Caros amigos localizados,

Há quase 8 anos, no dia 31 de março de 2007, foi criado o LocalizationForum.com. A ideia surgiu de uma conversa de mesa entre o Bruno Terlizzi de Renzo e eu (Eduardo Rubia) . Na época trabalhávamos juntos no time de suporte de localização Brasil da SAP e nosso intuito foi oferecer um canal onde pudéssemos fazer o que hoje fazemos no SCN – ou seja, basicamente trocar ideias e compartilhar conhecimento sobre este universo paralelo chamado Localização Brasil.

Sentíamos que havia uma demanda latente para uma plataforma dedicada a este assunto, em português, onde consultores pudessem tanto publicar suas dúvidas quanto disseminar suas experiências. Em 2007 o SDN ainda estava começando, e não era tão popular no Brasil, de modo que rapidamente a iniciativa ganhou adeptos.

Evidentemente que não foi sem a valiosa ajuda de algumas pessoas-chave, dentre as quais precisamos citar o Rafael London (que sempre fez questão de abrir espaço para divulgar o fórum nos cursos do SAP Education) e o Carlos Wagner Moçatto (que desde o primeiro momento alimentou o fórum com um sem-número de contribuições e angariou muitos outros membros por onde passou). Sem eles, certamente não teríamos alcançado nosso objetivo.

Tal foi a receptividade da ideia pela comunidade SAP que até surgiram oportunidades de “monetizar” a iniciativa. Mas fomos fiéis a nossa ideia original e mantivemos o fórum gratuito – ou seja deixamos de ficar milionários por vocês (ok, nem tanto…), mesmo que para isso tenhamos suplicado para vocês clicarem nos links do ad-sense (desculpa aí gente, hehehe). Graças aos valiosos clicks patrocinados, em apenas 1,5 ano o site se auto-financiou e passou a andar sozinho.

Para entendermos o que conquistamos, seguem alguns números do nosso LF nestes 8 anos: até hoje foram trocadas por lá 13.661 Mensagens em 4.534 Tópicos por 5.451 Membros. A sala com mais assuntos foi a de MM (8.058 tópicos), seguida por NF-e (1.959) e SD/LE (1.207). O nosso recorde de usuários online foi em 11.10.2011, com 89 membros logados simultaneamente, e o tópico mais debatido foi “SAP NFE inbound”. Diariamente, foram criados ~20 novos tópicos e postadas ~22 mensagens. Quase não há perguntas sem resposta, sendo que o tempo médio da primeira resposta é de apenas algumas horas.

Nada mal, não?

Só que como se diz lá no interior, “o bonde anda” – e neste mesmo período, o SCN se tornou algo fantástico, inclusive para Localização Brasil. O SCN é hoje, de longe, a melhor fonte de informações “vivas” do mundo SAP. Dizemos isso sem medo de errar, pois além de contar com inúmeros canais de colaboração com focos específicos, o SCN desempenha um papel fundamental e determinante na aproximação da comunidade SAP com as fontes do conhecimento. E isso não só abarca, mas vai muito além da proposta original do LocalizationForum.

Temos muito orgulho da nossa criação, mas mais do que isso, temos muito orgulho de ser SAP. E diante desta nova realidade, sentimos que chegou o momento de nos despedirmos do LocalizationForum.com, e de reforçarmos o convite a todos os membros que ainda não o fizeram, para que migrem para o SCN.

A data para o encerramento do LF é 31 de março de 2015. Para consolidação do banco de dados, a partir de hoje as interações no fórum serão congeladas. Nosso intuito (se tudo der certo), é disponibilizar a base de tópicos para download, visando atender quem de alguma forma ainda depende de alguma informação contida lá. (PS: não se preocupem, pois apenas faremos isso se conseguirmos eliminar todos os dados pessoais da base).

Fica aqui o nosso muito obrigado a todos que participaram dessa história!

Eduardo Rubia

Bruno Renzo

*** UPDATE: Para quem está chegando agora do LF e está meio perdido, leia Pequeno manual de SCN para recém-chegados do LF 

To report this post you need to login first.

73 Comments

You must be Logged on to comment or reply to a post.

