TDF – Escrituração Contabil Fiscal (ECF)
O que é o ECF?
Escrituração Contábil Fiscal (ECF) é uma nova obrigação que faz parte do projeto SPED. Através da Instrução Normativa RFB 1.422/2013 ficou estabelecido que a partir do ano-calendário de 2014, todas as pessoas jurídicas, inclusive as equiparadas, deverão apresentar a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) de forma centralizada pela matriz.
No caso de pessoas juridicas que forem sócias ostensivas em sociedade de cota participação (SCP), a ECF deverá ser transmitida separadamente para cada SCP, além da transmissão da ECF da sócia ostensiva.
O sujeito passivo deverá informar, na ECF, todas as operações que influenciem a composição da base de cálculo e o valor devido do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
A obrigatoriedade a que se refere este artigo não se aplica:
– às pessoas jurídicas optantes pelo Simples Nacional;
– aos órgãos públicos, às autarquias e às fundações públicas;
– às pessoas jurídicas inativas de que trata a Instrução Normativa RFB nº 1.306, de 27 de dezembro de 2012;
– às pessoas jurídicas imunes e isentas que, em relação aos fatos ocorridos no ano-calendário, não tenham sido obrigadas à apresentação da EFD Contribuições, nos termos da Instrução Normativa RFB nº 1.252, de 1º de março de 2012.
Quanto ao envio, a ECF será transmitida anualmente ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) até o último dia útil do mês de setembro do ano seguinte ao ano-calendário a que se refira.
Casos especiais de entrega do ECF:
As pessoas jurídicas ficam dispensadas, em relação aos fatos ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2014, da escrituração do Livro de Apuração do Lucro Real (Lalur) em meio físico e da entrega da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ).
A não apresentação da ECF pelos contribuintes que apuram o Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica pela sistemática do Lucro Real, ou outra, acarretará a aplicação, ao infrator, das multas previstas no art. 8º-A da Lei 12.973, de 13 de maio de 2014 ou art. 57 da Medida Provisória n 2.18-35, de 24 de agosto de 2001.
Como o TDF trata o ECF?
Fonte: SAP
Fonte: SAP
Esta estrutura possui os dados do CNPJ matriz, filial e o CNPJ raiz que é o centralizador dos dados do ECF.
Fonte: SAP
O CNPJ raiz tem dados relevantes para o registro 010 do bloco 0.
Fonte: SAP
Geração de template Excel
O TDF não faz os cálculos do IRPJ e da CSLL pois verificou que apenas 30% dos dados necessários estão no ERP e restante é controlado fora do SAP.
A SAP procurou uma forma de atender os blocos M ao Y flexibilizando para o cliente disponibilizando uma estrutura para preenchimento dos dados em excel para carregar para o TDF.
Para facilitar o preenchimento da planilha excel, o nome da tabela e os respectivos campos correspondem aos nomes que constam no manual de orientação.
Geração de Template Excel
Fonte: SAP
Upload do Excel
Após realizar o preenchimento do excel é possível fazer o upload do arquivo. A interface da solução foi desenvolvida em UI5. Ao realizar o upload, o sistema demonstra um log onde consta se o arquivo foi importado sem erros.
Fonte: SAP
Questionário
A solução disponibiliza um questionário que preenche os dados referente ao registro 020 do Bloco 0.
Questionario
Fonte SAP
Check list
Funcionalidade que permite mapear as etapas que precisam ser executadas para gerar o ECF. Permite customizar perguntas ou etapas do processo que são necessárias na geração do ECF e cada área responsável preenche se a etapa foi concluída ou não. Importante observar que caso uma das etapas não sejam realizadas, o sistema bloqueia a execução do processo até que tudo esteja ok.
Fonte: SAP
Tela de seleção: execução do relatório (report)
Neste local é gerado o arquivo do ECF, permitido visualizar o arquivo no layout txt.
Fonte: SAP
TOM – Monitor de obrigações fiscais
Permite armazenar os arquivos gerados pelo sistema e que são relevantes para a escrituração, tais como: recibos submetidos ao PVA, memórias de calculo, etc).
O ECF pode ser carregado com informações do ECD (para atender o bloco C e E) e armazenados novamente no TOM.
Fonte: SAP
Fonte: SAP
Visão técnica do TDF – Banco de dados e views
O SAP Hana é o banco de dados e o processador da informação no TDF.
As informações são agrupadas no CTR e possui nomenclatura clara e que correpondem a informação e não mais nomes técnicos.
As views do ECF vão consumir a camada do CTR e formatar de uma forma que os próprios registros do ECF sejam gerado, ou seja, grande parte do processamento acontece na camada Hana dando ganho de performance.
Fonte: SAP
Fonte: SAP
Execução do relatório e geração do arquivo
Pode ser executados os relatórios e a geração do arquivo do ECF numa tecnologia compatível com UI5, que ira fazer um acesso a camada Netweaver. Fazendo esta comunicação as paginas UI5 comunicam com o SAP Netweaver Gateway, onde são desenvolvidos todos os serviços propriamente ditos dentro do Netweaver. O Netweaver Gateway vai tranferir estas requisições das paginas do UI5 para abap onde e feito o job de execução do relatório ECF. Os arquivos são gerados e transferidos para o servidor de obrigações fiscais (TOM).
