Nova sessão MEET-THE-EXPERT sobre NF-e 3.10
Oi Pessoal,
Para ajudar os clientes com a identificação de notas necessárias e configuração do sistema para a utilização da NF-e 3.10 a equipe de suporte da SAP apresentará duas sessões Meet-The-Expert, uma em inglês e a outra em português. Compartilharemos algumas informações sobre o processo de implementação incluindo exemplos de cenários mais complexos e também teremos um espaço para perguntas e respostas no final da sessão.
Ambas as sessões ocorrerão no dia 3 de dezembro nos seguintes horários:
Inglês 10:00 – 11:00 (UTC-3)
Português 14:00 – 15:00 (UTC-3).
O registro para a sessão requer um S-User e pode ser feito no seguinte link
Se vocês tiverem questões, podem escrevê-las nos comentários deste post e nós tentaremos respondê-las durante a sessão.
Agradeço sua participação em nome do time de Localização Brasil do SAP Product Support.
att,
Renan Correa
Renan,
Excelente iniciativa da SAP em promover duas sessões sobre o assunto. Estarei divulgando para meus clientes e colegas.
Obrigada!!!
Karen Rodrigues
Oi Karen,
Obrigado pelo feedback.
Iremos falar principalmente sobre os campos finnfe e idestrangeiro, campos/tabelas novos e os respectivos releases no qual foram entregues, e também devolução de IPI e desoneração/diferimento do ICMS.
Se tiver sugestões de outros tópicos relacionados a NFE 3.10 por favor nos informe, pois tentaremos inclui-los na apresentação.
att,
Renan
Olá Renan,
que maravilha esta nova sessão .. por favor, poderia incluir conforme seu comentário a discussão sobre ICMS 51 Diferimento Total e ICMS 51 Diferimento Parcial ?
estamos implementado a NF-e 3.10 em alguns Clientes, e temos retornos distintos sobre este assunto, principalmente por parte da área fiscal, quanto ao Diferimento Total.
temos tido a situação do CST 51 Diferimento Total, sendo aprovado em diversos estados com as TAGs da forma representada abaixo:
SEFAZ MG, PR, MA, MS, SVC RS estão autorizando conforme abaixo:
<ICMS>
<ICMS51>
<orig>0</orig>
<CST>51</CST>
<vBC>1000.00</vBC>
<pICMS>18.00</pICMS>
<vICMSOp>180.00</vICMSOp>
<pDif>100.0000</pDif >
<vICMSDif>180.00</vICMSDif>
<ICMS51>
<ICMS>
SEFAZ SP está rejeitando com o código 353 se enviarmos conforme acima ou se enviarmos confome abaixo, e para esta situação já abrimos o chamado na SEFAZ para ela corrigir a regra, pois está incoerente com a rejeição.
<ICMS>
<ICMS51>
<orig>0</orig>
<CST>51</CST>
<vBC>160.00</vBC>
<pICMS>18.0000</pICMS>
<vICMSOp>28.80</vICMSOp>
<pDif>100.0000</pDif>
</ICMS51>
</ICMS>
Porém, conseguimos autorizar em SP se enviarmos o XML conforme abaixo:
<ICMS>
<ICMS51>
<orig>0</orig>
<CST>51</CST>
<vBC>160.00</vBC>
<pICMS>18.0000</pICMS>
<vICMSOp>28.80</vICMSOp>
<pDif>100.0000</pDif>
<vICMSDif>28.79</vICMSDif>
<vICMS>0.01</vICMS>
</ICMS51>
</ICMS>
e no Total vICMS 0,01
Bem, acredito ser muito importante, que a SAP divulgue que o CST 51 para Diferimento Parcial e Total, não tem solução standard (baseada na TAXBRA), ou seja, não funciona como é as demais situação de CST 00, 10, 20 entre outros.
