Product Information
MM – Subcontratação: como configurar cenários para que componentes simbólicos não sejam estatísticos
Olá pessoal,
O time de desenvolvimento tem recebido algumas dúvidas sobre o cenário de subcontratação no qual postamos uma única nota fiscal com o produto final e com componentes simbólicos.
O que acontece é que, por padrão, o sistema marca os componentes que possuem um tipo específico de item da NF (33) como itens estatísticos e por isso não soma eles no valor total da nota. Para alterar esse comportamento do sistema, faça a customização que explico abaixo:
1- Acesse a transação SPRO.
2- Escolha IMG referência SAP.
3- Acessa a atividade Definir controles de tela para campos (item).
4- Selecione Criar: NF gerada automaticamente via (MM-IV), com o tipo de item NF específico para o cenário (o tipo padrão é o 33).
5- Escolha a opção Detalhe (Ctrl+Shift+F2).
6- Marque o grupo 58 como opcional:
7- Salve sua alteração.
Nota: se você estiver usando a solução de incoming automation, aplique as SAP Notes abaixo:
- 1894567 – Subcontracting with non-statistical components – prerequisite
- 1894568 – NF-e in: Subcontracting with non-statistical components
Dúvidas, comentários e sugestões são sempre bem-vindos, fiquem à vontade para comentar abaixo.
Karla Reis
Oi karla,
Essa configuração é apenas para disponibilizar a edição do campo ou é para já desmarcar a opção estatísitca?
Obrigado.
Douglas
Oi Douglas,
Com essa configuração, você disponibiliza a edição do campo. Depois disso, você pode desmarcar a opção estatística.
Karla
Boa tarde.
Temos o processo de entrada de Embalagem de terceiros junto com a nota fiscal de Compras, com isso temos os movimentos 101 e 841-M juntos em uma mesma MIGO.
No momento da entrada da Fatura o material de Embalagem (categoria de item 21) fica com a marcação de estatístico e não soma no total da nota fiscal sendo que no livro (S_ALR_87012230) do ECC aparece o total do produto comprado com o total do item de embalagem e no TDF só aparece o total da Nota sem o item de Embalagem, seria o mesmo caso?
Grato,
Oi Marco Aurélio,
Neste caso, o melhor seria você abrir um incidente para o componente do TDF para ver porque está acontecendo essa diferença de comportamento entre o ECC e o TDF.
Karla
Olá Karla Reis
A configuração que você escreveu nesse post não é uma solução definitiva e sim paliativa, ou seja, o usuário ao registrar a nota terá que ficar desmarcando a opção de item estatístico.
O que fazer para que essa categoria venha sempre desmarcada?
Usar outra categoria que não seja a standard 33 e configurá-la?
Obrigado
Olá,
Você conseguiu uma solução?
Fizemos atualização na versão do SAP e estamos com esse mesmo problema.
Obrigada,
Olá Karla,
Já existe algum desenvolvimento para desmarcar automaticamente todos os itens estatísticos? Pois no nosso caso cada nota traz muitos itens, essa solução paliativa realmente demandaria muito tempo e trabalho manual para desmarcar os itens um a um.
Muito obrigado
Ola Jose
Conseguiu uma solução que atenda o cenário de vocês?
Nós temos a mesma situação,muitas linhas na NFe para serem desmarcadas.
Grata e no aguardo
Jossi
Esse flag é marcado obrigatoriamente para processos com item type “21“ e “33“ e está fixo no include LJ1BIF08 linha 303.
Se forem desmarcados no customizing os checkbox do item type 33 "Unique IM" ou deixar em branco o “tipo principal de item 1“ = "31", o valor fiscal dos itens de retorno ficam incorretos pois não irá seguir o que for preenchido na MIGO.
Então deve-se deixar os flags ativos de "Unique IM" e "31" como "tipo principal 1".
Ao desmarcar o "Excluded/other base IPI" da configuração do item type "33", o código interpreta como item type "21" e continua marcando o estatístico, ou seja, não atende.
Essa solução apresenta na thread realmente só ajuda a abrir o campo estatístico no controle de tela.
A SAP precisa emitir uma OSS Note para corrigir esse comportamento no código ABAP para que seja configurável o campo estatistico desse item type 33.
Essa análise foi feita no SAP_APPL 617 0019.
Bom dia,
Nesse assunto aqui, quando o movimento é feito via BAPI_GOODSMVT_CREATE deve-se passar todos os itens, as linhas do movimento 101, e movimento 543 com o valor de saída?
Pois se informar somente o 101, ele carrega automaticamente o movimento 543 mas com o preço do componente diferente do que está na nota, pois ele vai puxar o componente já valorizado por CO, pois esses movimentos de retorno podem ser feitos até 180 dias.