Skip to Content

Atualizações:

09/09/2017: A integração do ARIS com a 7.2 é possível. Veja informações sobre como ARIS suporta a API da 7.2 neste link:

http://www.ariscommunity.com/users/josephe-blondaut/2016-08-17-aris-secures-your-sap-investments

20/03/2017: Em Abril 2017 terá início o curso de SolMan 7.2 no openSAP https://open.sap.com/courses/solman1

27/01/2016: SolMan 7.2 já está disponível na SAP CAL.

19/07/2016: Um novo livro da SAP Press sobre como a versão 7.2 pode facilitar a transição para S/4HANA está disponível. O lançamento ocorreu no SAPPHIRE em maio deste ano.

 

Em novembro de 2015 eu tive a oportunidade de passar uma semana na SAP, em Walldorf, aprendendo e trocando experiências sobre SAP Solution Manager. Foram cinco dias de imersão recebendo informações dos VPs, Gerentes de Produto e Desenvolvedores das diversas áreas do Solution Manager sobre a nova versão 7.2, e discutindo com outros profissionais de SolMan casos de uso e melhores práticas.  Essa semana, e na sequência os três dias de SAP TechEd, foram de suma importância na minha preparação para orientar e dar suporte aos clientes de Solution Manager na migração para a nova versão, e também para melhorar e consolidar meus conhecimentos na implementação da versão atual 7.1. Aprender nunca é demais. Nunca se sabe tudo, e manter-se atualizado é indispensável. “Estudien, los que pretenden opinar.” – José Martí

A versão 7.2 entrou em Ramp-up no final do ano passado e tem previsão de durar até pelo menos metade de 2016, podendo se estender. A manutenção da versão 7.1 do SAP Solution Manager vencerá no final de 2017, o que dará aos clientes pouco mais de uma ano para realizarem o upgrade e não perderem o suporte oferecido pela SAP como parte da manutenção anual.

Os três principais pontos que motivaram o desenvolvimento desta nova versão foram:

  • Tornar mais fácil o alinhamento entre o Negócio e o TI com uma nova Gestão de Processos de Negócios
  • Suporte total a Soluções SAP Híbridas
  • Suporte a HANA e S/4 HANA

Com o SAP Solution Manager 7.2, os clientes poderão se familiarizar com SAP HANA antes de migrarem o ERP.  Clientes com um contrato de manutenção SAP válida poderão, caso queiram, rodar o Solution Manager 7.2 em base de dados HANA sem pagar pela licença de HANA.

O upgrade para a nova versão trará:

  • Novas funcionalidades e melhorias em funcionalidades existentes
  • Nova experiência de usuário, baseada em SAPUI5 e SAP Fiori
  • Nova Tecnologia
  • Novo intervalo de manutenção

Nova arquitetura e novos termos e conceitos serão introduzidos. O cenário de Solution Documentation foi completamente reconstruído. Os processos de negócio poderão ser modelados de forma gráfica seguindo BPMN 2.0. Maintenance Optimizer será substituído pelo Maintenance Planner, uma ferramenta simplificada, com interface gráfica mais amigável, hospedada na SAP e acessada via Browser.

Diferente do que ocorreu em 2011, quando a versão 7.1 substituiu a 7.0 do Solution Manager, clientes que utilizarem os cenários baseados em CRM como Change Request Management e IT Service Management não terão o mesmo impacto, já que não haverá uma migração para uma nova versão de CRM, apenas mudança de enhancement package. Mas novas funcionalidades serão introduzidas, não só vindas com o novo EHP 3 do SAP CRM mas também desenvolvidas pelo time de Solution Manager, tornando o ITSM e ChaRM ainda mais aderente às melhores práticas descritas no ITIL, e atendendo às solicitações dos clientes que sentiam falta de conceitos como Gestão de Liberação e Requerimentos de Negócio, por exemplo. O fato de o cenário de Solution Documentation ter sido reconstruído trará algumas mudanças de conceito e de tecnologia também ao ChaRM, ITSM e Test Management.

A preparação para a nova versão 7.2 pode começar desde já:

  • Comece a organizar os projetos/soluções e suas documentações que deverão ser migrados. Faça uma limpeza. Avalie o que pode ser descontinuado. Mantenha a estrutura de processos simples e documente passos de processo com objetos executáveis.
  • Analise a possibilidade de usar HANA como base de dados para ter acesso a todos os seus benefícios.
  • Comece a usar, ou ao menos a entender como funciona a gestão de projetos no IT PPM (IT Project and Portfolio Management). Seus projetos passarão a ser gerenciados aí.
  • Avalie cuidadosamente as interfaces com outras ferramentas, porque algumas interfaces ainda não estão disponíveis na 7.2. Seria interessante avaliar a nova funcionalidade de modelagem gráfica de processos do SolMan 7.2, pois isso poderá vir a reduzir a necessidade de se usar  ferramentas de terceiros, cortando custos.
  • Mova seu Business Process Monitoring para o MAI (Monitoring and Alerting Infrastructure).
  • Consulte o roadmap do Solution Manager para obter mais informações sobre as novidades que a 7.2 irá trazer, de forma a poder planejar sua migração sem afetar seus cenários já em produção, e também a implementação de novos cenários que complementarão a gestão de ciclo de vida das aplicações da sua empresa.

