Skip to Content

A partir do SP10 do TDF, foi disponibilizada a solução para atendimento a nova obrigação EFD-Reinf.

Neste post, começaremos a abordar a solução desde a sua arquitetura básica, passando pelas possíveis parametrizações e as funcionalidades disponíveis.

A solução TDF-EFD-Reinf consiste em duas abordagens:

  • Funcionalidade de mensageria para envio e retorno dos eventos
  • Funcionalidade de relatório para geração e transmissão dos eventos

A solução apresenta a arquitetura em alto nível conforme diagrama abaixo:

Com a adição desse novo relatório do SPED no TDF, diversas alterações foram realizadas nas ferramentas do TDF já disponíveis para dar suporte a esse novo relatório.

O CTR foi incrementado para poder suportar a geração dos dados dos eventos, você pode encontrar, além das views do CTR no pacote específico, um pacote específico contendo as views da EFD-Reinf:

A ferramenta de Organizational Structures (transação /TMF/ORGSTR01) foi complementada com uma seção específica da EFD-Reinf com informações relativas ao evento R-1000 que trata de dados do contribuinte:

O Tax Obligation Monitor (transação /TMF/TOM02) também foi atualizado para suportar os eventos da EFD-Reinf para o gerenciamento dos eventos baixados.

Foi criado o report ID 5 – SPED REINF (REINF) e as subsequentes parametrizações atualizadas:

A execução do report para geração da EFD-Reinf, pode ser acessada de duas formas distintas:

  • Através da transação /TMF/REINF
  • Através do novo TDF Launchpad

Transação /TMF/REINF

É possível acessar a transação /TMF/REINF a partir da sua instalação de TDF via SAP GUI. Na tela inicial são exibidos diversos parâmetros de seleção e funções:

No modo Display, é exibida a lista de eventos enviados ou a serem enviados de acordo com os parâmetros definidos na tela de seleção:

 

TDF Launchpad

A partir do TDF Launchpad, é possível acessar a solução EFD-Reinf em Fiori:

Os eventos serão exibidos de forma agrupada em stack cards:

Uma vez o evento tendo sido gerado através de qualquer uma das UIs, os eventos serão enviados para o Messaging Framework, os quais podem ser visualizados através do seguinte monitor:

Um detalhe importante em relação ao acesso a solução através das duas UIs disponíveis é a limitação para utilização da UI em Fiori apenas em sistemas com Netweaver na versão 7.51. A UI em SAP GUI pode ser acessada em sistemas com Netweaver a partir da versão 7.40 em diante.

Conforme mencionei no inicio do post a respeito das duas abordagens possíveis para geração e envio dos eventos para a EFD-Reinf, pode-se utilizar tanto a combinação entre o report (disponível em UI SAP GUI ou UI Fiori) quanto do Messaging Framework em conjunto, e também, é possível gerar os eventos diretamente através da solução de Messaging Framework de forma standalone conectando a fonte de dados diretamente na solução.

Para mais detalhes em relação ao funcionamento do Messaging Framework, basta consultar a série de blog posts disponibilizadas para esta solução iniciando do link abaixo:

https://blogs.sap.com/2017/04/05/tdf-parametrizacoes-do-messaging-framework/

Nos próximos posts iremos detalhar cada uma das funcionalidades do report para geração da EFD-Reinf nas duas UIs disponíveis.

Alexandre Moura

Time de Desenvolvimento TDF

To report this post you need to login first.

Be the first to leave a comment

You must be Logged on to comment or reply to a post.

Leave a Reply