Financial Management Blogs by SAP
Get financial management insights from blog posts by SAP experts. Find and share tips on how to increase efficiency, reduce risk, and optimize working capital.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Alexandre_Moura
Advisor
Advisor
Neste post iremos abordar a funcionalidade de pré-processamento dos dados para geração da EFD-Reinf.

A funcionalidade de pré-processamento da EFD-Reinf para os eventos R2010 e R2020 auxilia na determinação do tipo de serviço (tpServico) desses dois eventos.

Quando essa ferramenta é executada, é realizada a associação do item da nota fiscal ao tipo de serviço relacionado preenchendo automaticamente a tabela /TMF/D_IT_TPSERV. Esta tabela contém os dados para geração de parte dos dados dos eventos de prestador e tomados de serviços.

Para que o preenchimento dessas informações seja automatizado, foi disponibilizada uma nova parametrização para este fim, a view de manutenção /TMF/D_R_TPSERV:



Nesta view, pode-se determinar o tipo de serviço utilizando as chaves:

  • Empresa (Company)

  • Filial (Branch)

  • Código do item (Item Code): deve ser o código do material (mestre de materiais ou mestre de serviços) de acordo com o que foi cadastrado no ERP

  • Participante (Participant Type/Code): deve ser o código do cliente ou fornecedor da mesma forma que está cadastrado no ERP

  • Validade (Calid From/To): período de validade das informações


Caso os parâmetros disponibilizados nesta view não sejam suficientes para a correta determinação do tipo de serviço, pode-se implementar o método MODIFY_TPSERV da BAdI /TMF/BADI_REINF_PRE_PROC que foi disponibilizada para este fim:



Assim que tiver sido feito o mapeamento do tipo de serviço, basta executar o programa de pré-processamento através da transação /TMF/REINF_PRE_PROC:



A ferramenta possibilita a execução do mapeamento automático do tipo de serviço em modo de teste (Test Mode) para que possa ser feita uma análise prévia do mapeamento dos itens da nota fiscal a serem processados para aquele período.

A ferramenta também só pode ser executada via job em background devido ao potencial volume de documentos processados por execução. O retorno do job é a lista de documentos processados:





Para os exemplos em modo de simulação acima, o documento 483836 teve o item associado ao tipo de serviço 100000014 a partir da parametrização determinada utilizando o código do material (MAT_SERV_TDF), e o código do parceiro (CUST_TDF_S):



É importante considerar que, na execução em modo definitivo, caso já tenha sido executada a determinação do tipo de serviço anteriormente para os documentos, os mesmos serão redeterminados e substituídos caso algum parâmetro tenha sido modificado.

Para utilização desta ferramenta, além da instalação do support package 10 do TDF, é necessário implementar as SAP notes abaixo:

  • 2540424 - [TDF SP10] EFD-Reinf - Automatic Implementation of Data Dictionary Objects for SAP Note 2540425

  • 2540425 - [TDF SP10] EFD-Reinf - New Pre Processing Report


Fique atento aos próximos posts com novidades da solução.

Alexandre Moura

Time de Desenvolvimento TDF
16 Comments