Skip to Content

Neste post iremos abordar a funcionalidade de pré-processamento dos dados para geração da EFD-Reinf.

A funcionalidade de pré-processamento da EFD-Reinf para os eventos R2010 e R2020 auxilia na determinação do tipo de serviço (tpServico) desses dois eventos.

Quando essa ferramenta é executada, é realizada a associação do item da nota fiscal ao tipo de serviço relacionado preenchendo automaticamente a tabela /TMF/D_IT_TPSERV. Esta tabela contém os dados para geração de parte dos dados dos eventos de prestador e tomados de serviços.

Para que o preenchimento dessas informações seja automatizado, foi disponibilizada uma nova parametrização para este fim, a view de manutenção /TMF/D_R_TPSERV:

Nesta view, pode-se determinar o tipo de serviço utilizando as chaves:

  • Empresa (Company)
  • Filial (Branch)
  • Código do item (Item Code): deve ser o código do material (mestre de materiais ou mestre de serviços) de acordo com o que foi cadastrado no ERP
  • Participante (Participant Type/Code): deve ser o código do cliente ou fornecedor da mesma forma que está cadastrado no ERP
  • Validade (Calid From/To): período de validade das informações

Caso os parâmetros disponibilizados nesta view não sejam suficientes para a correta determinação do tipo de serviço, pode-se implementar o método MODIFY_TPSERV da BAdI /TMF/BADI_REINF_PRE_PROC que foi disponibilizada para este fim:

Assim que tiver sido feito o mapeamento do tipo de serviço, basta executar o programa de pré-processamento através da transação /TMF/REINF_PRE_PROC:

A ferramenta possibilita a execução do mapeamento automático do tipo de serviço em modo de teste (Test Mode) para que possa ser feita uma análise prévia do mapeamento dos itens da nota fiscal a serem processados para aquele período.

A ferramenta também só pode ser executada via job em background devido ao potencial volume de documentos processados por execução. O retorno do job é a lista de documentos processados:

Para os exemplos em modo de simulação acima, o documento 483836 teve o item associado ao tipo de serviço 100000014 a partir da parametrização determinada utilizando o código do material (MAT_SERV_TDF), e o código do parceiro (CUST_TDF_S):

É importante considerar que, na execução em modo definitivo, caso já tenha sido executada a determinação do tipo de serviço anteriormente para os documentos, os mesmos serão redeterminados e substituídos caso algum parâmetro tenha sido modificado.

Para utilização desta ferramenta, além da instalação do support package 10 do TDF, é necessário implementar as SAP notes abaixo:

  • 2540424 – [TDF SP10] EFD-Reinf – Automatic Implementation of Data Dictionary Objects for SAP Note 2540425
  • 2540425 – [TDF SP10] EFD-Reinf – New Pre Processing Report

Fique atento aos próximos posts com novidades da solução.

Alexandre Moura

Time de Desenvolvimento TDF

To report this post you need to login first.

12 Comments

You must be Logged on to comment or reply to a post.

  1. Lindolfo Martins dos Santos

    Bom dia Alexandre,

     

    Obrigado pela postagem. Tenho uma dúvida: a BAdI disponibilizada só tem um método para ajustar o campo Tipo de Serviço, como poderemos ajustar outros campos dos eventos quando for necessário ? Haverá outras BAdIs ou métodos novos ?

    Um exemplo seria o campo CNO, que não existe hoje nos documentos fiscais.

     

    Att.

    Lindolfo

     

    (0) 
    1. Alexandre Moura Post author

      Olá Lindolfo,

      os campos que não são carregados do ERP para geração dos eventos podem ser preenchidos através das tabelas complementares e shadows da mesma forma que os outros relatórios SPED do TDF.

      Att.

      Alexandre Moura

      (0) 
          1. Lindolfo Martins dos Santos

            Olá Alexandre,

             

            Verificamos que os dados que devemos atualizar para o CNO encontram-se na shadow /TMF/D_INDOBR_NF nos campos CNO e IND_OBRA.

            Entretanto não conseguimos fazer a atualização através de planilha como os demais registros SPED porque na tabela /TMF/D_SHADOWDD informa que esta shadow não é atualizável através de Excel.

            De que outra forma podemos inserir dados nesta shadow ? Pode ser por uma codificação ABAP ?

             

            Att.

            Lindolfo

             

            (0) 
  2. Jânio Victorien de Carvalho Viana

    Bom dia,

    Tenha uma duvida quando ao campo IND_CPRB, onde tem uma regra de que somente poderá ser 0/1 conforme o layout 1.2, este campo não esta disponível para alimentar via excel, e mesmo alterando este campo para 0 ou 1 mesmo assim ainda continua sema informação que necessita gerando erro de validação na geração do mesmo .

    Obrigado.

    (0) 
    1. Alexandre Moura Post author

      Oi Janio,

      não sei exatamente de que forma você está tentando popular o campo IND_CPRB mas se for através de shadow, o campo está disponivel na /TMF/D_NF_DOC.

      Caso você esteja preenchendo uma tabela staging da mensageria, o campo deve ser preenchido através da /TMF/RDSPSRVTID, para o preenchimento desta staging table, você pode utilizar a transação /TMF/SHEET_GEN_ESO para gerar o arquivo excel template.

      Att.

      Alexandre Moura

      (0) 

Leave a Reply