Financial Management Blogs by SAP
Get financial management insights from blog posts by SAP experts. Find and share tips on how to increase efficiency, reduce risk, and optimize working capital.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Alexandre_Moura
Advisor
Advisor
Da mesma forma que no processo de simulação, a contabilização das fichas pode ser realizada por ficha através da transação CIAP_REPORT ou em massa através da transação CIAP_ACCOUNTING.

Cockpit de fichas CIAP:


Contabilização de fichas em massa:


No processo de contabilização, todos os lançamentos pendentes de serem contabilizados serão efetuados de acordo com a lista de parcelas que pode ser visualizada abrindo a aba Accounting no detalhe da ficha selecionada:


Para a ficha acima, será realizada a contabilização de duas parcelas de crédito. Uma parcela correspondente ao período 11/2016 e a segunda parcela correspondente ao período 12/2016. Neste momento, essas parcelas estão sendo exibidas apenas em modo simulação (Operation “S”).

É possível notar que a parcela 1 possui o campo Special Credit marcado, representando uma parcela de crédito que está sendo creditado em período diferente do período atual.

Após a execução da contabilização da ficha teremos o seguinte resultado:


Foi gerado um documento de contabilização para as parcelas que teriam que ser contabilizadas e o campo Operation é alterado para C (Regular crediting) representando que as parcelas foram creditadas e contabilizadas.

Adicionalmente, as parcelas a serem reportadas na EFD Fiscal são criadas, uma parcela de crédito especial (registro G126) e uma parcela de crédito do período (registro G125):


A partir do documento contábil de referência criado, podemos acessar o documento contábil postado no sistema (FI):


Já a contabilização em massa, a ser executada pela transação CIAP_ACCOUNTIG deve ser realizada em background e a execução e divisão por lotes segue o mesmo método que é realizado quando é executada a simulação.


Quando o processo de contabilização é finalizado, é gerado um documento de contabilização associado ao documento contábil lançado no FI:



Este documento pode ser acessado através da transação CIAP_ACC_VIEW. Os detalhes desta transação podem ser visualizados no post https://blogs.sap.com/2017/01/11/ciaptdf-contabilizacao-de-fichas-parte-1/



Abaixo podemos ver uma das fichas que foi processada e contabilizada em massa associada ao documento criado:


No próximo post iremos tratar a respeito do processo de reversão de contabilização.

Time de desenvolvimento TDF
Alexandre Moura