  1. Rodrigo Alves

    Eduardo/ Bruno….

    Devo muito (mas muito mesmo) ao Localization Forum. Para quem é da época sabe que por um bom tempo o LF foi a unica fonte de informação que tínhamos, e a mais fidedigna… Contei 34 links favoritos do LF na minha máquina, rsrsrs. Acho que sou o único consultor que tem soluções do LF impressas e encadernadas…rs! Imagino quanto tempo vocês se dedicaram pra viabilizar o LF mas enfim… Parabéns por toda dedicação, energia e tempo desprendido nessa empreitada.

    (0) 
  2. Eduardo Chagas

    Puxa… ๐Ÿ™ ๐Ÿ™ ๐Ÿ™ ๐Ÿ™ ๐Ÿ™

    Muito aprendi no localization forum!!! Depois me envolvi com NFe e ai tudo acontecia por aqui no SCN!!!

    Vocês… Rubia, Bruno, London e o Moçatto junto com o Henrique e o Da Ros me inspiraram a contribuir para comunidade aqui e lá (mesmo que timidamente)! Obrigado pela inspiração!

    Como bem disse o Rodrigo… foi por um longo tempo a única fonte em PT e sobre localização Brasil! Vcs desbravaram e ajudaram em MUITO diversos consultores e projetos Brasil a fora!

    Isso traz também uma responsabilidade agora para este forum… e espero que tenhamos cada vez mais pessoas contribuindo e compartilhando o conhecimento!

    Enfim… parabéns pelo trabalho que realizaram no LF! Podem ter certeza que tem muita gente grata no mercado pelo que vocês fizeram!!!!

    (0) 
    1. Bruno Terlizzi de Renzo

      Aê Edu,

      Então quer dizer que esse bando de cuecas são seus musos inspiradores??? Ui…

      Vê direito isso aí heim Karen Rodrigues

      Agora falando sério, o fórum aqui só deu certo por causa de pessoas como você que compartilham informação sem interesse e por convicção de que conhecimento nunca é demais.

      Abraços!

      (0) 
  3. Jose Nunes

    Eduardo/Bruno,

    Parabéns pelo trabalho pioneiro e por ter suportado esta comunidade por tanto tempo. Sei bem como é o desafio de manter uma comunidade/forum online de maneira independente.

    “So long, and thanks for all the fish!”    

    (0) 
  4. Wagner Martins

    Eduardo/Bruno,

    Gostaria de deixar meu obrigado a vocês e a todos que sempre fizeram deste site um lugar de amigos e principalmente de apoio a nós todos.

    Grande abraço a todos.

    (0) 
  5. Carlos Wagner Moรงatto

    Bom dia Eduardo, tudo bem rapaz ? espero que sim.

    Cara, é com certa tristeza que recebo a notícia do fim do LF, eu havia comprado a idéia, divulgando e ajudando o pessoal no que fosse possível e claro sendo ajudado também.

    Porém fica a alegria de ter podido compartilhar informações e receber também de nossos colegas.

    Obrigado por lembrar de mim neste momento, sem palavras para descrever o quão honrado fiquei com esta menção, e vamos na medida do possível migrar para cá e continuar a receber e dividir conhecimento.

    Obrigado também pelos cafés que tomamos algumas vezes quando tivemos oportunidade de nos juntar ali na SAP.

    grande abraço,

    Moçatto

    (0) 
    1. Eduardo Rubia Post author

      Tudo blz, meu amigo, e vc?

      A honra de ter podido contar contigo foi/é nossa!!!

      Também tomamos a decisão com um aperto no coração, mas estamos confiantes que foi uma mudança para melhor. No final das contas, centralizar o tópico no SCN vai contribuir muito para a comunidade SAP.

      Abração!

      PS: mudamos de prédio, mas ainda tem café! “Teje” convidado ๐Ÿ˜€

      (0) 
      1. Bruno Terlizzi de Renzo

        Moçattão,

        Realmente foi um privilégio contar com você lá. Afinal não é qualquer um que consegue pagar seus honorários… HAUHuahuHAUa.

