Mudança Legal no Campo de Unidade de Medida Tributária (uTrib)
Olá pessoal,
No final do ano passado o governo brasileiro liberou a Nota Técnica 2016/001, Tabela de Medidas Tributáveis no Comércio Exterior, que tem como objetivo padronizar a Tabela de Unidades de Medidas Tributáveis no Comércio Exterior com o código NCM.
De acordo com a nota, todas as transações internacionais deverão ter suas unidades de medida de toda e qualquer mercadoria classificada em um código de seis dígitos, em conformidade com o SH (Sistema Harmonizado). Sendo assim, foi estabelecida uma Tabela de Unidades de Medidas Tributáveis no Comércio Exterior, disponível no Portal da NF-e em Documentos > Diversos.
O que muda?
Como vocês sabem, atualmente é possível utilizar no SAP ERP as BAdIs CL_NFE_PRINT (Ampliações gerais para documentos fiscais eletrônicos) ou J_1BNF_ADD_DATA (Dados adicionais para Nota Fiscal) para informar as unidades de medida, porém o campo permite o uso de no máximo três caracteres. Portanto, a nova solução que será entregue permitirá a você utilizar até seis caracteres para preencher o campo Unidade de Medida Tributária, de acordo com o que foi determinado por lei. O campo uTrib da NF-e deverá ser preenchido conforme as opções que constam na tabela, na coluna “uTrib (Abreviatura)”.
As informações de entrada do campo virão da tabela J_1BNFE_UOM_MAP (Cadastrar Unidade de Medida Tributável), que fará uma conversão das unidades de 3 posições, que já existem no sistema, para a unidade de 6 posições, conforme determinado pela Tabela de Unidades de Medidas Tributáveis no Comércio Exterior. Caso esses dados não sejam devidamente cadastrados na tabela, o sistema buscará automaticamente pelo item de três dígitos. Além disso, esse campo também pode ser preenchido através da BAdI de mapeamento (CL_NFE_PRINT, método FILL_ITEM).
Para mais informações sobre o campo uTrib, você pode verificar a documentação oficial, pressionando F1, ou você pode acessar a SPRO em SAP Customizing Implementation Guide > Cross-Application Components > General Application Functions > Nota Fiscal > Electronic Fiscal Documents > Set Tributary Unit of Measure.
IMPORTANTE: Essa mudança legal entrou em vigência em ambiente de homologação no dia 02 de janeiro e entrará em produção no dia 06 de março de 2017.
Dúvidas, feedbacks ou sugestões de tópicos para postagens, por favor deixem um comentário abaixo.
Abraço,
Janaína Ferreira
Janaína,
Existe alguma previsão para a liberação da nota?
Obrigada,
Carolina
Olá, Carolina!
A nota já foi liberada. Conseguiste fazer a instalação?
Att,
Janaína
Boa tarde Carolina,
Encontramos a Nota abaixo
2410234 Addition of the Tributary Unit of Measure with 6 characters
Juliano Diniz
Janaína, bom dia. tudo bem?
Ocorreu um erro ao aplicar o Nota 2410234, não foi encontrado o domain J_1B_EAN_TRIB.
Você poderia verificar.
obrigado
Juliano Diniz
Olá, Juliano!
No dia 21 de fevereiro foi liberada a versão 4 da nota, onde constam as correções para este erro.
Por favor me confirme se está tudo certo agora.
Obrigada!
Att,
Janaína
Olá Janaína!
Aplicamos a nota por completo na semana passada após os ajustes da SAP.
Ainda tenho uma dúvida sobre este assunto:
A NT 2016/001 do SEFAZ possui uma lista de NCMs com suas respectivas Unid. Med, foi necessário criar uma tabela "de/para" utilizada para ajustar a Unid. med. do campo uTRIB no XML de acordo com o NCM do material.
EX: Produto X vendido em PC (cadastro/ordens de venda e lista de preços por PC). Mas para a SEFAZ será necessário alterar para KG (seguindo a lista dos NCMs informados pelo governo) no campo uTRIB. Neste caso foi necessário criar uma tabela Z para este de/para.
A SAP vai disponibilizar alguma nova tabela seguindo a lista de NCM's e suas respectivas Unid. de medida?
obrigado
Juliano Diniz
Olá Juliano,
Não iremos liberar uma determinação por NCM.
Att,
Janaína
Boa tarde Pessoal!
Alguém identificou a instrução para criação da tabela J_1BNFE_UOM_MAP? Não encontrei na nota 2410234 nem em notas anteriores.
