Additional Blogs by Members
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Former Member

Introdução

O artigo mostra de forma simples os passos necessários para configuração do DDA - Débito Direto Autorizado no SAP ECC.

Conceituação do DDA


A FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos criou o DDA - Débito Direto Autorizado em 2009 para facilitar e aumentar a produtividade das empresas e diminuir a impressão de boletos bancários.

Com a implantação do DDA as empresas ou pessoas físicas não precisam esperar o boleto impresso chegar, podem visualizar o compromisso financeiro através de sites ou caixas eletrônicos e celulares, com isso, fazer seus pagamentos.

No manual FEBRABAN as informações sobre o DDA estão localizadas item 3.2.3 Bloqueto Eletrônico (Captura de Títulos em Cobrança) contemplado nos seguimentos G e H composto pelo layout de 240 posições.

Pré-requisitos técnicos necessários


O DDA já está disponível na versão SAP ECC 6.0 para todos os Enhancement Packages. Caso tenha uma versão inferior ao SAP ECC 6.0 é necessário baixar as seguintes notas abaixo.

Notas para solução de DDA:

1579415 DDA Phase 2 development

1581476 DDA: Incorrect length of the field A322(structure J_1BELBYA)

1630442 BR:RFEBKA00: Brazil DDA legal changes for Bradesco

1529125 BR:RFEBKA00:DDA Legal Changes for Febraban,Itau and Bradesco

1514922 BR:RFEBKA00:DDA Legal Changes for Febraban,Itau and Bradesco

1652414 BR:DDA Brazil: Incorrect selection of DDA documents

1644550 BR :Checkman errors rectified for Brazil DDA Bredesco Format

1659236 BR: DDA Post Processing

1666697 BR:DDA Segment G and Segment H changes for Febraban

1702609 DDA: Bazil DDA Itau file with no account details

1744913DDA: Enhancement point in program J_1BBR20 and RFFOBR_DDA

1717247 DDA: RFEBKA00: DDA document year different from file year

1746618 RFFOBR_A-j_1bdmexh3-h306 should be blank in FEBRABAN format

Definição de objetivos

Uma vez que compreendemos o conceito do DDA e pré-requisitos técnicos necessários vamos começar a configurar o DDA no SAP ECC.

Nesse artigo vamos trabalhar com o banco Santander, onde usamos o DDA para capturar o código da linha digital para preenchimento no campo RF05L-BRCDE descrito na imagem abaixo.

É importante que SAP ECC esteja contemplando o item da localização Brazil no link abaixo para que o campo esteja com 48 posições.

http://wiki.scn.sap.com/wiki/display/LOCLA/Barcodes+with+48+digits+in+FB02

O banco Santander trabalha com os seguimentos G e H para disponibilizar as informações do DDA.  No seguimento G existe o campo código de movimento remessa que está na posição de 016 até 017.

Segue abaixo os códigos de movimento de remessa disponível no Santander:

01 = Entrada de Títulos sem agendamento

02 = Pedido de Baixa

09 = Protestar

31 = Alteração de Outros Dados

75 = Entrada de títulos bloqueados

76 = Entrada de títulos conforme convênio

O campo “código de movimento remessa” mais o campo “banco”, ”agencia” e “conta bancaria” será a ponte ligação do DDA com SAP ECC.

Configuração do DDA

Vamos acessar as transações de configurações pelo o seguinte caminho:

SPRO> IMG > Contabilidade financeira(nv.) > Contab.bancária > Transações contábeis > Pagamentos > Extrato eletrônico da conta-> Executar opções globais para o extrato de conta eletrônico

Para configurar o DDA é necessário criar uma regra de lançamento, essa operação não será contabilizada mas faz parte da configuração.

Criação de uma “Chave para regras de lançamento”.

"Criar chave para regras de lançamento”.

A categoria de operação é utilizada para agrupar todos os códigos “movimento da remessa” que vem no arquivo retorno do DDA ou extrato eletrônico com suas respectivas regras de lançamentos no SAP ECC.

“Criar categoria de operação”.

Uma vez que a categoria de operação está definida precisamos atribuir o código de movimento de remessa do arquivo DDA para o SAP ECC. Iremos utilizar o código de movimento remessa 76, que será vinculado com a regra do DDA.

“Atribuir código processo a regras contabilização”.

Descrição dos campos relevantes:

Operação externa: Esse campo deverá ser igual aos códigos de movimento da remessa do arquivo do extrato DDA. Essa informação está disponível no seguimento G do arquivo na posição de 016 até 017.

Sinal: Sinal +/- do montante que entra da informação do banco, estamos usando o sinal “-“.

Regra Contábil:  Neste campo é informando a regra de lançamento para a sua contabilização.

Algoritmo de interpretação: É o algoritmo em substituição do SAP ECC, basicamente é modo de leitura das informações. Iremos usar o “Nenhuma interpretação”.

Tipo de planejamento transação: Não se aplica ao processo de DDA.

Tipo de processamento: Esse campo é usado para selecionar o tipo de processamento para seu objeto correspondente no SAP ECC, no caso do processo do DDA será “Brasil: entrada no documento e com dados brasileiros”.

Apesar do cenário de estudo estar tratando somente o código de movimento remessa 76 essas configurações podem ser adicionadas nas configurações já existente.

O Último passo para da configuração é atribuir a categoria de operação para sua conta bancaria.

“Atribuir contas bancárias a categorias de operação”.

Processando o DDA

Para processar o arquivo do DDA utilizamos a transação FF_5, as informações que processamos ficam disponível na transação DDA_BR.

Na transação DDA_BR ficam todos os documentos com seus detalhes de processamento com sucessos ou erros.

“Transação DDA_BR”.

Na transação DDA_BR temos os seguintes status.

S- sucesso.

E- erro.

Detalhamento dos erros

C- CNPJ não corresponde;

D- Vencimento não corresponde;

A- Montante não corresponde;

V- Fatura não encontrada.

Opções de processamento disponível na transação DDA_BR.

  

Executa processamento manual dos registros.

 

Remover da tabela DDA os registros já processados ou com erro.

Para que o processamento do DDA seja efetivo e encontre os documentos de compras correspondente para atualização do código de barra no SAP ECC, a pesquisa é feita pelos seguintes campos: CNPJ, Data de vencimento, Valor Fatura e Número da Fatura.

Evitando erros

Na disponibilização do arquivo pelo banco com as informações do DDA, aconselho que venham somente informações referentes ao processo do DDA. Para que nenhum eventual erro de processamento gere impactos nos processos do extrato eletrônico.

Outro ponto importante é quando um código de movimento remessa não está configurado no SAP ECC na opção “atribuir código processo a regras contabilização” e esse código esteja contido no arquivo de retorno do DDA. Com isso, é gerado um erro de processamento semelhante a imagem abaixo e nenhuma informação do processamento do DDA é concluído.

"Erro de processamento".

Detalhes técnicos

A SAP disponibiliza nos programas “RFFOBR_DDA, RFFOBR_DDA_O00” com um “Enhancement point” RFFOBR_DDA_POINT para ser usado no tratamento de informação na hora do processamento das informações do DDA.

Conclusão

Foi descrito de forma pratica os passos necessários para configuração do DDA no SAP ECC, caso alguém encontre alguma divergência por favor informe para correção.

26 Comments