Após a execução do MRP, podemos identificar que um material não é planejado pelo MRP, ou seja, que o MRP não gerou ordens planejadas ou requisições para cobrir um determinado material.

Quando isso acontece, devemos seguir os passos abaixo para identificar a causa do problema:

1 – Analisar a Lista MRP

Recentemente escrevi o blog Why should I use transaction MD05 to analyze the MRP results? explicando porquê devemos analisar os resultados do MRP com a Lista MRP (transação MD05). A MD05 mostra os resultados da última execução do MRP e nos traz informações importantes para analisar este tipo de problema.

Nesta transação podemos verificar quando um material foi planejado pela última vez. Caso o material tenha sido planejado na última execução do MRP, devemos verificar se propostas de suprimento foram geradas (elas podem ter sido deletadas posteriormente) ou se alguma mensagem de erro interrompeu a execução do MRP para este material.

Abaixo segue um exemplo de mensagem de cancelamento que podemos encontrar na MD05:

MD05.PNG



2 – Verificar se existe uma entrada no arquivo de marcação para planejamento (planning file)

Sempre que um MRP válido é definido para um material na aba MRP1 do mestre de materiais, o sistema automaticamente cria uma entrada no arquivo de marcação para planejamento. Caso o MRP não esteja ativado para o centro ou se o material for criado por um programa Z, essa entrada não é criada.

Nesse caso, o material pode ser planejado nas transações de planejamento individual (MD02 ou MD03) mas não será planejado nas transações de planejamento global (MD01).

Se a entrada no arquivo não existe, podemos executar a transação MDAB para criar todas as entradas do arquivo de planejamento que não existem de um centro.


3 – Verificar se as flags NETCH e NETPL estão marcadas no arquivo de marcação para planejamento

Se uma entrada no arquivo de marcação para planejamento existe, porém o material não foi planejado na última execução do MRP, devemos verificar se os indicadores NETCH e NETPL estão ativos. Este material só será planejado pelo MRP com uma destas chaves de processamento se o respectivo indicador estiver marcado.

Estas flags são marcadas sempre que alguma alteração relevante para MRP acontece no sistema, por exemplo, a criação de uma ordem de vendas, de uma requisição de compra, um documento de material postado, etc… É importante ressaltar que, se nenhuma alteração relevante para MRP aconteceu desde o último planejamento, este material não será planejado novamente, a menos que a chave NEUPL seja utilizada.

Também é importante ressaltar que algumas alterações não são relevantes para MRP, como por exemplo, a conversão de uma ordem planejada em requisição (sem alteração de data ou quantidade), a conversão de ordem planejada em order de produção ou até mesmo um movimento de material se postado com referência a uma reserva na data planejada.

md21.PNG

4 – Desativar as exits EXIT_SAPMM61X_001 e EXIT_SAPLM61C_001.

Com estas exits podemos selectionar quais materiais serão planejados pelo MRP, portanto, se algum material atende todos os requisitos descritos acima e ainda assim não é planejado pelo MRP, devemos fazer um teste desativando estas EXITS.

To report this post you need to login first.

1 Comment

You must be Logged on to comment or reply to a post.

Leave a Reply