Technology Blogs by Members
Explore a vibrant mix of technical expertise, industry insights, and tech buzz in member blogs covering SAP products, technology, and events. Get in the mix!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Olá pessoal!


Hoje vamos falar sobre o mapa no cockpit do TM.


Em várias apresentações que participei, blog´s e muitos documentos relacionados ao TM, algo que me chamava a atenção era a visualização de mapas no cockpit de planejamento. Através destes será possível verificar de forma visual o roteiro da carga.


Já viram a imagem abaixo alguma vez?


Pré-requisitos:

  • Instalar o Visual Business Back-End Component no servidor do TM.
  • Instalar o Visual Business Front-End na máquina do usuario.
  • Microsoft Internet Explorer 8.0 ou superior. Recomendado IE 9

* mais informações https://help.sap.com/visualbusiness21

Neste documento vou descrever os passos para incluir esta opção no Cockpit.


1º Etapa: Incluir um novo Layout  de Mapa.


  1. Entre na opção Administração de Aplicação / Planejamento / Layouts de página / Layouts de página para cockpit de transporte.


   2. Como no SAP, nada se cria tudo se copia, vamos localizar um Layout que esteja mais próximo das nossas necessidades para a duplicação. No nosso exemplo só existe layout default, logo vamos duplica-lo e faremos as alterações na cópia deste layout.

a. Após localizar, clique na opção “copia”.


b. Pode ser observado que será duplicado o layout, e informando como “Cópia de XXXXX”. Vamos alterar no nome do Layout para “Layout_Map”.

c. Na opção de “Visibilidade de botões”, é importante que estejam ativas as opções de:

  • Atualizar mapa – Todos.
  • Atualizar mapa – Entradas selecionadas com todos os recursos.
  • Atualizar mapa – Só entradas marcadas.

d. Agora vamos posicionar o painel do Mapa no nosso Layout. Acesse a guia as novas abas, e localize a opção de Área do mapa.

e. Na aba ‘Área do mapa’, selecione onde lhe melhor convém visualização, ou seja, caso queira que o mapa esteja na parte superior direita ou esquerda ou na parte inferior direita ou esquerda.

Observação: No nosso exemplo, propositalmente informei uma área da tela que já estava sendo utilizada por outro painel. Pode ser observado que ficar em vermelho e trará a msg do erro, logo não será possível informar duas áreas para a mesma posição.

Informação do erro:

Sendo assim teremos que localizar a área que já esteja para esta posição e alterada para “Não disponível”, e novamente inserimos na posição “Abaixo à Direita” na aba de “”Área do mapa”.

  

2º Etapa: Optar pelo novo Layout de mapa que desenvolvemos no cockpit.


a. Já podemos notar que o novo Layout que confeccionamos já está disponível no painel do cockpit. Agora vamos optar por ele.

b. Opa, está lá !!! Conforme havíamos configurado o mapa pode estará posicionado no painel na parte inferior lado direito.

c. Vamos localizar uma FO (Ordem de Frete) e ver como ficará no painel.

d. Pode ser verificado que não foi atualizado o gráfico. Lembra na configuração do painel havíamos falado sobre as ATUALIZAÇÕES. Então, agora será útil esta informação. Uma vez escolhido uma ordem de frete, clique na opção atualizar mapa / Só entradas marcadas, e ...

Está lá  .... o nosso mapa informado qual será o trecho

Vamos ampliar o mapa e desta forma será mais fácil de identificar as etapas, há ... finalmente o mapa do TM, com cidades do Brasil !!!

Olha que bacana... Quando posicionado o mouse em alguma etapa poderá ser identificado dados do destinatário (Unidade gerencial, nome, cidade e estado).

Espero que tenha ajudado de alguma forma e até a próxima.

Abraços

Fábio Roos.

1 Comment
Labels in this area