TDF – Passo-a-passo para execução do SPED EFD-Contribuições
Olá pessoal,
Dando sequência à serie de guias passo-a-passo, seguem as configurações necessárias para execução do SPED EFD-Contribuições.
Atividades no sistema ERP
1) Ative a business function LOG_TMF_INT_1, usando a transação SFW5.
2) Execute o relatório ITMF_REPDAT_FILL.
Você encontra mais informações sobre esse relatório na seção Reports for Addtional Functions do guia de configuração, neste link: http://help.sap.com/tdf_br_10.
3) Defina o CFOP para o para o SPED EFD-Contribuições na atividade de customizing Maintain CFOP for EFD-Contributions (J_1BPIS_V_CFOP), seguindo o caminho abaixo:
Nota: Se você tiver mais de um company code, você precisa definir o CFOP que é relevante para o SPED EFD-Contribuições por company code. Você pode fazer essa configuração na atividade de customizing Maintain CFOP by Company Code for EFD-Contributions (J_1BPIS_V_CFOP2).
4) Defina se existe relevância para crédito de COFINS na atividade de customizing Define Credit Relevance for COFINS (ITMF_COF_RELEV_V), seguindo o caminho abaixo:
5) Defina se existe relevância para crédito de PIS na atividade de customizing Define Credit Relevance for PIS (ITMF_PIS_RELEV_V), seguindo o caminho abaixo:
6) Execute o programa Automatic Determination for SPED EFD-Contribuições (transação ITMF_CONTRIB_AUT_DET) para atualizar os campos do SPED EFD-Contribuições de acordo com as regras de customizing ou com a implementação da BAdI Determine NF Fields (BADI_ITMF_NF_FIELDS_DET).
Atividades opcionais no sistema ERP
1) Se as regras padrões definidas no programa Automatic Determination for SPED EFD-Contribuições não atenderem suas necessidades, implemente a BAdI Determine NF Fields (BADI_ITMF_NF_FIELDS_DET) para determinar novos campos da nota fiscal que sejam relevantes para o SPED EFD-Contribuições. Você encontra essa BAdI no caminho abaixo:
Atividades no sistema TDF
1) Execute as configurações descritas no capítulo Multiple Systems Configuration do guia de configuração, neste link: http://help.sap.com/tdf_br_10.
2) Atribua um alias para o serviço OData conforme descrito no capítulo Assign SAP System Aliases to OData Service do guia do administrador, neste link: http://help.sap.com/tdf_br_10.
3) Configure a estrutura organizacional.
Você encontra mais informações sobre estruturas organizacionais no SAP Help Portal, neste caminho: http://help.sap.com/tdf_br_10 -> Application Help -> English -> Declaration Services -> Maintain Organizational Structures.
4) Configure o período fiscal.
Você encontra mais informações sobre períodos fiscais no SAP Help Portal, neste caminho: http://help.sap.com/tdf_br_10 -> Application Help -> English -> Declaration Services -> Fiscal Period Maintenance.
5) Preencha as tabelas relacionadas ao SPED conforme descrito no capítulo CTR Extensions do guia de configuração, neste link: http://help.sap.com/tdf_br_10.
6) Defina o caminho lógico.
Você encontra mais informações na seção Define Logical Path do guia de configuração, neste link: http://help.sap.com/tdf_br_10.
7) Atribua todas as autorizações necessárias.
Você encontra mais informações sobre autorizações no SAP Help Portal, neste caminho: http://help.sap.com/tdf_br_10 -> Application Help -> English -> Authorization Checks for SAP TDF.
8) Desative o perfil /UI5/UI5_INFRA_APP/REP_DT_PUT de rastreamento de vírus para UI5. Assim você poderá fazer o upload de arquivos no Tax Obligation Monitor em UI5.
Existe uma atividade de customizing para definir os perfis de rastreamento de vírus neste caminho: SAP NetWeaver -> Gateway -> OData Channel -> Administration -> General Settings -> Define Virus Scan Profiles.
9) Execute o relatório SPED EFD-Contribuições. Você pode usar a transação /TMF/PCO ou seguir o caminho abaixo no SAP Easy Access:
10) Verifique no Tax Obligation Monitor se foi gerada uma entrada para sua execução do relatório SPED EFD-Contribuições.