Que o mesmo deve ser tratado em BADI, mas que mesmo assim, há limite ou restrição, pois, estamos enviando via BADI os campos pRedBC = 0.00 e vICMS = 0.00 e modBC = 3 para a situação do CST 51, e o ERP x Mensageria não montam estas TAGs de forma nenhuma (detalhe, descobrimos que em outros Clientes onde há mensageria non-SAP, isto também tem acontecido quando o valor é "zero").
Para algumas pessoas da Área Fiscal, o correto para o CST 51 Dif.Total deveria ter como TAGs:
<ICMS>
<ICMS51>
<orig>0</orig>
<CST>51</CST>
<modBC>3</modBC> - não conseguimos fazer o GRC gerar esta TAG, mesmo enviando via BADI
<pRedBC>0.0000</pRedBC> - não conseguimos fazer o GRC gerar esta TAG, mesmo enviando via BADI
<vBC>4178.16</vBC>
<pICMS>18.0000</pICMS>
<vICMSOp>752.07</vICMSOp>
<pDif>100.0000</pDif>
<vICMSDif>752.07</vICMSDif>
<vICMS>0.000</vICMS> - não conseguimos fazer o GRC gerar esta TAG, mesmo enviando via BADI
</ICMS51>
</ICMS>
muito obrigado e aguardo este meet e mais informações da SAP a respeito do assunto.
Adriana
Oi Adriana,
Muito obrigado pelos comentários. O CST 51 já estava no radar da apresentação e iremos passar tbm alguns detalhes técnicos de onde/como preencher estas informações, porém acredito que não iremos incluir detalhes específicos de uma ou outra SEFAZ.
Vamos apresentar o que é o comportamento esperado/planejado e desvios disso terão que ser tratados caso a caso com a SEFAZ específica.
Se tiver mais algum tópico basta sugerir para nós, caso não consigamos incluir na apresentação poderemos fazer um post no blog separadamente para esclarecer.
att,
Renan
Olá Renan,
muito obrigado pelo posicionamento, ontem quando consegui acessar, a apresentação já estava sendo finalizada ...
o material passado, será disponibilizado, como o anterior no site para verificarmos novamente?
muito obrigada,.
Oi Adrianna,
O replay da apresentação ficará disponível no marketplace. Porém iremos postar no blog SAP NF-e Blog e aqui no espaço de SPED & NFE partes da apresentação junto com alguns detalhes a mais nos próximos dias.
Regards,
Renan Correa
Bom dia Renan
Tranquilo?
Cara estou aqui com o Thiago Mai, e temos duvidas quanto ao comportamento da solução caso necessite imprimir um XML 2.00 com a BadI novo já implementada.
No nosso caso, existe regras de negocio que não estão consolidadas em tabela e para que o DANFE saia correto precisamos da impressão pela BadI antiga.
Podemos considerar isso para discussão ?
Obrigado
Felipe
Oi Felipe,
Estava analisando essa dúvida, porém tenho algumas perguntas a mais. Este é um cenário que vocês já estão testando e não está OK ou é ainda uma hipótese que vocês estão avaliando?
No retorno da J_1B_NFE_XML_IN ( impressão automática após autorização ) ele não passa nos métodos fill_header e fill_item e passaria no método CALL_RSNAST00 que chamaria a impressão.
O método CALL_RSNAST00 da CL_NFE_PRINT continuará sendo chamado normalmente mesmo para quem utilizar a BAdI para mapeamento de dados.
No processo de reimpressão o programa de impressão seria chamado também sem passar pelos métodos de header e item da BAdI.
Atualmente vocês estão mapeando algo para ser impresso na DANFE usando a BAdI ou vocês tem um programa Z para impressão (algio como ZJ1bnfpr* ) e código específico neste programa?
att,
renan
Bom dia Renan,
Realmente, o que existe aqui é um Enhancement na J1bnfpr para impressão da nota, e nesse caso de reimpressão de 2.00 da DANFE não sai de acordo com XML que está no GRC.
O que estamos fazendo é recuperando os dados do GRC para alimentar o formulario e imprimir corretamente.