Fonte: SAP
Quando se fala na execução do relatório, o programa abap comunica com o Hana e vai executar a leitura das views. O programa abap é responsável por ordenar e compactar os dados de acordo com a requisição do governo para o ECF.
Fonte: SAP
Views
Utilizando um esquema mapping, possível fazer o mapeamento das informações indicando qual e o sistema do TDF e qual é o sistema do ERP.
Fonte: SAP
Conforme comentado, abaixo segue as views do ECF, os nomes foram alterados para uma descrição fácil de identificar e não mais com nomes técnicos.
Fonte: SAP
Vide nota SAP de anuncio: 1893891 e 2072250
Blog criado com referencia ao webinar da SAP, link: https://www.youtube.com/watch?v=1iH7qDea_pc
Fiquem a vontade pra complementar informações!!! 🙂
Abraços,
Karen Rodrigues
Bom dia,
Muito bom o documento, tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas!
Sucesso e Bons Negócios !
Artur
Parabéns mais uma vez Karen. Ficou muito bem explicado. \o/
Recomendo também assistir o webnar do Bruno Ogusuko/ Daniel Koga sobre o tema pois vale muito a pena. 😎
SAP Tax Declaration Framework - ECF - YouTube
Este é o primeiro webinar sobre o ECF!!!
Faltou comentar o Marcos Cava que apresenta parte técnica da solução. 😉
Abraços!!!
SHOW!! Muito Obrigado! 🙂
Excelente trabalho! Parabéns!
Mandou bem mais uma vez Karen!
E obrigado pelas dicas em primeira mão! 😉
Abraços
Eduardo Hartmann
Excelente, Karen.
Hi Karen,
Sera que precisamos tener HANA, a fim de usar SAP TDF? Nossa empresa tem package 23. Quais are our options?
Obrigada pela ayuda 🙂
Hello Laura
Yes. The standard SAP solution for ECF will only be delivered in TDF and you need to have HANA platform installed. In addition to that, the following prerequisites are mandatory:
- SAP HANA 1.0 SP07
- SAP NetWeaver 7.4 on SAP HANA
- SAP HANA Studio
Please check the OSS Notes available for ECF TDF on service.sap.com/notes.
All the best,
Fabio Amparo
Muito obrigada, Fabio!
So if we nao temos HANA, teriamos de produzir o archive de alguna forma, correto? Com o desenvolvimiento ABAP?
Yes, that's correct!
In our company the development will be done in ECC in ABAP. We're estimating a project timeline of 4 months, including BBP, Functional Specification, Coding and Testing.
We could get on this smaller time because several blocks of the solution are not applied to our business characteristics.
I hope this context helps.... 🙂
Laura, just an addendum:
Is is also necessary to have SAP TDF with SP03 implemented. If you choose to go this way be aware that there's a SAP Note correction released yesterday that you should consider:
2143480 - TDF - Conversion error in accounting planning related/dependent registers (EFD, ECD, ECF) after SP03
All the Best,
Fabio Amparo
Thank you Fabio.
I really doubt that my company will take the HANA way. We are just started to work on this project and still recovering from NFe 3.10. I have connected with you via LinkedIn. If you don't mind, I would be interested in sharing knowledge on this issue. We are just beginning to setup a project for ECF.
Best Regards,
Laura Phanhthourath
Ok Laura, no issue.
[editado pela moderação]
Regards,
Fabio Amparo
Fabio Amparo
Neste espaço deve ser utilizado em português. Você pode direcionar para os espaços em inglês ou então indicar a pessoa para usar o google translator.
Também não é permitido colocar dados de contato nas discussões, blogs ou documentos! O maximo que pode ser informado além do seu nome é o seu twitter.
Se quiser você pode preencher essas informações no seu perfil e deixar aberto para que as pessoas que desejarem entrem em contato com você.
Grato pela compreensão
Eduardo Chagas
Olá Eduardo
Realmente não sabia destas regras. Vou ficar mais atento aos próximos posts.
Obrigado.
Boa tarde, Karen
Desculpa a pergunta mas fiquei confuso.
Para implementar o ECF é necessário SAP Hana?
O Sap standard tem a solução ?
Obrigado,
Artur
Oie,
No ERP não há solução de ECF.
A solução de ECF somente foi desenvolvida para o TDF, que por sua vez exige o HANA.
att,
REnan Correa
Obrigado, pelo retorno.
Fabio Amparo interessante suas considerações. Sou consultor ABAP e tenho atendido demandas de ECF, gostaria de falar com você p/ obter algumas informações a respeito. Parece que não podemos passar o contato aqui, só o twitter, então se possível me adiciona no twitter @wagduavila .
abs
Wagner
Olá Wagner
Não tenho twitter. Me adicione no linkedin e podemos nos falar por lá.
Abs,
Como te acho no Linkedin ? rs
Olá Pessoal,
Estou em um Projeto do Bloco K que precisa integrar SAP com Mastersaf para a geração do arquivo e, toda informação é de grande valia.
Saberia me informar se tem SAP Note para ser aplicada de forma predecessora, mesmo que façamos interface com o Mastersaf?
Desde já obrigado,
Edison Moraes Neto
Oi Edison.
Eu acho que você sem querer postou no lugar errado a sua pergunta.
Existe um especifico sobre o bloco K
https://scn.sap.com/thread/3603142