utilizar a hierarquia do registro K290 ou preenche com T para utilizar a hierarquia do registro K300.

Veja abaixo algumas dicas e exemplos de como preencher a tabela Joint Production (/TMF/D_PROD_CONJ😞

Registros K290, K291 e K292




Exemplo de preenchimento:



Registros K300, K301 e K302




Exemplo de preenchimento:



 

A nota que entrega estas funcionalidades é a SAP Note 2541201 e é necessário estar no SP10 para aplicar esta nota.

Para mais informações, acesse https://help.sap.com/viewer/p/SAP_TAX_DECLARATION_FRAMEWORK_FOR_BRAZIL -> Application Help -> Relatórios -> EFD ICMS IPI – Informações de Background -> Controle de estoque e produção.”

Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe um comentário abaixo.

 

Até a próxima!

 

Juliano Bellini

Time de desenvolvimento do TDF