Skip to Content

Olá pessoal,

 

Dando sequência à serie de guias passo-a-passo, seguem as configurações necessárias para execução do SPED EFD-Contribuições.

 

 

Atividades no sistema ERP

 

1) Ative a business function LOG_TMF_INT_1, usando a transação SFW5.

 

2) Execute o relatório ITMF_REPDAT_FILL.

Você encontra mais informações sobre esse relatório na seção Reports for Addtional Functions do guia de configuração, neste link: http://help.sap.com/tdf_br_10.

 

3) Defina o CFOP para o para o SPED EFD-Contribuições na atividade de customizing Maintain CFOP for EFD-Contributions (J_1BPIS_V_CFOP), seguindo o caminho abaixo:

 

Post Contribuições 1.PNG

Nota: Se você tiver mais de um company code, você precisa definir o CFOP que é relevante para o SPED EFD-Contribuições por company code. Você pode fazer essa configuração na atividade de customizing Maintain CFOP by Company Code for EFD-Contributions (J_1BPIS_V_CFOP2).

 

4) Defina se existe relevância para crédito de COFINS na atividade de customizing Define Credit Relevance for COFINS (ITMF_COF_RELEV_V), seguindo o caminho abaixo:

Post Contribuições 2.PNG

5) Defina se existe relevância para crédito de PIS na atividade de customizing Define Credit Relevance for PIS (ITMF_PIS_RELEV_V), seguindo o caminho abaixo:

Post Contribuições 3.PNG

6) Execute o programa Automatic Determination for SPED EFD-Contribuições (transação ITMF_CONTRIB_AUT_DET) para atualizar os campos do SPED EFD-Contribuições de acordo com as regras de customizing ou com a implementação da BAdI Determine NF Fields (BADI_ITMF_NF_FIELDS_DET).

 

 

Atividades opcionais no sistema ERP

 

1) Se as regras padrões definidas no programa Automatic Determination for SPED EFD-Contribuições não atenderem suas necessidades, implemente a BAdI Determine NF Fields (BADI_ITMF_NF_FIELDS_DET) para determinar novos campos da nota fiscal que sejam relevantes para o SPED EFD-Contribuições. Você encontra essa BAdI no caminho abaixo:

Post Contribuições 4.PNG

 

Atividades no sistema TDF

 

1) Execute as configurações descritas no capítulo Multiple Systems Configuration do guia de configuração, neste link: http://help.sap.com/tdf_br_10.

Post EFD 1.png

2) Atribua um alias para o serviço OData conforme descrito no capítulo Assign SAP System Aliases to OData Service do guia do administrador, neste link: http://help.sap.com/tdf_br_10.

Post EFD 2.png

3) Configure a estrutura organizacional.

Você encontra mais informações sobre estruturas organizacionais no SAP Help Portal, neste caminho: http://help.sap.com/tdf_br_10 -> Application Help -> English -> Declaration Services -> Maintain Organizational Structures.

 

4) Configure o período fiscal.

Você encontra mais informações sobre períodos fiscais no SAP Help Portal, neste caminho: http://help.sap.com/tdf_br_10 -> Application Help -> English -> Declaration Services -> Fiscal Period Maintenance.

5) Preencha as tabelas relacionadas ao SPED conforme descrito no capítulo CTR Extensions do guia de configuração, neste link: http://help.sap.com/tdf_br_10.

6) Defina o caminho lógico.

Você encontra mais informações na seção Define Logical Path do guia de configuração, neste link: http://help.sap.com/tdf_br_10.

Post EFD 3.png

7) Atribua todas as autorizações necessárias.

Você encontra mais informações sobre autorizações no SAP Help Portal, neste caminho: http://help.sap.com/tdf_br_10 -> Application Help -> English -> Authorization Checks for SAP TDF.

8) Desative o perfil /UI5/UI5_INFRA_APP/REP_DT_PUT de rastreamento de vírus para UI5. Assim você poderá fazer o upload de arquivos no Tax Obligation Monitor em UI5.

Existe uma atividade de customizing para definir os perfis de rastreamento de vírus neste caminho: SAP NetWeaver -> Gateway -> OData Channel -> Administration -> General Settings -> Define Virus Scan Profiles.

Post EFD 4.png

9) Execute o relatório SPED EFD-Contribuições. Você pode usar a transação /TMF/PCO ou seguir o caminho abaixo no SAP Easy Access:

Post Contribuições 5.PNG

10) Verifique no Tax Obligation Monitor se foi gerada uma entrada para sua execução do relatório SPED EFD-Contribuições.

