Ativo Imobilizado – OABL Reinicialização de carga de Imoblizados & OAGL Reinicialização Depreciações
Introdução
O Go Live é a fase do projeto SAP onde o sistema é colocado em produção, durante o Go Live é executada diversas atividades de carga de informações dos sistemas legados.
Durante o processo de cargas por mais que seja planejado, testado e sempre existe algum problema devido a integridade da informação, erro humano e principalmente por que estamos desligando um sistema e ligando outro.
Neste artigo será demostra a reinicialização (excluir) da carga do ativo fixo(dados mestre e valores de aceitação) e das depreciações iniciais.
Caso de Uso
A empresa XPTO está implantando o SAP e você é o consultor responsável por fazer a carga do ativo imobilizado via LSMW, você executa sua atividade com sucesso.
Depois de algumas horas o key-user informar que ele trocou os ativos imobilizados do arquivo enviado para a carga e solicitar uma nova carga do arquivo correto. E agora?
Reinicializar a carga do imobilizado
Transação OBR3
O pré-requisito necessário para reinicializar a carga do imobilizado é que a empresa não esteja marcada como produtiva. Para verificar se a empresa está marcada como produtiva o é necessário acessar a transação OBR3. Quando a empresa está produtiva evita que os programas de eliminação reiniciem os dados.
Transação OABL
Você pode acessar essa funcionalidade pelo caminho SPRO->IMG->Contabilidade do imobilizado->Contabilidade do imobilizado->Preparação de produção-> Reinicializar empresa ou pela transação OABL.
Descrição dos campos relevantes:
Empresa: Código da empresa que deseja reiniciar os dados do imobilizado.
Só part.indiv.: Só elimina dados de movimento na empresa, não os registros mestre do imobilizado.
Transação OAGL
Você pode acessar essa funcionalidade pelo caminho SPRO->IMG->Contabilidade do imobilizado->Contabilidade do imobilizado->Preparação de produção-> Reinicializar depreciação lançada ou pela transação OAGL.
Descrição dos campos relevantes:
Empresa: Código da empresa que deseja reiniciar as depreciações lançadas pela AFAB/AFABN.
Conclusão
Apesar do processo de reinicialização dos dados do ativo imobilizado seja de grande utilidade, recomendo que essa solução seja executada com muito cuidado
para evitar perdas de informações no sistema produtivo.
No SAP no existem diversos programas para reinicializar de dados que iremos falar nos próximos artigos.
Para acelerar o acesso ao customzing utilize o menu (transação) ORFA que apresenta um resumo do SPRO para o imobilizado.
Obrigado a todos, caso alguém queira comentar fique à vontade.
Legal. Muito utíl durante a migração de dados. Se migrar errado é muito melhor jogar tudo no lixo do que sair arrumando cadastros entre centenas.
Abraço