Resumo:

Com a transformação das cadeias de suprimentos em verdadeiras redes globais, o aumento da volatilidade da demanda e o número de produtos, a fragmentação da cadeia e o crescimento da quantidade de clientes, parceiros de negócios e fornecedores, o transporte comercial se tornou mais complexo. O SAP Transportation Management define a criação de um ambiente que simplifica, automatiza e interconecta os processos de transporte para melhorar, planejar, consolidar e otimizar todo o ciclo de vida de expedição, desde a criação dos pedidos até a entrega no destino, considerando as restrições legais, custos, tributos e penalidades. A partir destas características, o software reduz os custos de logística facilitando a interface entre o operador logístico e o cliente com a entrega do produto no prazo e na qualidade ofertada.

Palavras-chaves: Logística. Transporte. SAP. Expedição.

Introdução

O transporte comercial tornou-se um processo extremamente complexo que envolve redes mundiais de carregadores e prestadores de serviços logísticos onde movimentam matérias-primas, peças e produtos acabados ao longo do fornecimento global. Isto, combinado com as crescentes demandas de clientes para uma maior eficiência do transporte, requer uma maior precisão, velocidade, e flexibilidade para gerenciar todas as partes móveis (MOTTER, 2011).

O software SAP Transportation Management (SAP TM) oferece todas estas dimensões. Permite gerir toda entrada e saída de frete nacional e internacional em um ambiente integrado que fornece visibilidade no negócio e na logística de processos, oferecendo ferramentas para relatórios e análise.

O SAP TM pode planejar o transporte dos embarques para muitas ordens comuns, tais como vendas e ordens de compra, retornos e ações de transferências, gerenciamento de pedidos, pode criar, editar e confirmar as ordens de frete.

Conceito do SAP Transportation Management

O SAP TM é um software que apoia em todas as atividades relacionadas com o transporte físico de mercadorias de um local para outro (SAP, 2011). Sua rede de cadeia de fornecimento deve ser totalmente integrada para apoiar os processos transparentes globais e nacionais:

  • Gerir as necessidades de transporte e encaminhamento de encomendas, com o recebimento do pedido ou consulta de múltiplas fontes de demanda, onde apoia o ciclo de vida completo até a conclusão dos requisitos de transporte;
  • Gerenciar fretes e reservas;
  • Planejar as mercadorias e selecionar as operadoras;
  • Planejar as capacidades de recursos com as transportadoras;
  • Executar e monitorar as cargas;
  • Assentar e encaminhar as ordens de frete.

Além disso, O SAP TM apoia nas seguintes áreas:

  • Processo de integração – Integração a rede de cadeia de suprimentos para suportar a completa visibilidade e transparência para o transporte global e doméstica enquanto mede o processo com métrica;
  • Conformidade normativa – Validação e cumprimento legal internacional de regulamentos, bem como requisitos para as mercadorias perigosas;
  • Analítico – Integração com o relato e ferramentas de análise de desempenho e avaliação com análise e interpretação dos dados de transporte;
  • Tecnologia – Apoio ao crescimento e estabilidade de uma plataforma com base em padrões mundiais, tais como arquitetura orientada a serviços.

De acordo com Motter (2011), a funcionalidade do SAP TM a empresa poderá reduzir o custo total de todas as transferências e ao mesmo tempo maximizar o serviço ao cliente. As várias interfaces auxiliarão simultaneamente a planejar embarques únicos ou multimodais manualmente ou automaticamente, consolidar ordens, identificar os modos de transporte, determinar a entrega e a sequência pickup, e agendar transferências previstas.

A aplicação dá suporte a vários tipos de transporte e operações de comércio exterior. Integra-se com sistemas de codificação geográfica, como o GPS ou a radiofrequência, e incorpora indicadores próprios de gerenciamento do conjunto de ferramentas de Business Intelligence (BI) da SAP BusinessObjects embutidas na solução.

A aplicação SAP TM proporciona benefícios específicos para indústrias que produzem bens físicos e necessitam transportar matéria-prima e produtos acabados ao longo de toda a sua cadeia de distribuição, seja ela local, regional ou global.

Entre as vantagens que o softare oferece estão maior controle e redução nos custos de logística, além da otimização da eficiência da frota com base em uma boa programação. O SAP TM permite a colaboração on-line, onde é possível desenvolver o planejamento do transporte em conjunto com os prestadores de serviços logísticos (SAP, 2011).

Quanto à programação, a solução SAP TM também conta com a capacidade de reprogramação em tempo real, ou seja, se um veículo já está em seu destino e chega um novo pedido que esteja em seu trajeto, pode-se fazer a troca no sistema e o motorista receberá diretamente a modificação. Isto é possível graças à interligação com dispositivos móveis em poder dos motoristas.

A solução pode funcionar de modo independente, o que significa que as empresas que decidirem utilizar esta solução não necessitam ter uma instalação prévia da solução SAP ERP. Também é importante destacar a disponibilidade da opção RDS (Rapid Deployment Solution) para SAP TM: uma oferta pré-configurada que fornece a funcionalidade essencial e que se pode implantar com rapidez, custos controlados e baixo risco (SAP AG, 2013).

Conclusão

Os custos de transporte representam uma parte significativa do total de despesas logísticas, das empresas. O aumento da concorrência empresarial, das regulamentações por parte dos governos, e uma maior procura por flexibilidade nesta área, conduz a que as empresas procurem por soluções que lhes permitam minimizar custos e melhorar a qualidade do serviço prestado.

Os aplicativos permitem executar a otimização contínua da rota com base em eventos em tempo real, melhorar a utilização dos ativos, colaborar com os provedores de serviço de logística (LSPs) e apoiar os processos de liquidação e determinação do custo de fretes. Os aplicativos SAP ERP e SAP Supply Chain Management (SAP SCM) formam o componente básico da solução de gerenciamento de transportes do SAP.

O SAP TM associado ao SAP ERP proporciona integração na logística de transporte, garantindo rapidez, qualidade, integração e redução de custos no processo de expedição desde a venda até a entrega do produto ao cliente.

Bibliografia

MOTTER, Tim. SAP Transportation Management 8.0: Solution Details Presentation. EUA, 2011. Acesso em: 2013. Disponível em:

<http://scn.sap.com/docs/DOC-5492>.

SAP – Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados. SAP

Notícias Brasil, 2011. Acesso em: 2013. Disponível em: <http://brasil.newssap.

com/2011/08/12/sap-lanca-solucao-sap-transportation-management-na-americalatina/>.

SAP AG. SAP Transportation Management: Improve Transportation Readiness, Flexibility, and Agility. Acesso em: 2013. Disponível em:

<http://help.sap.com/transportationmanagement>.

To report this post you need to login first.

1 Comment

You must be Logged on to comment or reply to a post.

Leave a Reply