Olá pessoal,

Itens estatísticos é um tema que tem gerado algumas dúvidas nos últimos dias, principalmente no que tange ao funcionamento dos itens estatísticos nas operações de retorno de industrialização. Abaixo, você encontrará mais informações sobre o tema.

  • Quando um retorno simbólico é considerado um item estatístico?

O que devemos considerar como um item estatístico é aquele retorno simbólico que está alocado nas observações do documento fiscal, mas que não reflete no total do documento fiscal. Por conta disso, esse item estatístico não será reportado nos registros C100 e C170 dos relatórios SPED EFD ICMS/IPI e SPED EFD-Contribuições

Em operações diversas, que não sejam operações de retorno de industrialização, estes itens estatísticos também não serão reportados nos relatórios SPED EFD.

  • Quando um retorno simbólico não é considerado um item estatístico?

    Caso haja um retorno simbólico que não esteja descrito no corpo do documento fiscal e que reflete no total do documento fiscal, ele não poderá ser considerado como um item estatístico.

    Por que não pode ser considerado?Porque nos relatórios SPED EFD ICMS/IPI e SPED EFD-Contribuições, o registro C100 deve fechar com o registro C170, o qual contém os itens do documento fiscal. Se este item for considerado como estatístico, ele não será reportado no registro C170, ocasionando um erro no PVA.
    Recomenda-se que, caso um retorno simbólico esteja refletindo no total do documento fiscal, você reveja o processo de geração das notas fiscais de sua empresa, pois o total do documento fiscal pode não estar fechando como devido.

  • Configuração para definir se o item estatístico incidirá no Valor Total da NF

    Há uma view de customização que permite você definir se um item estatístico incidirá ou não no valor total da nota fiscal.
    Para que você possa dizer se um item é estatístico, o campo Statistical posting deve estar marcado como “Optional”. A partir disso, no momento da criação do documento fiscal, o campo ficará aberto e será possível desmarcar a flag para somá-los ao valor total da nota fiscal, no caso de ser uma nota fiscal de subcontratação, por exemplo.

Você encontra mais informações na view de customização Atribuir controles de tela a tipo de NF em Componentes válidos para várias aplicações sobre -> Funções gerais de aplicação -> Nota Fiscal -> Administração de documentos de nota fiscal -> Atribuir controles de tela a tipo de NF.

Essa informação estará disponível na documentação do SAP Help Portal a partir do SP08.

Em caso de dúvidas, entrem em contato.

 

Abraço,

Ailane

Time de desenvolvimento do TDF

To report this post you need to login first.

5 Comments

You must be Logged on to comment or reply to a post.

  1. Gabriel Andrade

    Ailane, obrigado pelo post!

    Tenho uma duvida (inclusive algo que a propria SAP nao esta sabendo responder) – no caso de itens de retorno simbolicos de subcontratacao, quando o item DEVE ser simbolico.

    Nesse caso a SAP apos o ultimo SP nao esta levando esses itens para o SPED, sendo que deveria pois devem estar escriturados para fechar o retorno deles.

    Antes escriturava e o Validador SPED validava perfeito e a partir desse ultimo SP nao esta mais levando esses itens para o SPED.

    A meu ver a SAP corrigiu um outro problema gerado por outro cenario que tambem utilizava itens estatisticos e “quebrou” esse que tambem usa itens estatisticos mas deveria sim escriturar.

    Imagino o governo deva utilizar essas informacoes para verificar os 180 dias, entre outras coisas, mas sem esses itens no SPED nao teria como, tanto e que nunca foram criticados antes pelo Validador.

    O que voce acha?

    (0) 
    1. Joao Oliveira

      Bom dia Gabriel,

      Somente não esta sendo considerado no registro C170 – Itens da nota Fiscal do EFD ICMS/iIPI, se o retorno simbólico estiver sendo considerado como item estatistico, e somente deveremos considerar como item estatistico, os retornos simbólicos que não influenciam no total do documento fiscal, se o retorno simbolico em uma industrialização estiver valorizado e este valor influenciar no total do documento fiscal, este item NÃO poderá ser considerado como estatistico.

      Somente deverá ser considerado como item estatistico o retorno simbolico que estiver destacado no campo observações do documento fiscal, sem influenciar o valor total da nota.

      Estou a disposiçaõ para possiveis dúvidas.

      João Oliveira

      (0) 
      1. Gabriel Andrade

        Ola Joao!

        No nosso caso os itens sao marcados como estatisticos pois nao influenciam o valor total do documento fiscal, porem eles tem um proposito – configurar que os itens foram devolvidos antes de 180 dias.

        Se essa informacao nao vai para o SPED, como que o fisco confere que os itens foram devolvidos ou nao?

        Ressalto que antes de atualizarmos o SAP mes passado esses itens iam sim para o SPED mesmo sendo estatisticos e o Validador nunca acusou erro

        Por esses motivos acima que estamos desconfiados que essa nota da SAP esta agindo incorretamente para esse cenario. Qual sua opiniao nesse caso?

        Atenciosamente,

        Gabriel

        (0) 
        1. Joao Oliveira

          Olá Gabriel,

          Desculpe a demora na resposta, mas nós estamos com varias demandas atualmente.

          Para as situações de retorno simbólico sem valorização do item e sem reflexo no documento fiscal, a relação deverá ser feita através do registro C113, onde deverá ser informado a nota de origem (remessa para industrialização) e a identificação do item que esta retornando.

          Att..

          João Oliveira

          (0) 
        2. Eduardo Kyono

          Gabriel.

          Voce pode mudar o screen control da nota fiscal para deixar o campo item estatistico aberto para ser modificado por ti no momento do registro da entrada. Com isso você irá incorporar os itens quando o fornecedor emite a nota fiscal destacando nos itens da nota o item de retorno simbólico.

          A principio o cenário com item estatistico deveria ser usado somente nos cenários em que o componente utilizado está como “observação”.

          Espero ter ajudado

          Abraços

          Kyono

          (0) 

Leave a Reply