  Você encontra mais informações sobre o Tax Obligation Monitor no SAP Help Portal, neste caminho: http://help.sap.com/tdf_br_10 -> Application Help -> English -> Declaration Services -> Tax Obligation Monitor.

 

 

Atividades opcionais no sistema TDF

 

1) Execute o relatório de pré-processamento /TMF/EFD_PRE_0205.

Você encontra mais informações sobre esse relatório na seção Reports for Addtional Functions do guia de configuração, neste link: http://help.sap.com/tdf_br_10.

 

2) Execute as seguintes atividades de customizing:

  • Define Types of Products and Services for EFD
  • Define Additional Information Code

Post EFD 6.png

 

Quaisquer dúvidas ou sugestões, entrem em contato.

 

Karla Reis

Time de desenvolvimento do TDF

 

 

 

To report this post you need to login first.

11 Comments

You must be Logged on to comment or reply to a post.

  1. valter fernandes

    Olá, estarei implementando o Bloco K e gostaria de algum material sobre como proceder. Em minha empresa o SPED Fiscal / TDF já estão ativos e agora quero ativar e rodas os registros do Bloco K.Poderia me ajudar com algum material de pesquisa? Abs

    (0) 
  2. Karla Reis Post author

    Oi Valter,

    A documentação sobre o bloco K ainda está em andamento. O que já temos publicado é um post sobre itens estatísticos.

    Assim que disponibilizarmos o restante da documentação, vamos anunciar aqui na comunidade, ok?

    Obrigada,

    Karla

    (0) 
  3. Marcos Passos de Oliveira

    Bom dia a todos!

    Parabéns pelos materiais, estão sendo muito valiosos para.

    Gostaria de uma ajuda:

    No caminho da SPRO do ERP, nas funções gerais da aplicação => Framework de Declaração de Imposto (Brasil), não encontro o nó SPED EFD-Contribuições para determinar a relevância de crédito para o Pis e a Cofins…

    Há alguma Business Function que deve ser ativada para isto aparecer na estrutura do customizing?

    Desde já agradeço.

    (0) 
      1. Marcos Passos de Oliveira

        Bom dia e obrigado pelo retorno Karen.

        Eu não encontrei no meu ambiente a business function LOG_TMF_INT_1_1, somente a LOG_TMF_INT_1 que já está ativa…

        Vou pedir ao Basis para validar novamente o installation guide e se necessário abrir um chamado na SAP.

        Marcos Passos

        (0) 
  4. Janessa Carmo

    Boa tarde!

     

    Gostaria de saber se essa BF’s LOG_TMF_INT_1 LOG_TMF_INT_1_1 é relevante para empresas que tem somente o REINF no TDF.

     

    Preciso saber se é necesário para REINF pois iria ativar as BF’s somente quando tiver projeto de SPED CONTRIB. E SPED FISCAL.

     

    Obrigada.

    Janessa Carmo

     

    (0) 
    1. Alexandre Moura

      Olá Janessa,

      estas BFs não são necessárias para utilização da solução REINF do TDF.

      A solução REINF é disponibilizada no add on do TDF e essas BFs habilitam funcionalidades no seu sistema de ERP.

      Att.

      Alexandre Moura

      (0) 
      1. Alexandre Moura

        Oi Janessa,

        apenas um complemento a minha resposta anterior.

        Na solução EFD-Reinf, para a leitura de alguns documentos fiscais que são carregados nos eventos, é utilizado o campo J_1BNFDOC-TMFREPDAT e esse campo é preenchido apenas quando a BF  LOG_TMF_INT_1_1.

        Os eventos que não utilizam nota fiscal não tem necessidade de leitura desse campo em especifico, ams os eventos que dependem de nota fiscal sim.

        Se for esse o seu cenário, deverá ativar esse BF que alem de habilitar o preenchimento automatico deste campo, também habilita alguns serviços.

        Para mais detalhes, pode consultar o Installation Guide a partir da página 9 através deste link:

        https://help.sap.com/doc/7ea3b5ee749543f7be1cc778c8caa72f/1.0.10/en-US/loiod5ce6c55ec077573e10000000a44538d_d5ce6c55ec077573e10000000a44538d.pdf

        Att.

        Alexandre Moura

        (1) 

Leave a Reply