Você encontra mais informações sobre o Tax Obligation Monitor no SAP Help Portal, neste caminho: http://help.sap.com/tdf_br_10 -> Application Help -> English -> Declaration Services -> Tax Obligation Monitor.
Atividades opcionais no sistema TDF
1) Execute o relatório de pré-processamento /TMF/EFD_PRE_0205.
Você encontra mais informações sobre esse relatório na seção Reports for Addtional Functions do guia de configuração, neste link: http://help.sap.com/tdf_br_10.
2) Execute as seguintes atividades de customizing:
- Define Types of Products and Services for EFD
- Define Additional Information Code
Quaisquer dúvidas ou sugestões, entrem em contato.
Karla Reis
Time de desenvolvimento do TDF
Olá, estarei implementando o Bloco K e gostaria de algum material sobre como proceder. Em minha empresa o SPED Fiscal / TDF já estão ativos e agora quero ativar e rodas os registros do Bloco K.Poderia me ajudar com algum material de pesquisa? Abs
Oi Valter,
A documentação sobre o bloco K ainda está em andamento. O que já temos publicado é um post sobre itens estatísticos.
Assim que disponibilizarmos o restante da documentação, vamos anunciar aqui na comunidade, ok?
Obrigada,
Karla
Agora já temos um post que fala sobre o Bloco K: https://blogs.sap.com/2016/11/08/tdf-bloco-k/
Bom dia a todos!
Parabéns pelos materiais, estão sendo muito valiosos para.
Gostaria de uma ajuda:
No caminho da SPRO do ERP, nas funções gerais da aplicação => Framework de Declaração de Imposto (Brasil), não encontro o nó SPED EFD-Contribuições para determinar a relevância de crédito para o Pis e a Cofins...
Há alguma Business Function que deve ser ativada para isto aparecer na estrutura do customizing?
Desde já agradeço.
Oi Marcos,
Sim, você precisa ter as seguintes business functions ativas: LOG_TMF_INT_1 e LOG_TMF_INT_1_1.
Karla
Bom dia e obrigado pelo retorno Karen.
Eu não encontrei no meu ambiente a business function LOG_TMF_INT_1_1, somente a LOG_TMF_INT_1 que já está ativa...
Vou pedir ao Basis para validar novamente o installation guide e se necessário abrir um chamado na SAP.
Marcos Passos
Sorry, eu errei o nome.
Muito obrigado Karla!
De nada! 🙂
Boa tarde!
Gostaria de saber se essa BF's LOG_TMF_INT_1 e LOG_TMF_INT_1_1 é relevante para empresas que tem somente o REINF no TDF.
Preciso saber se é necesário para REINF pois iria ativar as BF's somente quando tiver projeto de SPED CONTRIB. E SPED FISCAL.
Obrigada.
Janessa Carmo
Olá Janessa,
estas BFs não são necessárias para utilização da solução REINF do TDF.
A solução REINF é disponibilizada no add on do TDF e essas BFs habilitam funcionalidades no seu sistema de ERP.
Att.
Alexandre Moura
Oi Janessa,
apenas um complemento a minha resposta anterior.
Na solução EFD-Reinf, para a leitura de alguns documentos fiscais que são carregados nos eventos, é utilizado o campo J_1BNFDOC-TMFREPDAT e esse campo é preenchido apenas quando a BF LOG_TMF_INT_1_1.
Os eventos que não utilizam nota fiscal não tem necessidade de leitura desse campo em especifico, ams os eventos que dependem de nota fiscal sim.
Se for esse o seu cenário, deverá ativar esse BF que alem de habilitar o preenchimento automatico deste campo, também habilita alguns serviços.
Para mais detalhes, pode consultar o Installation Guide a partir da página 9 através deste link:
https://help.sap.com/doc/7ea3b5ee749543f7be1cc778c8caa72f/1.0.10/en-US/loiod5ce6c55ec077573e10000000a44538d_d5ce6c55ec077573e10000000a44538d.pdf
Att.
Alexandre Moura