        Uma coisa que eu sempre quis fazer mas nunca deu certo, era de fazer um evento físico, reunindo todos do Forum.

        Acho que nunca nos sentimos motivamos o suficiente exatamente pelo fato dos membros estarem espalhados pelo país/mundo e a vida louca que é ser consultor.

        Aqui no SCN os SITs são sempre cheios e muito legais!

        Abraços

        (0) 
        1. Carlos Wagner Moรงatto

          xi Buuunãoooo meus honários agora estão sob controle da nossa maravilhosa Consolidação das Leis do Trabalho… já não é mais a mesma viu.. kkkk

          Oh, não podemos deixar morrer a idéia de escrever o livro hein…

          filho ja tenho 1.. e por enquanto ta bom… kkk da muito trabalho..

          arvores e já plantei..

          só falta juntar o povo aqui e escrever um livro sobre localização…ai nossa saga sobre a terra estará completa…

          não vá beber muita cerveja ai e nem comer muito salsichão hein…

          grande abraço ..

          Moçatto

          (0) 
        2. Henrique Pinto

          Temos o SAP Inside Track com o pessoal do SCN de tempos em tempos. O foco geralmente é mais técnico pq o pessoal frequentador do SCN geralmente tem um perfil técnico. O Eduardo Chagas é um cavaleiro solitário. ๐Ÿ˜† ๐Ÿ˜† ๐Ÿ˜†

          Mas agora com a galera do LF vindo em peso pra cá, bem que poderia ter mais gente funcional (e mais apresentadores funcionais!) no próximo SIT!

          (0) 
                    1. Eduardo Hartmann

                      Depois da polêmica daquela apresentação, toda vez que tem essas conversas polêmicas (pró/contra governo, etc.) me da apresentação

                      rsrsrsrs

                      (0) 
    2. Sรฉrgio Donaire

      Parabéns a todos do FL, que com certeza fez parte da história do universo SAP no Brasil.

      Abraço especial ao amigo Carlos Moçatto, companheiro de vários projetos.

      Outro abraço especial ao colega do ITA, Henrique Pinto, que não conheço pessoalmente (ainda).

      Yeeeees.

      (0) 
      1. Carlos Wagner Moรงatto

        Grande Donaire, menino feio…

        Pois é rapaz… agora eu mudei de lado..virei cliente e to quietinho aqui…tirei o pé da loucura de consultoria e projetos(por enquanto rsrsrs)…pra acompanhar meu pequeno e amado filhote crescer…

        O Buuuunnnnãooooooo tem razão, a gente vai ficando mais velho, fica mais lento..naturalmente.. kkk e após a paternidade então ..ai ai ai.. basta dizer que nos dois dias de SAP Forum que eu fui… fiquei me arrastando com dores nas pernas depois.. hehehe

        abraço mulekão feio..

        Moçatto

        (0) 
  6. Eduardo Hartmann

    Eduardo, Bruno, Carlos e tantos outros colaboradores do LF: obrigado e parabéns pela dedicação e esforços no apoio da comunidade SAP.

    Com a centralização no SCN, espero que quem usava o LF possa usufruir e contribuir nesse (novo para alguns) espaço ๐Ÿ™‚

    abraços,

    Eduardo Hartmann

    (0) 
  7. Karen Rodrigues

    Ola Eduardo e Bruno!

    Uma pena decidirem encerrar o forum de localização pois foi, ou melhor,  é uma ferramenta muito util e valiosa.

    Parabéns para a equipe que participou deste espaço.

    Acredito que muitos documentos e informações de la podem vir a ser úteis e interessante serem migradas para este espaço, o que acham?

    Abraços e obrigada por todo conhecimento compartilhado e continuem por aqui !!!  ๐Ÿ™‚

    Karen Rodrigues

    (0) 
    1. Carlos Mocatto

      Oi Karen, boa tarde….

      Opa…se puder migrar pra cá e manter os topicos seria legar manter isto…

      Vai ai super Rubia..da teus pulos agora…

      [ ]´s

      Moçatto

      (0) 
    2. Eduardo Rubia Post author

      Karen/Moçatto,

      Essa ideia não está descartada. Na realidade, no “pior” dos casos iremos disponibilizar uma planilha “crua” com todas as mensagens.