Att,
Flávio Lara
Flávio,
Estamos com um chamado aberto na SAP e ontem a noite foi disponibilizado uma nova versão da nota 2410234 com a criação da tabela J_1BNFE_UOM_MAP.
Juliano Diniz
Obrigado Juliano!
Conseguimos aplicar após ajuste da nota.
Olá,
Alguém sabe me informar sobre as unidades de medida comerciais, estas são diferentes das que constam na Tabela de Unidades de Medidas Tributáveis no Comércio Exterior.
Obrigado,
Alex Zednik
Olá, Alex,
Esta obrigatoriedade se estende apenas para as unidades tributáveis. Para unidades comerciais a SEFAZ ainda não se pronunciou.
Att,
Janaína
Bom dia.
SEFAZ alterou os prazos da NT 2016/001 verão 1.20
As datas de início de vigência desta Nota Técnica são:
• Ambiente de Homologação: 28/04/2017;
• Ambiente de Produção: 03/07/2017;
Olá, Juliano,
Obrigada pelo update. Vou atualizar a postagem.
Att,
Janaína
Boa tarde, Janaina.
O ambiente do cliente é 6.00 Support Package 28, e a nota 2410234 instrui step manual na criação da tabela J_1BNFE_UOM_MAP e campo CEAN_TRIB para release 6.05 ou superior. Para release 6.04 ou inferior não existe instrução para a criação desta tabela e campo. Existe outra nota aplicável para release 6.00 com instrução de criação desta tabela e campo, além da nota 2410234? Obrigado,
Olá, Mateus!
Desculpa a demora em te dar um retorno, faz pouco tempo que consegui habilitar as notificações de comentários nos meus posts. Espero que a resposta ainda seja útil.
Ambos os campos UTRIBL (6 dígitos) e CEAN_TRIB tem determinação feita com base nos campos UTRIB (3 dígitos) e MEINS_TRIB, respectivamente. Todos estes campos fazem parte da solução de persistência de dados adicionais, que vem sido entregue para 605 ou superior.
Para releases 604 e inferior: Foi adicionado o novo campo UTRIBL na BAdI CL_NFE_PRINT, habilitando o cliente a preencher o campo com 6 dígitos.
O campo CEANTRIB já fazia parte da BAdI CL_NFE_PRINT e deve ser preenchido como já vinha sendo.
Por isto não existem passos manuais para a tabela J_1BNFE_UOM_MAP (usada na determinação do UTRIBL) e nem o campo CEAN_TRIB.
Qualquer dúvida, estou à disposição.
Abraço,
Janaína
Não entendi muito bem a questão onde a alteração/solução não irá considerar o fator NCM na condição de definição da Unidade Tributáveis final.
Considerando que a regra de definição das novas Unidades de Medidas Tributáveis está diretamente vincula ao NCM, como isso será tratado pela solução se ela nao considerar a NCM?
Bom día Janaina,
muito obrigada pela informacao...
Em SPRO ainda nao aparece SPRO "Set Tributary Unit of Measure."
Com que SP ou Release aparece esse novo "structure node" em Customizing?
(SAP Customizing Implementation Guide > Cross-Application Components > General Application Functions > Nota Fiscal > Electronic Fiscal Documents > Set Tributary Unit of Measure.)
Obrigada
Bom dia Maria Gaa.
Você conseguiu resolver este problema? Apliquei a nota e também não está aparecendo na SPRO.
Obrigada
Bom dia.
Também estou com esse problema, conseguiram resolver de alguma forma?
Adiantei pela SM30, mas gostaria de deixar isso certo também.
Obrigado.
Algumas informações para resolver esse problema?
Olá,
O caminho no SPRO não tem como ser inserido via nota. Ele só irá aparecer quando vocês implementarem o support package que contém essa correção. Até lá, somente via SM30.
att,
Renan Correa
Kleber,
A SAP não fornece uma solução, na nota 1589975 diz
"Status: SAP will not deliver any standard mapping solution for field uTrib. The mapping should be done in the available BAdIs CL_NFE_PRINT or J_1BNF_ADD_DATA."
https://launchpad.support.sap.com/#/notes/1589975/E
A nota 2410234 converte de o UOM para 6 characteres e explica que a determinação tem que ser feito nos Badis
*The determination of the UTRIBL field will be given by the MEINS_TRIB field of the ADD_DATA/ADD_DATA_J1B1N methods of the J_1BNF_ADD_DATA BAdI or through the implementation of the CL_NFE_PRINT BAdI.
Bom dia
Gostaria de saber se alguém já foi para ambiente produtivo com a solução para a uTRIB NT2016/001 v. 1.30.
