SAP for Travel and Transportation Blogs
Explore blog posts showcasing innovative travel solutions, data-driven route planning, and seamless passenger experiences with SAP for Travel and Transportation.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Former Member

Bom... alguns de vocês já devem ter ouvido falar sobre a solução SAP Transportation Management. Neste blog não vou falar exatamente sobre o TM mas sim sobre Business Object Processing Framework (BOPF). O BOPF é um framework para  desenvolvimento de Objetos de Negócio utilizado em diversas aplicações da SAP como por exemplo o SAP TM.

A idéia inicial deste blog é chamar a atenção da comunidade de desenvolvedores no Brasil para o BOPF, uma vez que já que é difícil achar recursos fora do país; imagine aqui?! As empresas que estão implementando o TM no Brasil, estão trazendo recursos de fora, seja para capacitar o pessoal interno ou mesmo para trabalhar nos projetos.

Bom, como ia dizendo o BOPF é um framework baseado em ABAP orientado a objeto e que fornece um conjunto de serviços e funcionalidades genéricas para acelerar, padronizar e modularizar seu desenvolvimento. Em vez de despender esforço para o desenvolvimento de uma infra-estrutura de aplicativos, o desenvolvedor pode se concentrar na lógica de negócios.

Ao usar BOPF o desenvolvedor não precisa se preocupar com o desenvolvimento de adaptadores ou camadas de integração. Veja abaixo os componentes que podem ser consumidos:


E o que são Objetos de Negócio?

Objetos de Negócio são a base do SAP TM! Cada objeto de negócio representa um tipo de entidade de negócio que é descrito por um modelo estrutural, um modelo de processo interno. Os processos de negócio fornecidos com SAP TM operaram sobre esses Objetos de Negócios. Por exemplo, são Objetos de Negócio: a Forwarding Order e a Freight Order.

Tá... mas o que muda na prática? Bom... não vou entrar em detalhes aqui porque o assunto é extenso e como falei a idéia deste blog é primeiramente chamar a atenção para o assunto; mas a surpresa mais comum para quem começa a desenvolver no TM é... cadê as tabelas? Rsrsrsrsrs

Como falei antes... uma ordem de frete é um Objetode Negócio, logo para listar as ordens de frete você deverá consumir ou melhor dizendo extrair as informações do objeto. Neste caso o objeto /SCMTMS/TOR.

Veja abaixo os passos para consultar uma ordem de frete a partir do objeto TOR.

Passo 1. Execute a transação /BOBF/CONF_UI.

* Observe que o código da transação é bom B... /boBf..

Passo 2. Clique na botão Open Business Object


Passo 3. Informe o objeto /SCMTMS/TOR e confirme.


Passo 4. Selecione o nó /SCMTMS/TOR e clique no botão Test


Passo 5. Clique no botão Load node instances e selecione By Query / ROOT – ROOT_ELEMENTS.

Passo 6. Entre com os critérios de seleção e confirme.


O sistema irá listar os registros encontrados conforme o critério de seleção definido.

Para saber mais sobre BOPF e TM veja os links abaixo:

BOPF Application Framework

SAP Transportation Management (SAP TM)

Abraço

Eduardo Chagas

3 Comments