SAP Transportation Management – Como Desenvolver
Bom… alguns de vocês já devem ter ouvido falar sobre a solução SAP Transportation Management. Neste blog não vou falar exatamente sobre o TM mas sim sobre Business Object Processing Framework (BOPF). O BOPF é um framework para desenvolvimento de Objetos de Negócio utilizado em diversas aplicações da SAP como por exemplo o SAP TM.
A idéia inicial deste blog é chamar a atenção da comunidade de desenvolvedores no Brasil para o BOPF, uma vez que já que é difícil achar recursos fora do país; imagine aqui?! As empresas que estão implementando o TM no Brasil, estão trazendo recursos de fora, seja para capacitar o pessoal interno ou mesmo para trabalhar nos projetos.
Bom, como ia dizendo o BOPF é um framework baseado em ABAP orientado a objeto e que fornece um conjunto de serviços e funcionalidades genéricas para acelerar, padronizar e modularizar seu desenvolvimento. Em vez de despender esforço para o desenvolvimento de uma infra-estrutura de aplicativos, o desenvolvedor pode se concentrar na lógica de negócios.
Ao usar BOPF o desenvolvedor não precisa se preocupar com o desenvolvimento de adaptadores ou camadas de integração. Veja abaixo os componentes que podem ser consumidos:
E o que são Objetos de Negócio?
Objetos de Negócio são a base do SAP TM! Cada objeto de negócio representa um tipo de entidade de negócio que é descrito por um modelo estrutural, um modelo de processo interno. Os processos de negócio fornecidos com SAP TM operaram sobre esses Objetos de Negócios. Por exemplo, são Objetos de Negócio: a Forwarding Order e a Freight Order.
Tá… mas o que muda na prática? Bom… não vou entrar em detalhes aqui porque o assunto é extenso e como falei a idéia deste blog é primeiramente chamar a atenção para o assunto; mas a surpresa mais comum para quem começa a desenvolver no TM é… cadê as tabelas? Rsrsrsrsrs
Como falei antes… uma ordem de frete é um Objetode Negócio, logo para listar as ordens de frete você deverá consumir ou melhor dizendo extrair as informações do objeto. Neste caso o objeto /SCMTMS/TOR.
Veja abaixo os passos para consultar uma ordem de frete a partir do objeto TOR.
Passo 1. Execute a transação /BOBF/CONF_UI.
* Observe que o código da transação é bom B… /boBf..
Passo 2. Clique na botão Open Business Object
Passo 3. Informe o objeto /SCMTMS/TOR e confirme.
Passo 4. Selecione o nó /SCMTMS/TOR e clique no botão Test
Passo 5. Clique no botão Load node instances e selecione By Query / ROOT – ROOT_ELEMENTS.
Passo 6. Entre com os critérios de seleção e confirme.
O sistema irá listar os registros encontrados conforme o critério de seleção definido.
Para saber mais sobre BOPF e TM veja os links abaixo:
SAP Transportation Management (SAP TM)
Abraço
Eduardo Chagas
Ótima dica... vou dar uma estudada no assunto!
Obrigado por compartilhar..
Show!
Fala Eduardo, já li seu post 3 vezes em anos diferentes, risos.
Fiz alguns estudos, inclusive comprei o e-bite da SAP sobre BOPF, mas não consegui implementar em customizações do meu cliente. Pelo que vi, aumenta consideravelmente o trabalho do desenvolvedor em alguns casos. Você conseguiu mais material ou algo que vá além do CRUD básico na utilização do BOPF?
Grande abraço e parabéns pelo post que ainda continua atual.