A solução que encontramos para nossa implementação.
https://answers.sap.com/questions/85963/nota-tecnica-2016001.html?page=2&pageSize=10&sort=votes
Boa Tarde Pessoal.
Estamos implementando aqui na empresa esta nota técnica, e após as sNotes da SAP implementadas, me deparei com o seguinte cenário.
Já possuímos a Badi CL_NFE_PRINT implementada e por este motivo não queríamos implementar a BAdi J_1BNF_ADD_DATA. Então com a ajuda da @Former Member que sujeriu através da discução: https://archive.sap.com/discussions/thread/3624282 sugeriu a utilização da FM J_1B_NF_OBJECT_UPDATE montamo a seguinte solução.
Solução:
Criação de um enhancement na FM J_1B_NF_OBJECT_UPDATE alterando os campos "MEINS_TRIB", "MENGE_TRIB" e "UTRIB". Então o processo se deu da seguinte forma.
Criamos uma tabela Z com a carga de dados da Receita Federal, entre ( NCM -> unidade de medida ). No enhancement criado então fizemos a seleção de NCM, caso a unidade seja divergênte alteramos os campos e fizemos a conversão de unidade. Assim a NFE valida sem problemas.
Espero que ajudem quem estiver com a mesma dificuldade, pois estou repassando pois a Gabriela ajudou muito!
🙂
Até
Bom dia
Aqui tambem adotamos uma solução semelhante a sua. Criamos uma tabela Z onde inserimos os dados divulgados pela SEFAZ, considerando o NCM e a uTRIB. No enhancement verificamos a tabela verificamos a UM que esta no cadastro do material e comparamos com o DE-PARA da tabela standard J_1BNFE_UOM_MAP e posteriormente comparamos com a tabela Z, se a uTRIB for diferente, prevalece a tabela que, que considera o NCM.
Pergunta:
Gostaria de saber se alguém já foi para ambiente produtivo com a solução para a uTRIB NT2016/001 v. 1.30.
Eduardo,
bom dia.
Pode passar como ficou o código de vocês? Tentei fazer dessa forma, mas parece que em algum ponto os campos MEINS_TRIB, MENGE_TRIP e UTRIB voltam para o valor original.
Muito obrigado,
Matheus
Estamos indo essa semana! Depois posto o resultado OK 🙂 ou NOK 🙁
Bom Dia pessoal.
Fomos ontem pela manhã para produção com nossa solução. Seguem os pontos de atenção.
É imprescindível que no momento do transporte das s-notes, não se tenha usuários logados no sistema, utilizando os programas de NFE. Tivemos um grave problema de inconsistência na reparação das estruturas, ficamos com nosso ambiente em torno de 1,4 horas OUT, e precisamos fazer a repação manual.
Fora isso a implementação ocorreu com sucesso, as notas foram validadas e as tags populadas com a conversão realizada com sucesso.
Espero que ajude essas informações.
Att
olá Eduardo.
Eu estou tentando implementar o enhancement no início da função J_1B_NF_OBJECT_UPDATE, e nele simplismente faço a alteração na estrututra OBJ_ITEM para os campos meins_trib, utrib e menge_trib, porém depois que faço a alteração, o valor antigo volta.
Segue meu código abaixo que não está funcionado.
acho que não estou sabendo aplicar o MODIFY e ou sabendo diferenciar a alteração na estrutura e na tabela OBJ_ITEM e também não sei se é esse o caminho.
Desde já, obrigado.
FUNCTION J_1B_NF_OBJECT_UPDATE.
“””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””””$”$\SE:(1) Módulo de função J_1B_NF_OBJECT_UPDATE, Início A
*$*$-Start: (1)———————————————————————————$*$*
ENHANCEMENT 1 ZENH_UNID_TRIB_EXTERIOR. “active version
*
IF OBJ_ITEM–cfop(1) = 3 OR OBJ_ITEM–cfop(1) = 7.
DATA: vl_menge TYPE EKPO–MENGE,
wl_OBJ_ITEM LIKE LINE OF OBJ_ITEM.
LOOP AT OBJ_ITEM INTO wl_OBJ_ITEM.
CALL FUNCTION ‘MD_CONVERT_MATERIAL_UNIT’
EXPORTING
i_matnr = wl_OBJ_ITEM–matnr
i_in_me = wl_OBJ_ITEM–meins
i_out_me = ‘KG’
i_menge = wl_OBJ_ITEM–menge
IMPORTING
e_menge = vl_menge
EXCEPTIONS
error_in_application = 1
error = 2
OTHERS = 3.
wl_OBJ_ITEM–meins_trib = ‘KG’.
wl_OBJ_ITEM–utrib = ‘KG’.
wl_OBJ_ITEM–menge_trib = vl_menge.