      Mas pensando nessa mesclagem, há alguns desafios:

      – é preciso sanear a base dos tópicos, mantendo apenas aquilo que é relevante.

      – no caso de documentos, alguns já estão no SCN (os meus, pelo menos), mas há outros que são de autoria de terceiros e fora do formato de artigo do SCN. (É preciso convertê-los, mas daí, vai no nome de quem? Ou adotamos a máxima de que se “tá na net não tem dono”? ๐Ÿ˜ˆ )

      – …

      Aceito sugestões, e especialmente oferta de braços.

      Abraço!

      (0) 
      1. Carlos Mocatto

        Realmente tem ai uns bons desafios..

        cara vou responder por mim…os meus não vejo problema não de migrar sem ter a menção, não tem peso nem idade.. kkk pra ficar brigando por direitos autorais de docs feitos pra comunidade no geral…

        mas ai entra uma questão intima..e pode ter colegas que prefiram ter o nome no doc..etc…

        qtos docs teriamos hoje la ? migrar como um tópico unico por modulo como estava la nao pode ser ? os moderadores globais do SCN nao abririam mao deste formato em beneficio da comunidade , ja que tinhamos la uma baita ferramenta antes do SCN ?

        Moçatto

        (0) 
      2. Henrique Pinto

        Se quiserem, posso por em contato com o pessoal do SCN que pode tentar ajudar a fazer esse merge/migracao.

        Mas acho que migrar como discussion vai ser dificil, pois tem toda a questão de metadados (espaço, usuários, tags, etc.) que não vão bater de cara, e fazer esse saneamento vai ser um parto. Talvez fosse mais interessante pegar as top soluções e criar como Documents aqui no SCN. Se vcs tivessem um monte de PDF, acho q o pessoal do SCN consegue automatizar esse upload.

        (0) 
        1. Bruno Terlizzi de Renzo

          Oi Henrique,

          Temos 176 MB de anexos que podem ou não ser relevantes. Isso é que é complicado.

          Mas se quiser podemos marcar um dia pra falar com o pessoal do SCN e mostrar como as informações dos posts e anexos estão organizadas.

          Abraços

          (0) 
  8. DAVID MEDEIROS

    Olá galera,

    Gostaria de aproveitar o momento e agradecer ao LF e aos mentores desse fórum que contribuiram não somente para uma ajuda para os problemas SAP, mais contribuiram com certeza para a carreira e sucesso de muitos consultores principalmente para a minha. Com certeza vai fazer falta, mais creio que a SCN vai conseguir suprir essa necessidade como já vem acontecendo, espero tentar contribuir mais para o fórum scn….

    Enfim, um grande abraço à todos e obrigado por tudo.

    (0) 
    1. Eduardo Rubia Post author

      Muito obrigado, David! Assim que a turma do LF se ambientar com o SCN, esse sentimento vai mudar e vc vai ver que a mudança foi pra melhor!

      (0) 
  9. Henrique Pinto

    Demorou! ๐Ÿ™‚

    Desde 2009 quando o SCN em Pt-BR surgiu que tento convencer o Bruno Terlizzi de Renzo de trazer o pessoal do LF pra cá, mas acho que como vc falou, cada um teve seu espaço e função na linha do tempo. O fato de não terem querido monetizar em cima demonstra o caráter, integridade e seriedade do trabalho!

    Abs,

    Henrique.

    (0) 
  10. ร‰rico Basilio

    Mestres Jedi,

    essa foi sem duvida a pior noticia SAP de 2015. O Localization Forum é uma fonte imensuravel de conhecimento e informação. Sei que nao tenho o direito de exigir nada mas se pudesse ao menos manter o site no ar ate o meio do ano, para consulta e tambem para irmos nos acostumando com sua morte lenta, acredito que a maioria ira concordar ser melhor.

    Por mais que o SCN tenha melhorado e muito nos ultimos anos, ele ainda esta anos luz do LF no quisito localizacao Brasil.

