Olá Pessoal,

Foi publicado hoje pelo governo uma nova versão da NT 2016.002 ( v1.10 ) trazendo os schemas XML da versão 4.00 ( que estavam sendo ansiosamente aguardados por todas as empresas contribuintes e pelas software-houses ) e também algumas alterações corrigindo erros identificados no manual da versão 1.00 da mesma NT.

Uma das alterações ( positivas ) nesta nova NT é que o prazo de desativação da versão anterior da NFe foi prorrogado para 02 de abril de 2018. O prazo de dezembro era uma reclamação constante principalmente de empresas que operam um ERP global e precisam planejar mudanças com muita antecedência.

Uma outra alteração interessante foi divulgada no item 2.3 do manual uma tabela de padronização para os nomes dos webservices da versão 4.00, algo que não existia na versão anterior e causou algumas divergências por causas de estados que não haviam seguido o mesmo padrão dos outros.

Para conferir a NT em toda sua extensão basta ir ao portal da NFE no seguinte link e baixar a versão 1.10 da NT 2016.002:

https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/listaConteudo.aspx?tipoConteudo=tW+YMyk/50s=

 

OBS: Vale lembrar que o prazo inicial para implantação continua sendo em Agosto de 2017, sendo assim mesmo que sua empresa só vá emitir 4.00 em 2018 será necessário se preparar para a possibilidade de receber NF-e’s 4.00 de fornecedores ainda em 2017. Isso que significa que pelo menos para o lado de MM ( e NFe incoming ) as empresas precisam se preparar para receber os XML’s no formato novo ainda neste ano.

Assim que surgirem mais atualizações sobre a NFE 4.00 a SAP Note “2415957 FAQ of Brazil’s NF-e layout 4.00” irá ser atualizada bem como os anúncios  disponíveis no Support Launchpad, no APP de notificações de mudanças legais.

 

att,

Renan Correa

To report this post you need to login first.

14 Comments

You must be Logged on to comment or reply to a post.

  1. LEANDRO DE CARVALHO

    Renan,

     

    “Geralmente” quando se libera a homologação de uma versão pra outra (nesse caso 3.10 para 4.0), as empresas que porventura estiverem realizando upgrade podem ter problemas para validar em homologação a 3.10 atual a partir de junho certo?

     

    Abs,

    Leandro

    (0) 
    1. Renan Correa Post author

      Oi Leandro,

      Nesse caso da alteração de versão teremos webservices separados (por exemplo NFeAutorizacao4 ) para a NFE 4.00 e não temos nenhuma informação sobre desativação dos webservices da 3.10 no ambiente de homologação, então acredito que o processo de testes no ambiente de homologação será possível nos dois layouts sem problemas.

      att,

      Renan Correa

      (1) 
    1. Renan Correa Post author

      Oi Antonio

      No ERP não vai ter SP mínimo, a solução estará disponível do ECC 600 até o 618 e no S/4HANA, claro que a quantidade notas e pré-requisitos vai variar bastante para cada release.

      No lado do GRC o SP mínimo será o SP27.

      att,

      Renan Correa

      (0) 
      1. Bruno Cantão Lima

        Olá Renan,

        Sobre o GRC NFe SP27 está previsto entrega do TPZ para PI 7.0 e 7.1 ou superior? Atualmente há ambos disponíveis na entregas de SP.

        Obrigado,

        Bruno

        (0) 
        1. Renan Correa Post author

          Oi Bruno,

          O TPZ do GRC SP27 só será entregue para versão 7.1 e superior. O PI 7.0 irá sair de manutenção até o final do ano, desta forma não será entregue atualização para o layout 4.00 para o PI antigo.

