Financial Management Blogs by SAP
Get financial management insights from blog posts by SAP experts. Find and share tips on how to increase efficiency, reduce risk, and optimize working capital.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Renan_Correa
Active Contributor
Oi Pessoal! Tudo bem?

Após um longo período sem mudanças grandes ( exceto do SCN que agora é SAP Community ) os blogs de NFe estão de volta.

Aproveitando a casa nova e o formato novo (agora usando a tag SAP Electronic Invoicing for Brazil) iremos continuar divulgando as mudanças e melhorias na NF-e/CT-e/MDF-e e o que mais vier pela frente.

Posso confirmar ( juro que olhei no Support Launchpad e está lá) que foi lançado hoje o SP25 do SAP NFE 10.0 ( mais conhecido como GRC NFE ).

As informações sobre este novo pacote podem ser encontradas na
SAP Note 2310298 - SAPK-90025INSLLNFE: Support Package 25 for SLL-NFE.

Como de praxe a atualização consiste em um pacote ABAP ( a ser instalado no sistema Netweaver onde está rodando o SAP NFE ) e um outro pacote com o conteúdo XI ( a ser implementado no ambiente do PI/PO ligado ao NFE ).

As mudanças podem ser encontradas em inglês na seção What's New no portal de help da SAP. Abaixo segue um detalhado das alterações trazidas no SP.


Alterações no SP25


CT-e


Layout 3.00 para CT-e saídas e entradas Modelo 57


Para aqueles que precisam emitir ou receber CT-e's no layout 3.00. Cabe salientar que o SP25 contempla somente as mudanças no lado do GRC, para a emissão de CT-e's via ERP com esse layout será necessário implementar algumas outras notas e também o método FILL_CTE_300 no lado do ERP. A solução do lado do ERP ainda não está disponível.
A função RFC chamada pelo ERP também foi alterada e agora para emissão será executada a RFC /XNFE/OUTCTE_57_CREATE.
Além disso, como existe um novo layout existem também novos Integration Scenarios para serem configurados no PI .


Remoção do Objeto de Archiving para Consulta de status do serviço de CT-e


O processo de arquivamento das consultas de status do serviço não estará mais disponível, desta forma o programa /XNFE/CTE_SRV_DB_DELETE deverá ser utilizado para realizar a exclusão dessas entradas antigas.


Melhoria nas BAdI's do processo CTEFLEX


A interface da BAdI /XNFE/BADI_FLEXIBLE_STEP_CTE foi aprimorada para receber uma tabela interna passandos os parâmetros da estrutura CT_ASSIGNSUB ( CFOP, Tax Code, Invoice Number, Fiscal Year ) permitindo a alteração da tabela /XNFE/CTEASSIGN com o número e ano da fatura no método STEP_AFTER_DACTE, ou adicionar o CFOP e o  Tax Code no método STEP_BEFORE_DACTE.


MDF-e


Layout 3.00 para MDF-e saídas Modelo 58


Para aqueles que precisam adaptar o processo de emissão do MDF-e para o novo layout exigido pelo governo. Vale ressaltar que esse processo de MDF-e não possui solução standard no ERP desta forma quaisquer ajustes necessários precisarão ser analisados e desenvolvidos via projeto.
Além disso, como existe um novo layout existem também novos Integration Scenarios para serem configurados no PI .


NFE Inbound


Melhoria nas BAdI's do processo FLEXPR01


A interface da BAdI /XNFE/BADI_FLEXIBLE_STEP foi aprimorada para receber uma tabela interna passandos os parâmetros da estrutura CT_ASSIGNSUB. Então é possível utilizar os métodos  step_before_danfe e step_after_danfe para retornar referências aos documentos ( PO, Inbound Delivery, Documento de material ou faturamento ).


Melhoria nas informações vindas do ERP em cenários de Automação de Entradas


É possível utilizar a BAdI /XNFE/BADI_ENHANCE_STEP_RESULT para alterar as mensagens de erro devolvidas para o usuário no Monitor Fiscal de automação de entradas em um determinado processo. Nesse passo é possível desenvolver mensagens específicas para áreas de negócio de acordo com dados vindos do ERP em um dado processo de negócio.

Pontos de atenção para mudanças de comportamento pós-upgrade:


1- As tabelas de consulta de status do serviço para NF-e irão conter um campo chave adicional (modelo). Antes do upgrade é recomendável deletar entradas antigas utilizando o programa /XNFE/SRV_DB_DELETE.
2- Não será mais possível arquivar consultas de status do serviço para CT-e, essas entradas devem ser apenas excluídas do sistema.
3- Emissão de NF-e ( e seus respectivos eventos ) com layout 2.00 não será mais suportada.
4- O monitor de Lista e Download não será mais suportado pois foi substituído pelo Webservice NFeDistribuicaoDFe.

FAQ:


1-  Qual a data de obrigatoriedade para emissão do CT-e modelo 57 com layout 3.00?
Somente em 04/12/2017 ( final da vigência do 2.00 )
2- Qual a data de obrigatoriedade para emissão do CT-e modelo 67?
Será possível a emissão no novo layout a partir de 03/04/2017, mas também será possível continuar emitindo NF modelo 7 até é 01/07/2017.
3- Para receber CT-e's (via B2B apenas) no modelo 3.00 preciso implementar alguma mudança no GRC?
Sim, é preciso implementar o SP25.
4- Para receber CT-e (via B2B e com incoming automation) no modelo 3.00 preciso implementar alguma mudança no GRC?
Sim, é preciso implementar o SP25.
5- A SAP não irá disponibilizar os novos layouts 3.00 do CT-e e MDF-e via SAP NOTE?
Não, os novos layout serão disponibilizados somente via Support Package.

Durante as próximas semanas agendaremos um Webinar para mostrar a solução completa das mudanças legais do CT-e tanto no ERP como GRC e as mudanças para MDF-e no GRC.

att,
Renan Correa
41 Comments