    #ficaadica    

    (0) 
    1. Eduardo Chagas

      Oi Érico

      O SCN jamais foi fechado ou exclusivo de um grupo. Pelo contrário… o desejo de quem ajudou a fazer o SCN PT crescer sempre foi atrair mais pessoas pra cá não somente para se beneficiarem da informação mas principalmente para colaborarem com toda comunidade.

      Se estamos a anos luz do LF isso se deu porque lá já era uma referência de longa data em localização e quem procurava por informação sempre caia lá. Raríssimas eram as perguntas na área de business suite aqui no SCN. Por outro lado o SCN está a anos luz do LF no que diz respeito a NF-e.

      Você pode não acreditar mas por incrível que pareça… mesmo com o google pouca gente no mercado conhece o SCN!

      O lado positivo disso é que tudo nos leva acreditar que teremos uma nova fase no SCN! ➕ energia! ➕ informação! ➕ colaboração!!! ๐Ÿ˜Ž

      ———————————————————————————–

      Convido a todos para participarem! Colaborem! Compartilhem!

      Quem escreveu algo no LF ou achar alguma informação interessante a ser compartilhada aqui… será muito bem vinda! Se não foi você quem criou… lembrem-se de dar os créditos conforme o pessoal falou acima.

      Abraço

      Eduardo Chagas

      (0) 
      1. ร‰rico Basilio

        Entendo seu ponto porem o ponto principal continua: o LF hj tem muito (e bota muito !) mais conteudo sobre localizacao Brasil que o SCN. E para que ambos se nivelem, levara tempo, por isso a sugestao de manter o LF ao menos como repositorio de consulta, ao menos até termos um posicionamento de como será a migracao do conteudo LF para o SCN.

        Lembrem-se que não somente os anexos mas muitos comentarios lá tem valor inestimavel, inclusive os erros, que serviram e ainda servem como licoes aprendidas.

        PS: Ainda estou me ambientando ao SCN no quisito forum porem a estrutura que existe hj no LF me parece bem interessante e poderia ser replicada para cada, com subdivisoes entre os modulos e os topicos Não Localizacao.

        (0) 
          1. Carlos Wagner Moรงatto

            Pessoal,

            vamos a prática…

            como fazemos para criar documentos no novo SCN ? eu a um tempo atrás tentei criar um doc com telas, porém não consegui inserir as telas e acabei não colocando-as no topico que criei.

            Temos um “BPP” de como criar um novo documento ? no meu caso, o que não consegui entender é como fazer para upload de imagens ou como fazer ja upload de um document de word pronto.

            Outro ponto,  consigo chegar nos topicos BR por pesquisa, qual o caminho no SCN para os chats relevantes para o BR ?

            abraço a todos e boa seman.

            Moçatto

            (0) 
            1. Henrique Pinto

              Vamos lá.

              Busca é um tema chato no SCN… A engine nativa é integrada à busca corporativa da SAP e faz busca em todos os sites sap.com. Vc pode até filtrar pra buscar só no SCN, porém ainda assim a engine não é tão efetiva. Recomendo não reinventar a roda e usar o melhor search engine do mundo pra buscar tb no SCN. ๐Ÿ™‚

              Eu geralmente faço só uma busca simples no Google mesmo: coloco “site:scn.sap.com <termos_que_quero_buscar>” (sem as aspas) pra buscar em todo o SCN. Outra possibilidade é usar a custom search page que criaram no Google pro SCN:Custom Google Search for the New SCN

              Com relação à criação de conteúdo no SCN, primeiro vc precisa entender a estrutura.

              O SCN é orientado a espaços e subespaços, separados por tema. O espaço da comunidade em Português é: Comunidade SAP em Português (Portuguese Language Community). Dentro dela, existem subespaços por tema específico. Os mais relevantes pra temas de localização são:

              SPED & NF-e

              Aplicações do SAP Business Suite (SAP Business Suite Applications)

              A próxima dúvida que vc pode ter é que tipo de conteúdo criar: discussion, document ou blog. Esse documento pode ajudar a entender melhor: The Difference between a Discussion, Blog Post, Document and Wiki (ignore Wiki, esse foi/está sendo descontinuado).

