Financial Management Blogs by SAP
Get financial management insights from blog posts by SAP experts. Find and share tips on how to increase efficiency, reduce risk, and optimize working capital.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Former Member
Parcelas de crédito que não foram escrituradas no período adequado podem ser escrituradas no registro G126 da EFD ICMS/IPI, e a solução CIAP@TDF possui diversos recursos para habilitar a tomada de crédito dessas parcelas ditas extemporâneas.

Primeiramente, a ficha possui um identificador de extemporaneidade que é determinado de acordo com o código de situação tributária da nota fiscal (J_1BNFDOC-COD_SIT). Caso o código de situação tributária seja 01 (Escrituração extemporânea de documento regular), este identificador será marcado.

Como a data de criação, emissão e lançamento de uma nota fiscal podem pertencer a meses distintos (caracterizando uma extemporaneidade), uma ficha extemporânea provavelmente possuirá parcelas de crédito especial. Isso porque a data do começo do crédito da ficha (Start of Credit) será menor que o primeiro período contabilizável (First Acc. Period), fazendo com que todas as parcelas entre essas duas datas sejam marcadas com o indicador de crédito especial (Sp Credit), inclusive na simulação, conforme a figura abaixo. Entretanto, tanto o “Start of Credit” quanto o “First Acc. Period” podem ser redefinidos durante a criação da ficha, utilizando-se os métodos “MODIFY_START_CREDIT_LIMIT_DATE” e “MODIFY_FIRST_ACC_PERIOD”, respectivamente, da BADI “BADI_CIAP”.


Figura 1: Ficha Extemporânea


Um outro cenário que pode levar uma parcela a ter o indicador de crédito especial marcado ocorre quando a contabilização é realizada em um período subsequente ao esperado. Por exemplo, na figura abaixo, o usuário executou a contabilização em abril, processando as parcelas do mês 2 e 3 (pois ambas ainda não haviam sido contabilizadas). Portanto, como a parcela do mês 2 foi processada em um período subsequente, ela foi marcada como crédito especial.


Figura 2: Crédito especial na contabilização


Entretanto, caso a contabilização fosse executada para o período corrente (no exemplo, abril de 2017), as parcelas 2 e 3 seriam marcadas com o indicador de crédito especial, conforme figura abaixo. Para mais informações sobre a contabilização no período corrente, veja o post: https://blogs.sap.com/2017/04/01/ciaptdf-contabilizacao-de-fichas-parte-7/.


Figura 3: Crédito especial na contabilização do período corrente


Além disso, caso uma ficha contenha ICMS diferencial de alíquota (DIFAL), e o estado esteja configurado para que o crédito do diferencial de alíquota seja postergado, a primeira parcela do DIFAL será marcada com o indicador de crédito especial, visto que essa parcela somente será passível de contabilização no período subsequente ao normal, conforme a figura abaixo. Para mais informações sobre a configuração do DIFAL postergado, consulte o post sobre parametrizações: https://blogs.sap.com/2016/10/27/ciaptdf-parametrizacoes/.


Figura 4: crédito do DIFAL postergado


A contabilização da parcela de crédito especial ocorre, usualmente, da mesma maneira que uma parcela de crédito regular. Entretanto, se, na view CIAP_C_ACCOUNT (Define Financial Account Information), a coluna “Special Cred. Indic.” estiver marcada, a contabilização do crédito efetivo (levando em conta o fator de creditamento) passa a utilizar a conta definida na coluna “Special Credit Account”, e não mais a conta definida na coluna “ICMS To Pay Acc”, conforme ilustrado na figura abaixo. Para mais informações sobre parametrizações, consulte o post: https://blogs.sap.com/2016/10/27/ciaptdf-parametrizacoes/.


Figura 5: Parametrização da conta de crédito especial


Quando uma ficha com parcelas de crédito é baixada, para cada parcela de crédito, são geradas parcelas “RR” e “KC”, representando as movimentações contábeis que são realizadas com o crédito. Caso essa parcela seja de crédito especial, essas outras parcelas também serão marcadas com o mesmo indicador, conforme a figura abaixo. Esse cenário é particularmente relevante caso a baixa ocorra por devolução em menos de 12 meses, pois todo o crédito tomado será revertido, realizando um crédito do valor tanto na conta de ICMS a Pagar (para o crédito regular) quanto na conta de Crédito Especial (para o crédito especial, caso o sistema esteja configurado para utilizar essa conta). Mais informações sobre o processo de baixa de fichas no link: https://blogs.sap.com/2017/01/05/ciaptdf-baixa-de-fichas/.


Figura 6: Baixa com parcela de crédito especial


Murilo Winter

Time de desenvolvimento TDF