A nota: “2079020 – BR – Free of charge functionality” implementa o recurso e trás algumas modificações no “Só imposto” estas mudanças esterei descrevendo neste documento, em outro documento estão descritas as novas funções do “Free of Charge functionality” SAP Business One 9.1 – Gratuito (parceiro de negócios) – Entendendo as novas funcionalidades, isto tudo está disponível a partir da PL02 do SAP Business One 9.1.

 

SÓ IMPOSTO

 

Realizando uma operação normal no SAP Business One 9.0:

Em uma operação normal de Nota Fiscal de Saída (vide print a seguir), são realizadas as contabilizações:

1. No ativo “Créditos de Clientes” é realizado um débito, gerando os títulos (CR) contra o cliente.

2. No passivo são contabilizados à crédito os “Impostos a Recolher”

3. É contabilizado à credito as Receitas

4. É contabilizado o crédito nas contas de estoque, efetivando a saída (baixa do estoque)

5. A apropriação dos custos registrando um débito nas contas de custo.

6. Por último é realizado a redução da receita com um débito nestas contas, referente aos impostos sobre a operação.

NFdeSaída90Normal.png

Realizando uma operação “Só imposto” na versão 9.0

O mesmo lançamento se marcado “Só Imposto” na linha resulta no lançamento contábil a seguir (vide print a seguir), que faz as seguintes contabilizações:

1. NÃO é gerado o contas a receber contra o parceiro de negócios, valido somente se não houver impostos não inclusos no preço, se houver IPI ou ST continuará sendo gerado o contas a receber (no print abaixo, NÃO HÁ impostos NÃO inclusos no preços como IPI ou ST).

No passivo são contabilizados à crédito os “Impostos a Recolher”

2. No passivo são contabilizados à crédito os “Impostos a Recolher”

3. NÃO são contabilizadas Receitas

4. É contabilizado o crédito nas contas de estoque, efetivando a saída (baixa do estoque)

5. É realizada uma apropriação dos custos registrando um débito nas contas de custo.

6. Por último é realizado um redução de receita (podendo dependendo da determinação contábil, ser contabilizado em custos ou despesas) com um débito nestas contas, referente aos impostos sobre a operação.

Aqui os 2 pontos que geram problemas é a geração de CR no caso de IPI e a baixa de mercadorias no estoque caso a operação seja de fato para apurar uma operação de “Complemento de imposto”, que era a funcionalidade para a qual o “Só imposto” foi criado.

NFdeSaída90SóImposto.png

Nos documentos de marketing foram inseridas entre outras, duas novas e importantes colunas (vide print a seguir):

1. Coluna “Sem lançamento de quantidade”: esta coluna não é editável, ou seja o usuário não pode modificar o valor para este campo, sendo usado de forma automática pelo SAP Business One. Onde ao marcar o “flag”/ativar a coluna “Só Imposto” o sistema irá marcar/ativar automaticamente a coluna “Sem lançamento de estoque”. O resultado da ativação da coluna “Sem lançamento de estoque” é que não haverá baixa em quantidades no estoque, assim como não haverá contabilização à crédito na conta de estoque e tão pouco não haverá débito nas contas de custos.

2. Coluna “Gratuito (Parceiro de Negócios)”.

DocMkt_NovosCampos.png

Enfim, usando “Só Imposto” no SAP Business One 9.1:

Conforme print a seguir e comentado anteriormente:

1. Ao ativar a opção “Só Imposto” a coluna “Sem lançamento de quantidade” é ativada automaticamente e esta opção não pode ser modificada pelo usuário.

2. O total do documento é zerado

NFdeSaída91SóImposto.png

Ao visualizar o LCM resultante deste documento é possível apurar (print a seguir) que:

1. Não será mais realizada baixa/saída de estoque no que diz respeito a quantidades de estoque.

2. Naturalmente NÃO haverá contabilização à crédito na conta de estoques.

3. Bem como NÃO haverá contabilização à débito correspondente ao lançamento de apropriação do custo das mercadorias baixadas.

4. Serão contabilizados a crédito no “Passivo” os “Impostos a pagar/Recolher”

5. Serão contabilizados a débito os valores dos impostos, podendo estes serem registrados como “Custos”, “Despesas” ou “Reduções da Receita” dependendo da determinação. Estes valores dos impostos, são aqueles que afetam diretamente o resultado (DRE) da empresa.

Desta forma na versão do SAP Business One 9.1 a funcionalidade “Só Imposto”, deve servir essencialmente para operações usadas em “Complemento de Imposto”.

Lembrando que os impostos serão calculados conforme o código de imposto lançado nas linhas do documento, se por exemplo for complemento só de ICMS deve-se criar um código de imposto somente com o tipo de imposto de ICMS.

NFdeSaída91SóImpostoLCM.png

Espero ter colaborado no entendimento destas novas funcionalidades.

 

Att,

Rodrigo da Costa Feula
#SBOBR #B1BR

To report this post you need to login first.

4 Comments

You must be Logged on to comment or reply to a post.

  1. Fabio Bilicki

    Boa tarde Rodrigo,

    Utilizamos atualmente o “Só Imposto” para entrar sem gerar financeiro, resumindo basicamente esse post, quem for pra 9.1 terá que ativar o flag gratuito para todos os itens “só imposto”, e tirar o flag de “só imposto”? seria isso?

    Manter o “só imposto” no caso de complementares?

    Abraço

    Fabio

    SAP 9.1 PL11

    (0) 
    1. Rodrigo da Costa Feula Post author

      Olá Fábio, então…com a 9.1 as coisas voltaram a ser como sempre deveriam ser:

      1. Só Imposto, servindo para lançar documentos complementares para imposto, pois não haverá movimento de estoque e financeiro neste tipo de lançamento.

      2. Gratuito, para operações centralizadas nos documentos NF de Saída e NF de Entrada, de modo que ocorram movimentações de estoque, custo, etc…porém ser movimentar a parte financeiro, ou seja, não gerar C/P ou C/R. Ah, sem esquecer que o Gratuito facilita pois tu centraliza toda emissão de documentos em um único doc do SAP (antes existiam operações parte em entrega e outra em NF de Saída).

      Um detalhe é que dependendo da operação com gratuito, pode ser importante usar: SAP Business One 9.2 – Conta de mercadorias enviadas (Transitória para faturamento)

      Abraços,

      Rodrigo da Costa Feula

      (0) 
  2. Marcos Duarte

    Ola boa tarde estou tendo um problema para cancelar um documento com a flag só imposto marcada na hora de cancelar ele verificar o estoque e como ele esta zerado não deixar cancelar pois fica negativo você já teve esse problema se sim como resolveu o mesmo

    Grato!

    (0) 
    1. Rodrigo da Costa Feula Post author

      Boa tarde Marcos, qual é a versão que você está?

      Uma curiosidade no caso é que o “novo” só imposto, não movimenta mais estoque, então não deveria ter nenhum alerta e trava para estoque negativo.

      Você consegue revisar isso?

      Abraços,

      Rodrigo da Costa Feula

      (0) 

Leave a Reply