SAP Learning Blog Posts
Get updates on SAP learning journeys and share your own experiences by contributing a blog post to the SAP Learning group.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
raquel_pereiradacunha
Active Contributor


Na próxima semana acontecerá um evento mundial de introdução à Ciência da Computação chamado Hour of Code, ou Hora do Código em Português.  A idéia do evento é mostrar que qualquer pessoa de qualquer idade pode aprender os princípios básicos da Ciência da Computação, pois isso ajuda a desenvolver habilidades de resolução de problemas, lógica e criatividade. A escolha deste período do ano foi feita com base da data da Semana da Ciência da Computação, que será de 08-15 de dezembro.

 

Eu fiz Bacharelado em Ciência da Computação e uma das coisas que eu aprendi e que eu levo comigo até hoje em qualquer área da minha vida, profissional ou pessoal, é a capacidade de buscar soluções para problemas e de pensar de forma lógica. Eu li em um artigo da Universidade de Pernambuco (UPE) a seguinte frase:

"O pensamento computacional e o raciocínio lógico deveriam ser ensinados desde cedo, já que aumentam a capacidade de dedução e conclusão de problemas.”

Este artigo é parte de um estudo sobre o ensino de Computação desde o ensino básico no Brasil. E para quem não sabe, o curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é um dos melhores do Brasil. Pernambuco é um estado importante na área de Computação.

 

A ideia de ensinar o pensamento computacional desde cedo é um dos fatores por trás deste evento mundial de aprendizado chamado Hora do Código.

 

O evento acontecerá durante uma semana, mas isso não significa que as pessoas só poderão participar neste período. Isso foi só uma forma de juntar em um movimento global dezenas de milhões de estudantes em mais de 180 países ao mesmo tempo.

 

Qualquer pessoa pode sediar o evento, tanto em escolas como em comunidades. No site podemos ver o mapa de todas as cidades onde o evento será sediado na próxima semana.

 

O site com os tutoriais está disponível em 30 idiomas (os videos têm opção de legenda em PT) e pode-se participar online uma semana antes ou uma semana depois da semana do evento.

 

 



 

Achei a ideia muito interessante, especialmente para crianças, pois os tutoriais são divertidos, em forma de games. O primeiro, que dura uma hora, usa o Angry Birds e o Plants vs Zombies. Eu vi um tutorial que na verdade é um game para celular e tablet que ensina conceitos de programação e resolução de problemas.

 



 

À medida que você termina um estágio (o primeiro dura uma hora) novos tutoriais vão sendo disponibilizados e seu progresso pode ser gravado se você se logar.

 

Um dos estágios do curso me lembrou meu trabalho de iniciação científica na faculdade, Sistemas Tutores para ensino da Matemática. Ele usa o Tangram (conhecem?) para ensinar a importância de se criar um algoritmo claro. Existem outros estágios como Introdução à Ciência da Computação, Pensamento Computacional, Funções e Condições. Cada estágio tem um video (com legenda) introduzindo o tema e mostrando como será a atividade na prática durante a semana do evento, nas escolas ou comunidades participantes.

 

A cada fase terminada o aluno recebe um troféu, e seu progresso pode ser acompanhado como na figura abaixo.

 



E cada exercicío gera um código fonte que o aluno pode visualizar. O total de linhas de código geradas também é armazenado.



 

Existe até uma opção para criar seu próprio jogo.



 

No final o aluno recebe um certificado. Como eu ainda não terminei, ainda não recebi o meu. :lol:

 

Existem opções muito interessantes que não necessariamente estão disponíveis em PT, mas em Inglês e Espanhol, como o My Robotic Friends, que ensina programação sem ou uso de computadores. O vídeo de introdução tem legenda em Português.

 



Indique este site e evento às crianças que você conhece e, se tiver um tempinho e quiser se diverter um pouco, tente você também :grin:

Você poderá se surpreender com os desafios de lógica que encontrará. :razz:

 

Obrigada ao SAP Mentor julien.delvat2 por me deixar a par deste evento durante um webinar público dos SAP Mentors./Thanks to SAP Mentor Julien Delvat for making me aware of this event during a Public SAP Mentor Monday.

6 Comments