          É necessário planejar atualização do ambiente do PI para implementar a NFE 4.00.

          att,

          Renan Correa

          (0) 
          1. Mateus Parreira Guimaraes

            Bom dia Renan,

             

            Nossa versão do SAP Netweaver é a “SAP EHP2 FOR SAP NETWEAVER 7.0” com SP 18 (04/2016) com os componentes abaixo:

            SAP_BASIS / Release 702 / SP 0018
            SAP_ABA / Release 702 / SP 0018
            PI_BASIS / Release 702 / SP 0018
            ST-PI / Release 2008_1_700 / SP 0014
            SAP_BW / Release 702 / SP 0018
            SLL-NFE / Release 900 / SP 0023
            ST-A/PI / Release 01S_700 / SP 0001

            Isso quer dizer que teremos de fazer uma atualização da aplicação SAP Netweaver?

            Pergunto isso, pois esta atualização estava programada mais para o último trimestre do ano, neste caso teríamos de antecipa-la.

            att.

            Mateus Parreira Guimarães.

            (0) 
            1. Renan Correa Post author

              Oi Mateus,

               

              Sim, a solução da NFE 4.0 não foi planejada para PI 7.0, desta forma o conteúdo do SP27 só será compatível com PI 7.10 e superiores e para poder implementar a alteração da NFE será necessário fazer upgrade do sistema PI.

               

              att,

              Renan Correa

              (0) 
  2. Leandro Lapolla

    Renan,

    Tenho a seguinte preocupação:

    Estou planejanado meu go live para outubro.

    Imagine que dia 1 de agosto algum forncecedor me envie uma nota na versão 4.0. Como vou poder receber esse xml (incoming) ?

    Sabe se teremos alguma maneira de implementar somente a entrada primeiro? Ou se poderemos “converter” esse xml do fornecedor da 4.0 para 3.1 para reu poder receber?

     

    Obrigado,
    Leandro

    (0) 
  3. Renan Correa Post author

    Oi Leandro,

    No lado do GRC para receber via B2B ou download os XML’s será preciso o SP27.

    A entrada fiscal no MM só vai ser possível se o sistema ERP estiver atualizado para receber documentos com o novo formato e o FCP intraestadual.

    É tecnicamente possível configurar o sistema para receber as NF-e’s no formato 4.00 ( após a implantação das notas que serão lançadas em Julho ) enquanto a emissão de saídas ocorre no layout 3.10.

    Converter do formato 4.0 para o 3.10 não é uma opção válida.

    att,

    Renan Correa

    (1) 
  4. Davison Carini

    Renan, bom dia!

    Existe algum indicio de que a SAP divulgará as notas a serem aplicadas em dois momentos ? 1o. para atender as entradas via MM e um 2o. para as saídas?

    Pergunto isso pois o tempo de liberação das Notas será em meados de Julho, sendo que a mudança para inbound já passa a vigorar em 01/08.

    Como as empresas estão lidando com estes ajustes para se precaverem?

     

    Att.

    Adriana Pinheiro

    (2) 
    1. Renan Correa Post author

      Oi Davison,

      Vou verificar em relação ao ponto de atender primeiro MM e depois saídas, acho muito dificil pela questão de dependência de objetos, mas vale a pena verificar.

      Conheço cenários de empresas que já estão atualizando sistemas ERP e PI para garantir que a maior parte dos pré-requisitos já estárá implementado para que possam implementar as mudanças da NFe 4.00 assim que a SAP disponibilizar.

      Além disso, as empresas estão tratando cronogramas diferentes para processos de entradas e saídas e em alguns casos estão alinhando com fornecedores que o recebimento de NF-e’s no formato 4.00 só será aceito a partir de datas específicas.

      att,

      Renan Correa

      (0) 
  5. ANDRÉ DOLLO

    Olá Renan, Parabéns pelo post.

    Tenho uma duvida, sabe se clientes do SAP 4.6c ou com versões anteriores ao 605 como 602, estão previstos para algum SP ou alguma OSS para acompanhar esta nova solução do NFe?

    Alguma Luz?

    Obrigado

    André

    (0) 

Leave a Reply