O processo de reversão da contabilização realiza lançamentos contábeis opostos aso realizados no documento contábil original e reverte as fichas para o estado imediatamente anterior a sua contabilização.
A reversão é realizada em massa através da transação CIAP_ACCOUNTING e é feita para todo o período da filial selecionada para o último período contabilizado.
Da mesma forma que o processo de contabilização, a reversão só pode ser executada em modo background devido ao volume de processamento a ser realizado.
Quando o job é finalizado, é gerado um documento de reversão relacionado ao documento original, cujo documento de lançamento contábil (FI) está vinculado:

Este documento de reversão também pode ser acessado pela transação CIAP_ACC_VIEW:

Se houver mais de um documento de contabilização dentro do mesmo período, por exemplo, criado pela contabilização d e ficha única, o mesmo também será revertido. Isto significa que, no processo de reversão de contabilização, todos os documentos criados relativos aquela filial, serão revertidos.
A reversão só será feita caso todas as fichas associadas ao documento de contabilização não possuam nenhuma movimentação posterior (por exemplo uma baixa), caso contrário, um erro será informado impedindo o processo de reversão até que a movimentação seja revertida.
A ficha volta ao seu estado anterior, sem vínculo com o documento contábil original de contabilização ou o documento de reversão:

Com este post, cobrimos todo o processo de contabilização e as ferramentas que podem ser utilizadas para realizar o processamento das fichas para realização dos lançamentos contábeis de acordo com a movimentação das fichas (creditamento, baixa, etc).

Alexandre Moura

Time de desenvolvimento TDF

To report this post you need to login first.

1 Comment

You must be Logged on to comment or reply to a post.

Leave a Reply