Olá pessoal!

Venho novamente escrever minhas experiências quanto aos eventos da comunidade para a comunidade. No dia 05/12/2015 tivemos o 8° SAP Inside Track na cidade de São Paulo, mais um grande evento de sucesso! Tivemos inscritos 322 pessoas e todas as sessões foram incríveis. Revi muitos amigos e colegas, fiz novas amizades e o mais legal de tudo APRESENTEI MINHA PRIMEIRA SESSÃO PARA A COMUNIDADE! Para mim foi um misto de ansiedade, felicidade e ENORME responsabilidade, até porque estaria me apresentando em uma das casas da SAP no Brasil.

Sobre o evento:

Com a abertura do evento, os SAP mentors e os topic leaders da comunidade brasileira mostraram as novidades do TechEd Las Vegas e Barcelona ocorridos este ano. Logo após iniciaram-se as sessões técnicas e funcionais. Na primeira sessão técnica, Bruno Lucattelli mostrou como seria o papel do ABAP diante de tantas tecnologias que estão “emergindo”. Ao mesmo tempo, em sua sessão, Eduardo Chagas mostrou as características do S/4 HANA e os caminhos para a implantação do mesmo. Nas sessões seguintes tivemos o Marlo Simon e o Marssel Vilaça falando, respectivamente, de desenvolvimento de aplicações em HANA abordando o Node.js e o universal journal do Simple finance e os caminhos de implementá-lo. Finalizando as sessões da manhã tivemos Tobias Hofmann e o Bruno Renzo com suas apresentações sobre Fiori 2.0 e a localização Brasil. Todas as sessões foram incríveis, particularmente gostei muito das sessões do Marlo e do Bruno Renzo, pois HANA XS tem sido um assunto que venho estudando e saber mais do que a localização Brasil é muito importante ao meu trabalho, mesmo eu sendo ABAP, venho da área fiscal e trabalho diretamente com isso.

Retornando da hora do almoço (Que por sinal Marlo acertou de novo, que almoço bom kkk), reiniciamos as sessões o IoT apresentado pelo Ronildo Santos e TDF / e-Social com a Karen Rodrigues, nesta sessão tivemos muita interação, pois fora voltado para perguntas sobre tal assunto. Para mim foi bem produtivo pois além de gostar da ideia do TDF, me ajudou a entender mais algumas coisas sobre o mesmo. Se você que está lendo for da área fiscal, vale MUITO a pena dar uma conferida do produto aqui na SCN (No espaço da comunidade brasileira). Continuando as sessões, tivemos a Raquel Pereira da Cunha com o SOLMAN, relatando as funcionalidades da versão 7.2 e o Renan Correa com os passos para implementação da NT 2015.003 (ICMS interestadual). Confesso que queria me dividir em dois para ver essas sessões, pois foram dois assuntos que acrescentam bastante no meu tipo de trabalho (Projetos e Área fiscal). Ao pessoal que não foi ao evento e também não assistiu online pelo YouTube, no final desse post eu coloco os links para mais informações da NT.

Tivemos mais um break (Haja lugar no estômago pra tanta comida rsrsrsrs) e logo que retornamos iniciei minha sessão. CARA, minha sessão tava cheia ! :O

Foi um enorme prazer ver todos os mentores ali na minha sessão (o que me deixou um “cado” nervoso), exemplifiquei a questão de Big Data no mundo dos negócios, a quantidade de volumes que produzimos e como tirar proveito disso. Expliquei o que o SAP HANA Vora traz como quebra de paradigma e como este pode acelerar a utilização de grandes massas de dados. Com a participação especial do Marlo, acrescentou mais teor técnico, exemplificando como o Vora se associa ao Hadoop e Spark. Na sessão funcional, Renan retorna com o tema sobre NF-e, uma sessão muito produtiva, pois houveram bastante perguntas sobre esse assunto (P.S.: Eu estava apresentando e escutando a sessão dele do outro lado).

Finalizando o dia, tivemos Edson Thomaz e seus processos de integração usando como case a fabricação de cerveja (Obrigado, aprendi bastante com isso) e o Caetano Almeida com o MRP on HANA / Simple Logistics, um tema muito bom e que também adorei de ter visto (Apesar de ter-me dividido entre as sessões).

Considerações finais

Foi um dia muito bem produtivo, de muito networking e temas muito bons! Para os que não foram e querem ir na próxima, acompanhe a SCN (mais precisamente a comunidade em português) e as redes sociais, toda divulgação estão neles.

Se ainda não tens motivação para ir, assista ao vídeo da entrevista do Marssel, no qual exemplifica o que trazemos nos eventos:

https://youtube.com/watch?v=gD7h7SiMM_4

Fotos

Parte 1, Parte 2 e Parte 3

 

Mais informações sobre os assuntos descritos nas sessões (Separados por tema):

 

S/4 HANA:

SAP S/4HANA Cookbook: What is SAP S/4HANA

SAP S/4HANA – Frequently Asked Questions – The Collection

SAP S/4HANA

 

HANA XS – Node.js:

SAP HANA SPS 11: New Developer Features; Node.js

SAP HANA Developer Center

 

Simple Finance:

SAP S/4 HANA – Simple Finance: Simplified

Migration to Simple Finance

SAP S/4HANA Finance

 

TDF:

TDF – Por onde começar?

 

Localização Brasil:

Notas técnicas 001, 002 e 003 / 2015 da NF-e

SAP NF-e blog (Em inglês)

 

Solution Manager:

News about SAP Solution Manager 7.2 – SAP TechEd #SAPtd

 

SAP HANA Vora:

SAP HANA Vora | Hadoop In-Memory Query | SAP

SAP HANA Vora – An overview

 

MRP on HANA:

Como saber se meu sistema está preparado para MRP on HANA?

MRP on HANA: What’s new?

 

SAP Inside Track SP foi patrociado por:

 

Asenium.jpg SAPPress_COLOR.jpg

Apoio:

SAP_Logo.png

To report this post you need to login first.

24 Comments

You must be Logged on to comment or reply to a post.

  1. Marssel Vilaça

    Legal suas impressões, Raphael! Parabéns pela iniciativa de compartilhar conhecimento no evento. O nervosismo é normal. O que vale é participar e contribuir como puder.

    Abraço

    (0) 
          1. LEANDRO DE CARVALHO

            Hahahaha… cheguei a te ver sim, estava “tenso”, isolado no canto da parede !

            Podexá que nos falamos na próxima! Queria ir em uma da SCN Spanish, te vejo lá de vez em quando tb!

            Abraço!

            (0) 
    1. Raphael Pacheco Post author

      Hehehe, muito obrigado pelo comentário Alex!

      Estranho seu comentário só aparecer agora… Acho que a SCN deu pau quando vc postou rsrsrsrs.

      Espero que consiga ir em um evento depois, vai ser um prazer revê-lo! 😉

      Abs,

      (0) 
  2. Erivan Souza

    Pacheco

    Parabéns pela sua apresentação, sendo duvida vou esperar os próximos encontros e espero outras apresentações suas.

    Ahhhh! não esqueci do Tomate viu!!!!!

    Assim como você e todos foram nota 10!!!! ou melhor foram 11

    Abraços

    (0) 
    1. Raphael Pacheco Post author

      HAHAHA, tu me paga por essa! 😛

      Muito obrigado pelas palavras meu amigo, espero te ver em muitos eventos da SAP ano que vem! Ahhh! Promessa é dívida hein, temos que marcar para dar um pulo lá no Labs pra tu conhecer 😀

      Abs,

      (0) 

Leave a Reply