              (0) 
              1. Henrique Pinto

                Ah, uma outra dica. Se vc já sabe que espaços/subespaços vc quer acompanhar, vai na página desse espaço/subespaço e clica em “Track”. Agora, todos os conteúdos desse espaço vão aparecer na sua página de Communications (link à direita no seu menu superior). Link direto: http://scn.sap.com/communications

                Eu uso o communications como meu “inbox” do SCN.

                (0) 
        1. Henrique Pinto

          E ainda tem gente que acha que o que tem valor nas comunidades online é a interação entre os membros e que se aprende mais colaborando do que fazendo busca!!! Que bando de otários. ๐Ÿ˜ ๐Ÿ˜ ๐Ÿ˜

          Se você quer apenas uma base de consulta, recomendo fazer um crawl do LF e salvar na sua maquina. Se você quiser uma comunidade colaborativa onde se aprende e se devolve à comunidade colaborando de volta (PayItForward), então bem vindo ao SCN! ๐Ÿ™‚ #fikdik

          (0) 
        2. Eduardo Rubia Post author

          Érico, primeiro de tudo, muito obrigado MESMO pela sua admiração ao trabalho realizado no LF. Da mesma forma, obrigado pela sua colaboração com o LF – lembro de suas atuações por lá, que certamente ajudaram muitas pessoas.

          Sobre seu pedido de estender a disponibilidade do LF até meio do ano, peço desculpas, mas não será possível – por uma série de fatores.Reconheço que avisamos muito em cima da hora, mas essa decisão de comunicação também se deu para não alimentar um lobby contrário à nossa decisão.

          Veja, nós realmente queremos que o SCN se torne o repositório central de conhecimento e colaboração também em Localização do Business Suite (como já o é em praticamente doas as demais áreas de especialidade). E isso não acontecerá tão facilmente se trabalharmos num esquema de concorrência ao invés de parceria.

          Como relatei na historinha ali em cima, o LF cumpriu seu papel ao ocupar um gap no mercado, durante o período em que o SCN não tinha essa pujança atual no segmento de localização. Felizmente, essa fase acabou, e nada mais valioso à comunidade SAP que a unificação.

          Saiba que entendo perfeitamente seu sentimento. Apesar de nosso “desprendimento” com a criação, sabemos que o LF serve sim como base para centenas de consultores – por isso que estamos trabalhando em disponibilizar a base para download (aguarde notícias). Porém, como em toda mudança, passamos primeiro por um processo de adaptação, depois por uma curva de aprendizado até que, por fim, passamos a colher os frutos. Isso é muito fácil de entender porque, afinal, esse ciclo é parte intrínseca do nosso trabalho como consultores, certo?

          Pra fechar, peço que receba a notícia do fim do LF não como um abandono da comunidade, mas sim (como bem disse o Eduardo Chagas) como um passo em direção a uma nova fase na integração do conhecimento de localização Brasil.

          Seja bem-vindo!

          (0) 
          1. ร‰rico Basilio

            Eu que agradeço uma vez mais a voce, o Renzo, o Moçatto e tantos outros que disponibilizaram tempo e conhecimento com o simples objetivo de compartilhar e ajudar aos outros, eu incluso. Como diz o ditado: “Conhecimento nao tem valor se nao for compartilhado”.

            Eu acho super valido a migracao para o SCN e me disponho a ajudar a criar alguns topicos que ajudo bem interessantes e estao no LF. Sei que muitos outros tem a mesma disposição (o proprio Moçatto já se manifestou a respeito). O tempo vai ser curto e talvez nao de para migrar tudo como gostariamos mas, afinal, quem trabalha com projeto SAP já vivenciou coisa parecida, nao ??? KKKK.

            Fica aqui mais uma vez meu muitissimo obrigado a vcs pela ideia do LF, pela contribuicao, pela não monetização, etc. Só a titulo de curiosidade, saiba que o LF nao é um sucesso somente entre nos brasileiros mas tambem em algumas consultorias indianas. Trabalhei num projeto onde o DC na India colocou uma equipe dedicada a aprender a LF Brasil para suportar clientes aqui e a fonte de conhecimento principal deles, alem do material SAP, era o proprio LF (e muito google translator). Isso so demonstra como o trabalho de vcs inspirou e inspira muita gente por ai afora.

