Há alguns anos atrás, eu criei um website com 1 objetivo em mente: aprender, testar e usar na prática novas metodologias e tecnologias web.

Minha ideia era me manter atualizado e brincar um pouco com desenvolvimento web. Resolvi fazer um gerenciamento financeiro pessoal, pois eu sou muito rico e precisava de um software para gerenciar todos os meus investimentos. Não preciso nem dizer que a última parte é mentira, sou apenas um pobre ABAP   😥

/wp-content/uploads/2016/08/286624896_659e0817aa_o_1015575.jpg

Foi aí que surgiu o site Got Money, um  gerenciamento financeiro pessoal gratuito. A primeira versão fiz toda em PHP e HTML5, nada de especial. Agora você deve estar se perguntando: “mas o que isto tem a ver com SAP e SAPUI5?”. Calma, jovem. Chegaremos lá.

Anos se passaram desde o lançamento do site e neste meio tempo a SAP lançou o SAPUI5, Fiori, HANA, XS, etc. Depois de trabalhar em alguns projetos com estas “não mais tão novas” tecnologias e fazer diversos pequenos apps de teste, pensei: “por que não fazer uma nova versão do Got Money com o frontend todo em SAPUI5?”.

Eu ia refazer o backend em Node.js, mas teria que pagar mais caro pela hospedagem do site, então decidi seguir com o PHP que era mais barato. Vida de ABAP não é fácil… Quando terminei a atualização, pedi o feedback para alguns amigos e da mesma forma como já acontecia antes, alguns falaram: “preciso aprender SAPUI5/Fiori”. Sabemos que o Fiori é todo feito com SAPUI5 e que veio para ser o frontend default da SAP, correto? Como eu já havia introduzido (ui!) alguns amigos ao SAPUI5/Fiori, pensei: por que não compartilhar o meu projeto com qualquer um que tenha vontade de aprender? Não ganho nada ($$$) com o site mesmo, por que não compartilhar?

 

Bueno, o projeto ta em andamento, o site ta no ar e o repositório no GitHub ta disponível. Tem algumas ideias que ainda vou implementar, mas já tem um pouco de tudo, tem até um “Fiori Launchpad” Z 😛

Seja para aprender ou mesmo apenas por curiosidade, você é bem vindo no repositório do Got Money no GitHub.

Se você tiver qualquer dúvida com relação ao projeto, pode mandar mensagem.

Got Money: http://gotmoneyapp.com

Repositório no GitHub: https://github.com/mauriciolauffer/gotmoney

PS: Antes que alguém diga alguma coisa, no post eu falo em SAPUI5, mas o projeto é feito com OpenUI5. Uso o termo SAPUI5 para não confundir muito e facilitar a vida dos que estão começando. No final das contas, é tudo a mesma coisa…

To report this post you need to login first.

6 Comments

You must be Logged on to comment or reply to a post.

  1. Alexandre Costa

    Excelente iniciativa Maurício !

    Eu estava justamente procurando um projeto open source para consolidar os fundamentos de SAPUI5 e já estava desistindo … 🙂

    (0) 

Leave a Reply