Olá pessoal, estava revisando a documentação do SAP Business One 9.2 PL02 e encontrei uma nova funcionalidade, que por sinal é muito interessante para referência entre documentos. Chamada de 2273995 – Offline Document Linking permite que os usuários façam vínculos entre documentos e este vínculo é apresentado no mapa de relações.

 

Para variar um pouco, a funcionalidade no Brasil é diferente da funcionalidade para o restante do globo, escrevi um blog sobre a funcionalidade na localização US e está disponível SAP Business One 9.2 PL02 – New feature: link documents manually

 

Pra começar nas outras localizações a funcionalidade é encontrada na aba “Contabilidade” já no Brasil é na aba “Impostos”.

 

Para exemplificar os novos recursos vou descrever um possível cenário:

  • Sua empresa faz uma venda, o vendedor se compromete em entregar o produto sem custos de frete para o cliente
  • Para fazer a entrega, será então contratada uma empresa terceirizada (Transportadora).

 

Neste caso o vendedor elabora o pedido de vendas, para processar a venda para o cliente e em paralelo cria um pedido de compra, para a contratação do serviço de entrega.

 

Hoje como você faria para apresentar este vínculo? Criaria campos de usuário para sinalizar o vínculo? Descreveria isto nas observações dos documentos?

 

Agora não será necessário encontrar uma funcionalidade alternativa para isto.

 

Passo 1 – Criar o pedido de vendas

 

Neste caso gerado o documento 63

/wp-content/uploads/2016/07/01pv_997581.png

 

Passo 2 – Fazer o pedido de compras

 

Após digitar os dados de cabeçalho e conteúdo do pedido de compras, acessar a aba “Imposto”

02PC.png

 

Clicar em […] para fazer as informações de referência.

 

Na aba “Documento referenciado a” é o local onde será possível informar o documento à referenciar.

Na aba “Documento referenciado por” seria apresentado algum documento que esteja referenciando este documento de pedido de compras.

03PCAbaImposto.png

 

Selecionar o “Pedido de Vendas” que originou a necessidade da compra deste frete.

 

No rodapé é possível observar que as informações estão sendo armazenadas na tabela POR21

04PC.png

 

Diferente das outras localizações como descrito na nota 2273995 – Offline Document Linking  na localização Brasil não é possível fazer atualizações nas referências.

05PC.png

 

Com a liberação desta nova funcionalidade (extensão para todas as localizações), foi criada uma nova opção para seleção no mapa de relações, esta opção se chama “Documento de Marketing: Documentos referenciados”. Onde é possível ver o mapa de relação feito de forma manual.

 

Para ilustração do vínculo foi criada uma linha tracejada em vermelho, em uma das extremidades há uma setá que indica aonde está registrada a referencia, no exemplo abaixo no “Pedido de compras” está sendo referenciado o “Pedido de Vendas”.

06PC.png

 

Abaixo é possível visualizar as opções de vinculação: Documento externo, cotação de vendas, pedido de venda, notas de entrega, devolução,

adiantamento de entrada, nota fiscal de saída, Dev. nota fiscal saída, cotação de compra, pedido de compra, recebimento de mercadorias, devolução de mercadorias, adiantamento de saída, nota fiscal de entrada, dev. de nota fiscal de entrada, despesas de importação.

07Ref.png

 

Entre os campos que fazem o link entre os documentos estão a chave de acesso e outros dados.

08Campos.png

 

Espero que tenham gostado da leitura.

 

Não deixem de registrar o seu feedback.

 

Abraços,

Rodrigo da Costa Feula

#SBOBR
#B1BR

To report this post you need to login first.

4 Comments

You must be Logged on to comment or reply to a post.

  1. Fabio Bilicki

    Bom dia Rodrigo, viu minha duvida sobre um campo no passo 3, lá tem uma “chave de acesso”, pra que será que serve esse campo? de onde vem informação pra ele? coloquei até aquele post com a dúvida sobre isso.

    Sobre os link’s, um dia numa “base teste”, fiz algo proibido para testar 😈 , vinculei um pedido de venda com uma nota de entrada, atualizando o BaseRef, BaseType da nota, linkando ele com o pedido de venda… também funcionou o mapa de relação (isso não pode fazer pessoal, update na base é proibido).

    A SAP deveria liberar o “copiar para” e “copiar de” de todos os documentos para todos os documentos, mesmo estando fechados, pra poder deixar linkado um com outro.

    Abraço,

    Fabio

    SAP 9.1 PL11

    (0) 
    1. Rodrigo da Costa Feula Post author

      Boa tarde Fábio, vou fazer uma análise sobre a questão da chave de acesso, pois deve vir mesmo da NFe no Core do SBO.

      O SAP tem uma característica que é no documento destino guardar o baseentry e basetype da origem, como tu viu é por ali que ele faz o mapa de relações, porém este vinculo vai muito além disso, é por ali que na inserção ele encerra linhas do documento base e várias outras coisas. Chegou a dar um frio na barriga a brincadeira (rs…).

      Então agora tem este rastreio para relacionamento entre documentos, por esta nova função. Na nota tem o texto: “Missing functionality to link documents to each other when they are added to the system or to establish a link between documents on top of existing system business logic.” passando a preocupação em estabelecer um relacionamento entre documentos “além” da lógica de negócios existente no sistema.

      /wp-content/uploads/2016/07/nota_998385.png

      Assim que tiver algo sobre a chave de acesso te digo.

      Abraços,

      Rodrigo da Costa Feula

      (0) 

Leave a Reply