Da mesma forma que no processo de simulação, a contabilização das fichas pode ser realizada por ficha através da transação CIAP_REPORT ou em massa através da transação CIAP_ACCOUNTING.

Cockpit de fichas CIAP:

Contabilização de fichas em massa:

No processo de contabilização, todos os lançamentos pendentes de serem contabilizados serão efetuados de acordo com a lista de parcelas que pode ser visualizada abrindo a aba Accounting no detalhe da ficha selecionada:

Para a ficha acima, será realizada a contabilização de duas parcelas de crédito. Uma parcela correspondente ao período 11/2016 e a segunda parcela correspondente ao período 12/2016. Neste momento, essas parcelas estão sendo exibidas apenas em modo simulação (Operation “S”).

É possível notar que a parcela 1 possui o campo Special Credit marcado, representando uma parcela de crédito que está sendo creditado em período diferente do período atual.

Após a execução da contabilização da ficha teremos o seguinte resultado:

Foi gerado um documento de contabilização para as parcelas que teriam que ser contabilizadas e o campo Operation é alterado para C (Regular crediting) representando que as parcelas foram creditadas e contabilizadas.

Adicionalmente, as parcelas a serem reportadas na EFD Fiscal são criadas, uma parcela de crédito especial (registro G126) e uma parcela de crédito do período (registro G125):

A partir do documento contábil de referência criado, podemos acessar o documento contábil postado no sistema (FI):

Já a contabilização em massa, a ser executada pela transação CIAP_ACCOUNTIG deve ser realizada em background e a execução e divisão por lotes segue o mesmo método que é realizado quando é executada a simulação.

Quando o processo de contabilização é finalizado, é gerado um documento de contabilização associado ao documento contábil lançado no FI:

Este documento pode ser acessado através da transação CIAP_ACC_VIEW. Os detalhes desta transação podem ser visualizados no post https://blogs.sap.com/2017/01/11/ciaptdf-contabilizacao-de-fichas-parte-1/



Abaixo podemos ver uma das fichas que foi processada e contabilizada em massa associada ao documento criado:

No próximo post iremos tratar a respeito do processo de reversão de contabilização.

Time de desenvolvimento TDF
Alexandre Moura

To report this post you need to login first.

Be the first to leave a comment

You must be Logged on to comment or reply to a post.

Leave a Reply