FullSizeRender.jpg

No blog SAP Transportation Management – Utilizando Condições falei sobre o uso de condições no TM e agora vou comentar brevemente como utilizar o rastreador de dados para definir dados de entrada para condições.

O uso de rastreadores de dados em condições faz sentido se o dado a ser usado como entrada está armazenado em outro objeto de negócio como por exemplo, se você quiser ler alguma informação da TRQ para determinar um valor na ordem de frete ou quando precisar fazer associações dentro de um objeto de negócio com por exemplo ler as informações a partir da primeira parada da ordem de frete.

Você poderia usar uma classe para fazer isso, mas a vantagem de usar o rastreador de dados é que você elimina a necessidade de código ABAP, tratando desta forma via configuração e com maior performance.

* saiba mais sobre objetos de negócios no link abaixo:

SAP Transportation Management – Como Desenvolver

* TRQ é uma necessidade de transporte e o objeto /SCMTMS/TRQ pode representar uma OTR, DTR ou FWO.

Como implementar?

Você precisa definir um perfil de rastreador. O perfil define que dados devem ser lidos e como eles serão lidos.

Para criar um perfil de rastreador execute a seguinte atividade no customizing do SAP TM, SAP Transportation Management -> SAP Transportation Management -> Funções básicas -> Condições -> Definir perfil de rastreador de dados.

Vou usar como exemplo o rastreador que já vem definido no standard e que vincula a unidade de frete com a TRQ, definido como FU_TO_TRQ_ROOT.

Você precisa criar uma identificação para o seu perfil e no campo Nome BO informar o objeto de negócio que será o ponto inicial. No nosso exemplo será a raiz da unidade de frete no caso /SCMTMS/TOR. O objeto deve ser o mesmo definido no tipo de condição a ser usado.

Untitled.png

Uma vez definido o ponto de inicio você precisa definir o que será lido a partir deste. No nosso exemplo queremos ler a raiz da TRQ. Neste caso basta selecionar o perfil definido e abrir a pasta Etapas. Iremos definir então a associação (BO_TRQ_ROOT) da raiz da unidade de frete (/SCMTMS/TOR-ROOT) com a TRQ (TRQ_ROOT).

Untitled.png

Perfil de rastreador de dados criado! Agora o próximo passo seria definir o nosso perfil como entrada para uma condição.

Caso de uso

No nosso exemplo vamos criar uma condição para determinar o meio de transporte na unidade de frete conforme o tipo da necessidade de transporte.

Passo 1. Vamos definir o parâmetro de entrada que será o tipo da TRQ (/SCMTMS/TRQ_TYPE) relacionada a unidade de frete. Para isso execute a atividade no customizing do SAP TM, SAP Transportation Management -> SAP Transportation Management -> Funções básicas -> Condições -> Definição de acesso aos dados.

Entre com os dados conforme imagem abaixo.

Untitled.png

Passo 2. Execute a atividade no customizing do SAP TM, SAP Transportation Management -> SAP Transportation Management -> Funções básicas -> Condições -> Atribuir o tipo de condição a definição de acesso aos dados

Faça a atribuição do tipo de condição para determinação do meio de transporte a definição de acesso aos dados criada no passo anterior.

Untitled.png

Passo 3. No SAP Netweaver Business Client para SAP TM selecione Administração da aplicação -> Configurações Gerais -> Condições -> Criar Condição

Iremos agora criar uma condição para determinar o meio de transporte na unidade de frete com base em uma tabela de decisão que usa como entrada o tipo da TRQ relacionada.

Untitled.png

Passo 4. Entre com as informações conforme figura abaixo e clique em avançar

Untitled.png

Passo 5. Clique no botão Definição de acesso aos dados

Untitled.png

Passo 6. Adicione a definição criada no passo 1 e clique em voltar para definir os dados na tabela de decisão.

Untitled.png

Passo 7. Clique no botão para adicionar um registro na ta

Untitled.png

Untitled.png

Untitled.png

Untitled.png

Passo 8. Precisamos agora definir a condição ZMTR_UF no tipo da unidade de frete. Para isso execute a seguinte atividade no customizing do SAP TM, SAP Transportation Management -> SAP Transportation Management -> Planejamento -> Unidade de frete -> Definir tipo de unidade de frete.

Untitled.png

Agora… quando for criada uma unidade de frete do tipo IOT1 o sistema irá executar a condição ZMTR_UF. Caso a TRQ de origem seja do tipo FW01 o sistema irá então atribuir o meio de transporte 0001 – rodoviário.

Abraço

Eduardo Chagas

To report this post you need to login first.

3 Comments

You must be Logged on to comment or reply to a post.

  1. Fernando Da Ros

    Bom dia Eduardo,

    Mais e mais fico interessado pelo TM, e boa parte da culpa é sua pela qualidade de informação que tem provido à comunidade.

    Atenciosamente, Fernando Da Rós

    (0) 

Leave a Reply