Skip to Content

TDF-EFD-Reinf: solução para geração e envio dos eventos

A partir do SP10 do TDF, foi disponibilizada a solução para atendimento a nova obrigação EFD-Reinf.

Neste post, começaremos a abordar a solução desde a sua arquitetura básica, passando pelas possíveis parametrizações e as funcionalidades disponíveis.

A solução TDF-EFD-Reinf consiste em duas abordagens:

  • Funcionalidade de mensageria para envio e retorno dos eventos
  • Funcionalidade de relatório para geração e transmissão dos eventos

A solução apresenta a arquitetura em alto nível conforme diagrama abaixo:

Com a adição desse novo relatório do SPED no TDF, diversas alterações foram realizadas nas ferramentas do TDF já disponíveis para dar suporte a esse novo relatório.

O CTR foi incrementado para poder suportar a geração dos dados dos eventos, você pode encontrar, além das views do CTR no pacote específico, um pacote específico contendo as views da EFD-Reinf:

A ferramenta de Organizational Structures (transação /TMF/ORGSTR01) foi complementada com uma seção específica da EFD-Reinf com informações relativas ao evento R-1000 que trata de dados do contribuinte:

O Tax Obligation Monitor (transação /TMF/TOM02) também foi atualizado para suportar os eventos da EFD-Reinf para o gerenciamento dos eventos baixados.

Foi criado o report ID 5 – SPED REINF (REINF) e as subsequentes parametrizações atualizadas:

A execução do report para geração da EFD-Reinf, pode ser acessada de duas formas distintas:

  • Através da transação /TMF/REINF
  • Através do novo TDF Launchpad

Transação /TMF/REINF

É possível acessar a transação /TMF/REINF a partir da sua instalação de TDF via SAP GUI. Na tela inicial são exibidos diversos parâmetros de seleção e funções:

No modo Display, é exibida a lista de eventos enviados ou a serem enviados de acordo com os parâmetros definidos na tela de seleção:

 

TDF Launchpad

A partir do TDF Launchpad, é possível acessar a solução EFD-Reinf em Fiori:

Os eventos serão exibidos de forma agrupada em stack cards:

Uma vez o evento tendo sido gerado através de qualquer uma das UIs, os eventos serão enviados para o Messaging Framework, os quais podem ser visualizados através do seguinte monitor:

Um detalhe importante em relação ao acesso a solução através das duas UIs disponíveis é a limitação para utilização da UI em Fiori apenas em sistemas com Netweaver na versão 7.51. A UI em SAP GUI pode ser acessada em sistemas com Netweaver a partir da versão 7.40 em diante.

Conforme mencionei no inicio do post a respeito das duas abordagens possíveis para geração e envio dos eventos para a EFD-Reinf, pode-se utilizar tanto a combinação entre o report (disponível em UI SAP GUI ou UI Fiori) quanto do Messaging Framework em conjunto, e também, é possível gerar os eventos diretamente através da solução de Messaging Framework de forma standalone conectando a fonte de dados diretamente na solução.

Para mais detalhes em relação ao funcionamento do Messaging Framework, basta consultar a série de blog posts disponibilizadas para esta solução iniciando do link abaixo:

https://blogs.sap.com/2017/04/05/tdf-parametrizacoes-do-messaging-framework/

Nos próximos posts iremos detalhar cada uma das funcionalidades do report para geração da EFD-Reinf nas duas UIs disponíveis.

Alexandre Moura

Time de Desenvolvimento TDF

12 Comments
You must be Logged on to comment or reply to a post.
  • Ola Alexandre,

    Tenho uma pergunta sobre TDF para eSocial. Estamos usando o TDF para eSocial – Messaging framework. Voce saberia me dizer como ocorre a integração das tabelas do eSocial do ECC com o HANA: é diretamente por um espelhamento pelo webservice (configuração dos links do PI/XI para esocial), ou as tabelas do eSocial devem ser definidas no HANA Modeling, assim como é feito em outras soluções?

    Obrigada

    • Oi Flavia,

      a solução de eSocial para o TDF não possui integração direta com ECC  (HCM), a solução é apenas um framework para controle de eventos a serem enviados para o governo sem geração de eventos a partir de extração de dados do HCM.

      Existe uma integração, caso você utilize o HCM que pode ser verificada a partir da nota:

      2469919 – [TDF SP09] MF – Integration HCM and TDF eSocial

      Att.

