Financial Management Blogs by SAP
Get financial management insights from blog posts by SAP experts. Find and share tips on how to increase efficiency, reduce risk, and optimize working capital.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Former Member
Olá Pessoal,

Neste post iremos falar dos cenários de integração do SAP TDF Messaging Framework com o governo.

O SAP Process Integration (PI) é responsável por fazer a ponte entre os web services disponibilizados pelo governo e o SAP TDF Messaging Framework. Além de oferecer mais uma camada de segurança com relação ao tráfego de informações.

Abaixo, uma visão geral:



Para cada obrigação legal, foram disponibilizados cenários de integração que realizam o envio /recebimento das informações dos eventos no governo:


  • eSocial:






 

Obs.: Os cenários eSoc11 foram obsoletados. Atualmente para atender as últimas versões de comunicação do governo são utilizados os cenários com prefixo eSoc13.

Para a versão eSoc13, o governo trabalha com um processo a-ssíncrono, utilizando duas interfaces síncronas. O envio do evento é feito através do cenário eSoc13_BATCH_Envio_Lote e a consulta do resultado do processamento é feito através do cenário eSoc13_BATSR_Envio_Lote:

eSoc13_BATCH_Envio_Lote


Envio de lotes de eventos de e-Social (SOAP1.1 / Autenticação via Certificado)



eSoc13_BATSR_Envio_Lote


Consulta de lotes de eventos de e-Social (SOAP1.1 / Autenticação via Certificado)



 

  • EFD-Reinf:




 

Para a versão Reinf11, o governo trabalha com um processo totalmente síncrono até o momento. O envio do evento e o retorno do processamento são realizados através do cenário Reinf11_BATCH_Envio_Lote:


Reinf11_BATCH_Envio_Lote


Envio de lotes de eventos de EFD-Reinf (SOAP1.1 / Autenticação via Certificado)



Obs.: Até o momento não foi entregue um web service de consulta de lotes por parte do governo, esse processo será a-ssíncrono com interfaces síncronas.


 

  • e-Financeira:



Para a versão eFin101, o governo também trabalha com um processo totalmente síncrono. O envio do evento e o retorno do processamento são realizados através do cenário eFin101_BATCH_send. Adicionalmente, o governo disponibilizou um web service para consulta de informações transmitidas. Este web service é consumido no cenário eFin_101_QUERY_send:


eFin101_BATCH_send


Envio de lote de eventos de e-Financeira (SOAP1.1 / Autenticação via Certificado)



 

eFin101_QUERY_send


Consulta por tipos de informações de e-Financeira. Cada operação, se refere a uma categoria:



 

Exemplo de configuração de cenário

No Integration Builder, execute a importação dos cenários do Enterprise Service Builder (ESR) e configuração padrão:



Não irei entrar no passo-a-passo de configuração por ser praticamente o mesmo que para outros tipos de integrações. Mais informações em https://help.sap.com/saphelp_nw73/helpdata/en/48/ce987b18d3424be10000000a421937/frameset.htm:

Realizadas as configurações, basicamente o cenário ficaria conforme abaixo:



Lembrando que este é um exemplo de configuração, mas que vale para todos os cenários que foram mencionados.

 

No caso de a configuração ser realizada em um ambiente AEX ( Advance Adapter Engine Extended ), os cenários de integração são os mesmos.

 

Leonardo Puzzello Novo

Time de Desenvolvimento do TDF
8 Comments