Mais uma importante funcionalidade está presente no SAP Business One 9.2, nesta versão foi implementada melhoria que permite aos usuários alterar a descrição das contas “raiz” ou “contas de nível 1” do plano de contas.

 

É provável que em alguma de suas implantações o cliente tenha solicitado a alteração das contas dos grupos 4 e 5, a solicitação mais comum é para colocar as contas 4 como “Custo” e as contas 5 para “Despesa”. Muitas consultorias e consultores elaboraram soluções de contorno mas não ficava perfeito. Agora esta demanda está resolvida de forma nativa.

 

Alterando a descrição

 

O processo de alteração da descrição ficou muito simples:

  1. Abrir o “Plano de contas”.
  2. Selecionar a “gaveta” desejada e na lista de contas clicar sobre a conta de nível 1 (na imagem abaixo indicado pela seta 1).
    Na área “Detalhes da conta contábil” é possível observar que os dados da conta são apresentados e o campo “Nome” está aberto para edição.
  3. Clicar no campo “Nome” (indicado pela seta 2) e alterar a descrição, no exemplo alterado:
    • Conta 4 de “Despesa” para “Alterado Custo” (apenas para exemplificar)
    • Conta 5 de “Custo” para “Alterado Despesa” (apenas para exemplificar)
  4. Clicar no botão “Atualizar” para salvar as modificações.

 

Realizando uma consulta na tabela OACT (Plano de contas), é possível verificar que as informações são atualizadas no banco de dados.

 

Ao aplicar as atualizações, o SAP Business One automaticamente carrega como descrição das “gavetas” do plano de contas, a informação da coluna “AcctName” da tabela “OACT” das contas de nível 1.

 

Outro detalhe é que com a implementação desta funcionalidade, não é mais possível modificar no formulário de “Plano de contas” a descrição das “gavetas” através da funcionalidade “Modificação de descrição” usando Ctrl + duplo clique.

 

/wp-content/uploads/2015/11/92_830943.png

 

Versões anteriores:

 

Conforme imagem abaixo, nas versões inferiores ao SAP Business One 9.2, não era possível de forma nativa renomear as contas de nível 1 ou contas raiz.

 

No formulário “Plano de Contas” quando o usuário clicava sobre a conta “Despesa” por exemplo, na área de detalhes da conta contábil, não eram exibidas as informações, apenas era apresentado que a conta de nível 1 estava selecionada.

/wp-content/uploads/2015/11/91_830944.png

 

Acredito que esta nova funcionalidade irá ajudar a todas as empresas, principalmente aquelas que desejam uma maior aderência as regras de contabilidade internacionais, assim como nos casos de “importação de plano de contas” é possível manter inclusive as contas raiz (nível 1) com a nomenclatura solicitada pelo cliente.

 

Espero que tenham gostado da informação.

 

Abraço a todos.

 

Rodrigo da Costa Feula
#SBOBR #B1BR

To report this post you need to login first.

Be the first to leave a comment

You must be Logged on to comment or reply to a post.

Leave a Reply