MODIFY OBJ_ITEM FROM wl_OBJ_ITEM.
ENDLOOP.
ENDIF.
ENDENHANCEMENT.
Bom dia Rafael Freitas
Desculpa a demora, mas o que aocntece é que vc deve fazer esta alteração apenas se o material contem divergência, caso contrário ele deve manter os valores. O que deve estar ocorrendo no seu caso é nos faturamentos que irram gerar mais de uma nota.
Então imagina.
O programa entende que existe divergência e faz a alteração, quando vai atualizar os itens na segunda nota. ele entende que existe divergência de novo e altera os valores para os inciais... e não mantém os alterados.
Espero que ajude! Qualquer coisa volta a postar que alinhamos melhor.
Olá Eduardo, bom dia. Obrigado pela ajuda.
realmente, o que eu precisava fazer, não era neste ponto, pois ocorre isso mesmo que descreve.
Então fiz esta lógica no método IF_EX_CL_NFE_PRINT~FILL_ITEM, alterando os campos qtrib_v20 e vuntrib_v20.
As unidades que precisam ser alteradas, conforme NCM, armazenei em tabela Z.
Aí funcionou de boa. Acredito que isso possa ser melhorado, utilizando a nova classe de persistência da NFE (para que a alteração não ocorra só no xml), mas como o tempo e recursos estão reduzidos no momento, devo esperar um momento mais apropriado para mudança.
Abraço.
Boa noite pessoal.
Estamos com um grave problema, não aplicamos a solução para atender e NT2016 001 dentro do prazo e agora até corrigir, estamos dando um jeito para a NFE ser aprovada pela SEFAZ e posteriormente estamos emitindo carta de correção.
Além disso temos mais um problema que estamos no release 600 e a nota não atende. Para os release 604 e inferior, qual a foi a solução adotada?
Alguém que tenha passado por isso, poderia compartilhar?
Obrigado
Bom Dia Roberto, acredito que incialmente deverias abrir um incidente junto a SAP para eles auxiliarem na aplicação das notas necessárias, para após este processo conseguirem realizarem o desenvolvimento necessário. Boa Sorte aí, se possível nos informe o andamento do seu processo.
Att
Hello,
Our company also faces the problem with NCM and MEINS_TRIB determination, so we decided to implement the suggested solution with enhancement of FM J_1B_NF_OBJECT_UPDATE.
Here we added new enhancement at start of the FM containing a call to our custom BAdI, where we replicated all parameters of the FM in the BAdI interface method so in future we are potentionally able to modify any other data just by creating another BAdI implementation:
We created a custom Y-table, mapping the control code (NCM) to the tributary UOM (MEINS_TRIB) so it has 3 fields: MANDT, STEUC and MEINS_TRIB
We then entered all the mappings between ControlCode (NCM) and UOM(MEINS_TRIB) in that customizing Y-table
Now we created a new implementation of the custom BAdI and put a simple decision-making code inside:
Please just let me know if this solution worked for you...
Boa tarde
Implementamos a solução do relacionamento NCM x Unidade Tributável por tabela Z e mapeamos a BADI CL_PRINT para o preenchimento.
Em 13.07.2017, a Sefaz alterou a Unidade de Medida Tributável de alguns NCMs, incluindo um dos exportados pela empresa. A unidade de medida tributável exigida pela Sefaz era KG e agora passou a ser TON.
O problema é que no SAP, a unidade correspondente a tonelada é TO (1000 kg). A unidade TON é tonelada americana e corresponde a 907,1853 kg.
Mais alguém com essa situação?
A tabela J_1BNFE_UOM_MAP é onde haverá esse de/para? (ainda não aplicamos a Nota 2410234).
Grata!
Boa tarde pessoal,
Creio que minha dúvida é bem básica para vocês, mas estou trabalhando com SAP a pouco tempo...
Minha empresa utiliza outro comunicador/mensageria para enviar as notas a SEFAZ, não o GRC.
O que preciso fazer do lado SAP ECC em relação a essa NT?
Quais as configurações?
Olá Janaína, tudo bem?
Há no S/4 a tabela IBRNFDOCSUGARCAC para atribuir ao DocNum utilizando os dados da BadI de persistência, os dados referente ao ID safra, mês/ano referência, montante, etc.
Não encontrei a estrutura na BadI de persistência (J_1BNF_ADD_DATA) onde estes dados possam ser atribuídos.
Você possui essa informação?