Pessoal,

A SAP lançou na última semana a SAP Note 2152098 que habilita a utilização do EPEC (Evento Prévio de Emissão em Contingência – Nota Técnica NT2014/001), uma nova possibilidade de contingência, no ERP. Para os que utilizam como mensageria a solução SAP NF-e 10.0 (GRC), o Support Package 21 é obrigatório (SAP Note 2170295 – Verifique o post Support Package 21 for SAP Nota Fiscal 10.0).

Esta funcionalidade pode ser utilizada caso sua empresa enfrente problemas simultâneos de comunicação com os sistemas da SEFAZ, e de contingência (SVC), no momento de envio de um ou mais documentos de NF-e, por exemplo.

Durante o uso do EPEC, a solução de NF-e vai gerar um documento de NF-e com o campo tpEmis igual a “4” e o arquivo XML será criado via EPEC com informações básicas, como: UF, CNPJ e IE da empresa emissora da NF-e, UF, CNPJ ou CPF da empresa recebedora da NF-e, Chave de Acesso, valor total da NF-e, valor total do ICMS e valor do ICMS-ST. Lembramos que a DANFE deve ser impressa com a informação em Português “DANFE impresso em contingência – DPEC regularmente recebida pela Receita Federal do Brasil”.

Quando os problemas de comunicação com a SEFAZ cessarem, sua empresa deve enviar o documento NF-e original para os sistemas da SEFAZ utilizando a Chave de Acesso do documento gerado no processo do EPEC (caso você utilize o GRC, isso acontecerá automaticamente).

Também, para facilitar nos testes, criamos um programa Z no qual pode ser utilizado para simular que os sistemas do governo estão offline sem precisar mudar configurações em outros sistemas. Informações mais detalhadas sobre o uso dessa funcionalidade, incluindo um vídeo demostrando a sua utilização, podem ser encontradas na SAP KBA Note 2184726.

Note que a funcionalidade do EPEC é entregue para versão do SAP_APPL 605 (SAPKH60501) e superiores. A documentação sobre o uso do EPEC está anexada na SAP Note 2152098. Instruções sobre o teste da funcionalidade são apresentados no vídeo dentro do SAP KBA Note 2184726.

Abraço,
Equipe Suporte de NF-e

To report this post you need to login first.

16 Comments

You must be Logged on to comment or reply to a post.

    1. Renan Correa

      Oi Rodrigo,

      O EPEC será lançado somente para os release Ehp5 e/ou maiores. A SAP está desenvolvendo para os releases mais baixos ( 604 e inferiores ) apenas as mudanças legais obrigatórias, melhorias são desenvolvidas somente para os releases mais novos.

      att,

      Renan Correa

      (0) 
  1. Anderson Santos

    Boa Tarde,  Pessoal.

    Apliquei as notas, ativei a contingencia EPEC no monitor j1bnfe, tiramos o canal de comunicação do GRC do ar,  e mesmo assim o tipo de emissão campo TPEMIS, continua saindo com 1 =  normal.

    Aqui na empresa a  configuração de contingencia por local de negocio, campo TPEMISCONT esta como 7 SVC.

    Alguém tem alguma ideia do que pode ser?

    Att

    Anderson Takao

    (0) 
    1. Renan Correa

      Olá,

      Para testar o EPEC você seguis os passos da SAP Note abaixo?

      2184726 KBA [3.10] How to test the EPEC functionality [VIDEO]

      Você pode debugar a função J_1B_NFE_CHECK_ACTIVE_SERVER,  após o chamado da função remota /XNFE/SERVICE_STATUS_CHECK_NFE a tabela  lt_serv_status_response terá o TPEMIS retornado do GRC. Esse é um bom ponto para iniciar a análise.

      att,

      Renan Correa

      (0) 
      1. Luiz Cavicchioli

         

        Boa Tarde,

        Renan, estou com um problema semelhante no lado do ECC, estamos com o retorno de mensagem do tipo: Customizing error: XML version for message type 110140 not defined, retornado no Log do ECC.

        Porém no Ambiente SAP NF-e incluimos a configuração:

        Alguém teria alguma informação, do motivo do problema do retorno no SAP ECC? Pois devido a esta mensagem as interfaces não estão chegando no SAP NF-e.

        Agradeço a todos pela ajuda.

        Muito Obrigado,

        Luiz

        (0) 
          1. Luiz Cavicchioli

             

            Renan! Obrigado pelo retorno.

            Conseguimos efetuar o EPEC, porém no cenário que estou debugando a função temos que indicar o Sistema Logico.

            Conseguimos retornar o Evento corretamente, porém a NF-e fica na engrenagem e não atualiza de forma automatica, a unica forma esta sendo forçando, porém já estamos analisando a questão.

            Para a Parte do SAP PI é necessário além da adaptação do Tipo de Emissão = 4 nós cenários de Eventos a inclusão também para os Cenários de Emissão (BATCH e BATSR) esta informação confirma?

            Muito Obrigado,

            Luiz.

            (0) 
  2. Anderson Santos

    Bom dia

    Quando executo  o programa  J_BNFECALLRFC numeração de nota via se38 as notas são processadas  corretamente com o TPEMIS 1  normal, quando executo o programa via JOB o TPEMIS e executado  com  4,  já  debugamos  a  função  de  retorno e o  campo EV_EPEC vem  preenchido  com  X ….Alguém esta com  esse  erro?

    Att.

    Anderson Takao

    (0) 
    1. Alex Sandro Tavares Barbosa

      Alguém passou pelo problema de atualização na j_1bnfe_history?

      Aqui na empresa a EPEC é autorizada corretamente, porém a nota fica com etapa 3, como se tivéssemos que enviar novamente para SEFAZ. O erro ocorre, porque o sistema tenta incluir um registro duplicado na history.

      Agradeço qualquer ajuda.

      Abraço,

      (0) 
  3. Kelem Oliveira Rezende

    Olá Pessoal! Boa Tarde!

    Estamos passando pelo seguinte caso: geramos uma nota em contingência o EPEC foi aprovado, depois da SEFAZ retornar, foi gerado o XML da NF-e, e retornou com rejeição 319 – Contranota de Produtor não pode referenciar somente Nota Fiscal de entrada. (a rejeição também poderia ocorrer por diversos outros motivos). Tento estornar o documento fiscal, e o sistema gera mensagem de erro:

    NF-e 0000471732 not authorized, EPEC cancellation not possible

    Nº mensagem J1B_NFE467

    Alguém já passou por isso?

    (0) 

Leave a Reply