 


Nas próximas semanas a SAP planeja disponibilizar o Solution Manager 7.2 na CAL (SAP Cloud Appliance Library) como uma versão trial para clientes e parceiros, para que possam testar a ativação de seus projetos e documentações na 7.2. A infraestrutura ficará por conta da Amazon, ou seja, os clientes e parceiros precisarão ter uma conta Amazon Web Services (AWS), com um custo pequeno por hora de uso.

 

 

To report this post you need to login first.

11 Comments

You must be Logged on to comment or reply to a post.

  1. Rodrigo Aoki

    Olá Raquel!

    Boa dica! A versão em cloud parece ser uma boa medida para fazer o “trial” para ambos Solution Manager e HANA. Vou ficar de olho na AWS.

    Abs,

    Rodrigo

    (0) 
        1. Raquel Pereira da Cunha Post author

          Oi Jarlei,

          não, mas sugiro acompanhar a documentação do Knowledge Transfer de SolMan no site da SAP Support. Esta documentação provavelmente será atualizada periodicamente no decorrer do ramp-up até entrar em GA (general availability).

           Atualização: Curso de SolMan 7.2 disponível no openSAP a partir de Abril 2017: https://open.sap.com/courses/solman1

          Abs,

          Raquel

          (0) 
  2. Gilson Gueiros Da Silva

    Boa noite Raquel, sou novo no mundo SAP, mas estamos com um grande desafio na empresa que trabalho, estamos com go live previsto para abril de 2017. Pelo que vimos na estrutura do Solman 7.1, só forma parametrizados os recursos básicos para que o SAP funcione, Gostaria de saber que parâmetros no ambiente de projeto são críticos para uma migração antes do go live, que justificassem a não atualização para versão 7.2 em tempo de projeto, visto que até dezembro de 2017, já teremos que ter migrado para a nova versão.

    Grato pela ajuda, atenciosamente,

    GILSON GUEIROS

    (0) 
  3. Fabio Junior Gross

    Olá Raquel,

    Em relação ao modelador de BPMN  que passará a ser integrado ao Solman, existirá uma engine de automação de processos também (como o camunda) ou apenas o modelador?

    (0) 
  4. Fernando Trapnell

    Olá Raquel,

    Visto que incluíram o modelador BPMN, sabe nos dizer se a nova versão mantém a funcionalidade de sincronização com o ARIS? Será que incluíram suporte a sincronização de outras ferramentas?

     

    Valeu, muito obrigado pelo seu artigo. 

    (0) 
  5. Horamenino Menin

    Olá Raquel, não sei se pode me auxiliar, mas vamos lá.

    Estamos com um SAP ECC 6.0 EHP7, sem algumas atualizações, e quando o instalamos não instalamos o Solution Manager 7,1 e nem o 7.2 por motivos de espaço, ou seja, apenas instalamos a versão que a SAP nos Passou.

    Agora precisamos atualizar nosso EHP7 e teremos que subcontratar um Basis, e esse nosso Basis nos informou que para realizar a atualização é obrigatório o uso do SolMan 7.2.

    Até onde eu conhecia, existia então um forma de baixar correções (para nós especificas de localização Brasileira) via SAPNOTES, mas agora ele nos afirmou que não é possível mais.

    Minha pergunta seria, se realmente agora é obrigatório a instalação do SolMan, ou existe alguma outra forma para nós atualizarmos.

    agradeço um retorno, ou uma luz

    abraços

     

    Alfredo Menin

    (0) 
    1. Raquel Pereira da Cunha Post author

      Oi Alfredo,

      Solution Manager é obrigatório para manter um landscape SAP (por ex. baixar support packages, certificados de manutençao, chave de instalação) e receber alguns serviços da SAP. No caso de um upgrade para S/4HANA é essencial usar o SolMan 7.2, disponível desde Ago de 2016, pois ele traz as melhores práticas, ferramentas e conteúdo necessários para uma implementação de S/4HANA. Para ter acesso à metodologia de implementação SAP Activate você precisa ter um SolMan.

      Abs,

      Raquel

      (0) 
  6. Elier de Meire Maduro

    Olá Raquel, bom dia!

    Utilizamos a ferramenta Aris para modelagem de processos, realizando a sincronização com o SOLMAN, inclusive gerando os pacotes de teste integrados via SOLMAN. Tenho a mesma dúvida do Fernando a nova versão prevê a sincronização com o ARIS?

    Gostaria de saber também se a modelagem de processos BPMN 2.0, diretamente no SOLMAN, abrangerá outras aplicações não SAP e qual seria a transação que realiza tal modelagem. Inclusive estamos atualmente em fase de migração para a versão 7.2 e nos testes realizados percebemos alguns problemas em alguns botões que ficaram desabilitados praticamente em todas as transações que utilizamos. Desde já agradeço o retorno.

    Abraços! Meire

     

     

    (0) 
  7. Raquel Pereira da Cunha Post author

    Oi Meire,

    Assim como na 7.1, também será possível integrar ARIS com SolMan 7.2. Veja mais informações neste link (atualizei o blog) :

    http://www.ariscommunity.com/users/josephe-blondaut/2016-08-17-aris-secures-your-sap-investments

    Quanto à migração, na nova versão de Solution Documentation transações como SOLAR01, SOLAR02 e SOLAR_PROJECT_ADMIN passam a ser obsoletas, e apenas disponíveis em modo read-only. As transações principais são SOLADM e SOLDOC.

    Qualquer aplicação poderá ser modelada, mesmo sendo não-SAP.

    Abs,

    Raquel

    (0) 

Leave a Reply