Financial Management Blogs by SAP
Get financial management insights from blog posts by SAP experts. Find and share tips on how to increase efficiency, reduce risk, and optimize working capital.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
AilaneKuhn
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert


Olá pessoal,

 

Conforme anunciado no TDF SP07 - What's New, uma API (Application Programming Interface) foi criada para trazer benefícios e agilidade no consumo das funcionalidades do Tax Obligation Monitordo TDF, sendo o ponto central de gerenciamento de execuções de relatórios fiscais dentro de uma empresa.

 

Abaixo, você encontrará mais detalhes sobre essa nova funcionalidade.

 

Segurança


  • Novas regras foram adicionadas e padronizadas em relação à segurança.

  • Novos objetos de autorização foram criados para todo o tipo de acesso no TOM - desde visualização e deleção até carregamento de arquivos, por exemplo.


 

Arquivos Grandes


  • Um dos grandes desafios ao utilizar o TOM sempre foi o tratamento dos arquivos grandes.

  • Com a nova API, agora é possível customizar o download dos arquivos grandes e definir uma URL externa para o download do arquivo desejado.


 

Consistência de Regras


Todas as regras referentes a criação de arquivos, sendo eles originais, retificados e/ou esboços, além da criação de execuções, carregamento, deleção e execução de arquivos, foram centralizadas na API.

 

Uso da API

O consumo da API pode ser realizado de duas formas:

  • Para desenvolvimentos realizados fora do ambiente Netweaver do TDF, o acesso à API pode ser feito através do serviço TOM_API_SRV, que é REST/OData.
    As aplicações podem acessar as funcionalidades da API a partir da URL base: https://<tdfhost>/sap/opu/odata/TMF/TOM_API_SRV.

  • Para desenvolvimentos ABAP, foi disponibilizado um conjunto de classes que compõem a interface pública da API, e que devem ser utilizadas para o bom funcionamento da API:

    • /TMF/CL_TOM_METADATA - Essa é a principal classe para acesso da API do TOM, pois ela é responsável pelo acesso às entidades do TOM.

    • /TMF/CL_TOM_REPORT_RUN - É a entidade que representa as execuções dos relatórios.

    • /TMF/CL_TOM_REPORT_FILE - É a entidade que representa os arquivos das execuções dos relatórios.

    • /TMF/CL_TOM_REPORT - É a entidade que representa um relatório configurado no TDF.




 

A API do TOM foi construída de uma forma cujas funcionalidades estão disponibilizadas em entidades, e são responsáveis por todo o controle de acesso à banco e segurança.

Segue abaixo uma ilustração para facilitar a visualização dessas entidades que compõem a API:



 

Pensando em mantê-lo informado sobre as novidades dessa nova funcionalidade criada pelo TDF, essa é a primeira postagem de uma sequência, com o intuito de sanar as suas dúvidas e auxiliá-lo na utilização da nova API do TOM.

Você encontra mais informações sobre a API do TOM nos links abaixo:

 

Em caso de dúvidas e sugestões, entre em contato.

 

Abraço,

Ailane

Time de desenvolvimento do TDF

17 Comments