Financial Management Blogs by SAP
Get financial management insights from blog posts by SAP experts. Find and share tips on how to increase efficiency, reduce risk, and optimize working capital.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
former_member183497
Active Participant
Olá, pessoal!

Temos algumas novidades quanto ao processo de emissão de notas fiscais em contingência (em formulário de segurança) que irei dar mais detalhes nessa postagem.

Como é hoje?

Como todos sabem, hoje nós imprimimos notas fiscais eletrônicas em contingência quando o sistema da SEFAZ está fora do ar e não temos como pedir autorização dos documentos fiscais no momento da emissão. Sendo assim, vocês podem imprimir a NF-e e liberar suas mercadorias no mesmo momento, sem ter que esperar o retorno da SEFAZ.

Uma vez feito esse procedimento, assim que seu sistema ficar disponível novamente, você poderá enviar suas notas pendentes de autorização para as autoridades brasileiras. Porém, para fazer isso, você deve selecionar as respectivas notas manualmente e enviar para a SEFAZ.

O que foi adicionado?

O processo de criar notas fiscais eletrônicas em contingência continua o mesmo, porém agora o envio para a SEFAZ pode ser feito de forma automatizada. Através dessa nova funcionalidade, o sistema envia todos os documentos pendentes de autorização em uma única vez, sem ser necessário realizar o processo manualmente.

O processo agora pode ser feito através do report J_1BNFE_SEND_CONC_DOCUMENTS (Send automatically NF-e posted under contingency). Esse report consulta no SAP ERP todas as notas que foram emitidas em contingência e envia todas para a SEFAZ de uma única vez.

Esse report pode ser executado de duas formas:

  • Você pode preencher os parâmetros das notas que deverão ser enviadas e o report irá mapear os documentos fiscais, conforme as informações alimentadas nos respectivos campos, e as especificas NF-es. Os parâmetros são: Empresa (Company Code), Local de Negócio (Business Place), Criado em (Created On) e Nº do documento (Document Number).




Uma vez seguido esse procedimento e as notas forem enviadas para a SEFAZ, o sistema irá retornar o resultado na tela Contingency Response Report. Nessa tela você poderá verificar, através do número da nota, uma mensagem de sucesso ou erro que deverá ser corrigido. Veja abaixo o grid de retorno do sistema:



  • Você pode executar o report no background, agendando um job para envio automático. Por exemplo: Você pode configurar o report para enviar as NF-es emitidas em contingência todos os dias, às 18h.


Uma vez seguido esse procedimento e criado um job, o sistema irá retornar o resultado do envio em um job log, conforme abaixo:



Essa mudança é válida para as releases a partir de 6.00 e logo será disponibilizada através da SAP Note 2429798.

Nota:

A SAP Note para essa funcionalidade está prevista para ser liberada no dia 17 de março, com o risco de sofrer alterações. Caso haja alguma mudança nessa data, farei as devidas atualizações.

Espero que esse post tenha sido útil.

Dúvidas ou feedback, deixe um comentário abaixo.

Abraço,

Janaína Ferreira
2 Comments