      Alexandre Moura

  • Olá Alexandre

    Preciso da sua ajuda com uma dúvida:

    No eSocial dentro do SAP ECC existe a transação PC00_M37_EFD_EVT_DEL que permite a eliminação de Evento para execução de novo teste.

    No SAP TDF para o EFD REINF não encontrei programa semelhante que tenha esta mesma função.

    Poderia me informar se existe um programa que tenha esta mesma funcionalidade no REINF?

    Grata,

    Ana Fernandes

    • Oi Ana

       

      para esse caso tem que ser analisado em que passo do processo você identificou a necessidade de deleção.

      Se ainda não foi transmitido ao Governo o evento você pode eliminar no cockpit do Reinf (browser)

      No cenário em que o lote foi rejeitado você pode desmembrar o lote e eliminar no cockpit o evento que estava no lote

  • Olá Eduardo

    Neste caso eu gerei somente na transação /TMF/REINF e mesmo eliminando no cockpit e ao tentar gerar novamente na /TMF/REINF, não está permitindo, porque o log continua aparecendo.

    Neste ponto, eu ainda nem executei a geração do Evento e do Lote para envio ao Governo.

    Poderia me ajudar com esta dúvida?

    Grata,

    Ana Fernandes

    • Oi Ana,

      se o evento é eliminado a partir do cockpit do messaging framework, automaticamente é feita a eliminação da entrada para aquele evento no cockpit do reinf (/tmf/reinf). Para tanto, para que isso ocorra, é necessário implementar a BAdI /TMF/MF_EXT_ACKN_SENT, especificamente a implementação exemplo /TMF/CL_MF_EXT_ACKN_APP_REINF.

      Assim a itegração entre as duas soluções é feita de forma completa.

      Att.

      Alexandre Moura

    • Oi Rafael,

      depende de como a configuração do add on do TDF foi feita mas basicamente, você pode acessar a partir de um link semelhante ao abaixo:

      https://<servidorTDF&gt;:<porta>/sap/bc/ui5_ui5/ui2/ushell/shells/abap/FioriLaunchpad.html

      Att.

      Alexandre Moura

  • Alexandre boa tarde,

    Fizemos a aplicação das notas para o layout 1.3,mas quando estamos enviado um evento R-1000 esta dando warning : INFO_PERIODO_CONFLITANTE,  (você já enviou um evento R-1000 para esse período) porém não foi retornado com sucesso,a tabela:  /TMF/V_R_EVENTO tem mais de 1 linha para esse evento, empresa. Pode me ajudar?

    Obrigada,

    Sanny

     

     

     

    • OI Sanny,

      para poder ajudar melhor seriam necessários mais detalhes do processo que você está executando, mas de qualquer forma, se  você já enviou esse evento alguma vez, para a empresa e para determinado período, então, só é possível enviar um evento R-1000 de alteração para o mesmo período ou então uma exclusão do evento já enviado e aceito na base do governo.

      Caso você, ainda assim, deseje enviar o evento, é possivel desabilitar esta regra através do seguinte caminho pela transação SPRO:

      Accounting->Messaging Framework->General Settings->Maintain Customer Release Rules->Leave Out Release Rules

      Mas, caso este evento já esteja na base do governo, retornará um erro de evento já existente para a chave do mesmo (R-1000).

      Att.

      Alexandre Moura

  •  

    Alexandre obrigada pelo retorno.

    Mas nesse caso o evento esta com erro e não foi enviado com sucesso, desabilitei a regra na parametrização mencionada acima e consegui passar desse ponto, nesse cliente estamos com as notas aplicadas em dia, até o layout 1.3.

    Mas ainda tem alguma coisa errada no monitor do lote, gerei o evento mas não aparece nada no “monitor do lote”, no monitor de evento é possível ver na aba “comunicação” status 60 – bacht error.

    Consegue me dar uma ajuda?

    Obrigada,

    Sanny

     

     

     

    • Oi Sanny,

      para ter uma idéia melhor do que pode estar acontecendo, seria necessário verificar no sistema os documentos, configurações, etc.

      Sugiro abrir um incidente no componente FIN-TMF-BR-ESO descrevendo o problema, os passos para reproduzir e disponibilizar acesso ao ambiente TDF tanto netweaver quanto wts para que o processo possa ser avaliado de forma mais assertiva.

      Att.

      Alexandre Moura