Skip to Content

TDF – TOM API Versão 2.0

Olá pessoal,

 

Conforme anunciado no TDF SP07 – What’s New, uma API (Application Programming Interface) foi criada para trazer benefícios e agilidade no consumo das funcionalidades do Tax Obligation Monitordo TDF, sendo o ponto central de gerenciamento de execuções de relatórios fiscais dentro de uma empresa.

 

Abaixo, você encontrará mais detalhes sobre essa nova funcionalidade.

 

Segurança

  • Novas regras foram adicionadas e padronizadas em relação à segurança.
  • Novos objetos de autorização foram criados para todo o tipo de acesso no TOM – desde visualização e deleção até carregamento de arquivos, por exemplo.

 

Arquivos Grandes

  • Um dos grandes desafios ao utilizar o TOM sempre foi o tratamento dos arquivos grandes.
  • Com a nova API, agora é possível customizar o download dos arquivos grandes e definir uma URL externa para o download do arquivo desejado.

 

Consistência de Regras

Todas as regras referentes a criação de arquivos, sendo eles originais, retificados e/ou esboços, além da criação de execuções, carregamento, deleção e execução de arquivos, foram centralizadas na API.

 

Uso da API

O consumo da API pode ser realizado de duas formas:

  • Para desenvolvimentos realizados fora do ambiente Netweaver do TDF, o acesso à API pode ser feito através do serviço TOM_API_SRV, que é REST/OData.
    As aplicações podem acessar as funcionalidades da API a partir da URL base: https://<tdfhost>/sap/opu/odata/TMF/TOM_API_SRV.
  • Para desenvolvimentos ABAP, foi disponibilizado um conjunto de classes que compõem a interface pública da API, e que devem ser utilizadas para o bom funcionamento da API:
    • /TMF/CL_TOM_METADATA – Essa é a principal classe para acesso da API do TOM, pois ela é responsável pelo acesso às entidades do TOM.
    • /TMF/CL_TOM_REPORT_RUN – É a entidade que representa as execuções dos relatórios.
    • /TMF/CL_TOM_REPORT_FILE – É a entidade que representa os arquivos das execuções dos relatórios.
    • /TMF/CL_TOM_REPORT – É a entidade que representa um relatório configurado no TDF.

 

A API do TOM foi construída de uma forma cujas funcionalidades estão disponibilizadas em entidades, e são responsáveis por todo o controle de acesso à banco e segurança.

Segue abaixo uma ilustração para facilitar a visualização dessas entidades que compõem a API:

TOM API - Entidades.jpg

 

Pensando em mantê-lo informado sobre as novidades dessa nova funcionalidade criada pelo TDF, essa é a primeira postagem de uma sequência, com o intuito de sanar as suas dúvidas e auxiliá-lo na utilização da nova API do TOM.

Você encontra mais informações sobre a API do TOM nos links abaixo:

 

Em caso de dúvidas e sugestões, entre em contato.

 

Abraço,

Ailane

Time de desenvolvimento do TDF

17 Comments
You must be Logged on to comment or reply to a post.