Financial Management Blogs by SAP
Get financial management insights from blog posts by SAP experts. Find and share tips on how to increase efficiency, reduce risk, and optimize working capital.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Former Member
Olá pessoal!

 

A partir da liberação da SAP note 2426940, o TDF conta com o controle de validade para os cadastros de código de observação e código de informação adicional dos relatórios SPED EFD ICMS/IPI e SPED EFD-Contribuições.

A mudança visa atender a um pedido dos nossos clientes de poder modificar as observações ao longo do tempo, mantendo a coerência com relatórios já enviados anteriormente. Além disso, essa mudança se fez necessária para habilitar que códigos que não estão mais válidos possam ser utilizados para finalidade diversa (visto que temos um número limitado de códigos).

Para isso, criamos um relatório de migração (/TMF/MIGRATION_COD_OBS_COD_INF), que é responsável por mover os dados atuais de seu sistema para as novas tabelas. Ao rodar o relatório, é importante se certificar de que as datas escolhidas como início e fim de vigência estejam corretas, visto que elas serão aplicadas à todas as linhas.

As HANA views do CTR que foram afetadas são as seguintes:

  • glo.tmflocbr.ctr/CODIGO_OBSERVACAO

  • glo.tmflocbr.ctr/NF_CODIGO_OBSERVACAO

  • glo.tmflocbr.ctr/NF_CODIGO_OBSERVACAO_IND

  • glo.tmflocbr.ctr/NF_INF_COMPLEMENTAR


Essas HANA views agora contém o parâmetro P_DT_FIN, que permite filtrar pela vigência as informações a serem retornadas. Também vale salientar que, ao selecionar essas HANA views sem informar o parâmetro, elas retornarão todas as informações cadastradas nas novas tabelas.

Em relação aos SPEDs, eles passam agora a informar a data fim da escrituração por parâmetro ao CTR, e este retorna a observação ou informação adicional correspondente.

Os nomes das transações de manutenção dos parâmetros (/TMF/COD_OBS, /TMF/COD_OBS_P e /TMF/COD_INF) foram mantidos. Porém, agora elas apontam para as novas tabelas de configuração, que são, respectivamente: /TMF/D_COD_OBS_D, /TMF/D_COD_OBS_A e /TMF/D_COD_INF_D.

Em caso de dúvidas, deixe um comentário abaixo.

 

Thiago Nunes,
Time de desenvolvimento do TDF
2 Comments