            Qualquer ajuda que voces precisarem no tocante migração do LF para o SCN, estou as ordens. Irei abraçar o SCN da mesma forma que o LF. Como estou quase sempre nas reunioes do SIG Localizacao, se alguem quiser discutir sugestoes, melhorias, etc. para termos o SCN ainda melhor as nossas necessidades brasileiras, ficarei as ordens.

            Abs,

            (0) 
            1. Eduardo Rubia Post author

              Nossa, essa aí eu não imaginava! Coitados dos indianos, tendo que aprender localização na marra, com google translator…

              Bom, já que vc ofereceu ajuda, vou aceitar. Algo que pode fazer para ajudar na migração é espalhar a notícia e pedir para que mais consultores adiram ao SCN e passem a colocar as questões aqui. Tão logo atinjamos um conteúdo farto em subáreas, podemos avaliar junto aos moderadores a criação salas dedicadas a cada tópico. Lembrando que aqui no SCN eu sou apenas “mais” um colaborador, e que quaquer mudança estrutural precisa do aval dos responsáveis de cada espaço.

              Abs!

              (0) 
  11. Eduardo Chagas

    Então vamos lá… hehehehe

    Infelizmente copiar e colar do word não funciona para as imagens. Você vai ter que salvar o arquivo e depois importar para o texto usando o botão (maquina fotografica) da barra de ferramentas. O mesmo para video.. adicionar links..

    Screen Shot 2015-03-30 at 11.48.21 AM.png

    Um breve resumos… Blogs são mais voltados para discutir um assunto, idea, divulgar algo…

    Documentos são usados para apresentar um passo a passo de como fazer determinado processo, configuração… Não que isso seja lei! O legal do documento é que você pode dar direito a outras pessoas editarem o mesmo. Como fosse uma wiki!

    Quanto a busca… eu sinceramente acho melhor ir pelo google! ๐Ÿ˜† ๐Ÿ˜† ๐Ÿ˜† ๐Ÿ˜†

    Sempre coloco… “SCN SPED” “SCN PORTUGUESE” “SCN TRANSPORTATION”…

    Esse link tem otimas informações…

    http://scn.sap.com/community/getting-started

    Abraaaaaço!

    (0) 
        1. Eduardo Chagas

          Rubia… vc pode criar um doc e compartilhar para complementarmos se for necessário.

          Henrique comentou um ponto que acho importante neste welcome blog. PayItForward!

          (0) 
            1. Eduardo Chagas

              Rubia

              Acho que vc me enviou uma private msg e não sei onde foi parar…

              Vc pode criar como docto… depois que vc salvar verá que tem a opção de fazer colaboração.

              Screen Shot 2015-03-30 at 2.18.05 PM.png

              (0) 
  12. Gustavo Gonรงalves

    Não poderia deixar de saudar os idealizadores e dizer que grande parte das soluções dos meus problemas e conhecimento sobre localização Brasil, teve sua base fundamentada no Localization Forum.

    Obrigado por investirem tempo, dinheiro e conhecimento.

    Forte Abraço

    Gustavo Gonçalves

    (0) 
  13. Antonio Barbosa Amorim

    Comecei a usar o LocForum à partir de 2008 e sempre obtive resultados positivos na procura de solução dos meus problemas, as vezes era só uma luz que eu precisava! Em paralelo já usava o antigo SDN que como o Rubia citou foi ganhando mais conteúdo ao longo dos anos e se tornou uma grande fonte de informações como conhecemos hoje, o SCN!

    Parabéns Rubia e Renzo pela criação e manutenção do LocForum, Moçato com as dicas mágicas e London, através do qual tomei conhecimento do site e onde em algumas ocasiões tive a oportunidade de ajudar alguns colegas de trabalho.

    Sem dúvida o SCN já é e será tão bem utilizado quanto foi o LF.

    Abraços a todos

    Antonio Amorim

    MM SAP Consultant

    (0) 

Leave a Reply