Skip to Content

Um dos temas que despertou interesse no SAP Inside Track São Leopoldo foi sobre o SAP Simple Finance abordado pelo Marlo Simon em sua palestra. O SAP Simple Finance ou sFIN como alguns tem chamado foi apresentado para o mercado no SAPPHIRE 2014 em Orlando! Eu estava lá e foi muito interessante ver a reação das pessoas! (veja a apresentação… SAP Keynote Presentation : The Future of Enterprise Applications | SAPPHIRE NOW)

Mas o que é o sFIN? É na verdade uma radical transformação do ERP FI/CO que conhecemos. O modelo de dados foi refeito, tabelas eliminadas e os programas reescritos.

Veja por exemplo o caso de um lançamento de fatura no ERP como conhecemos hoje.

before simplification.png

fonte SAP.

O lançamento de uma simples fatura irá gerar pelo menos um lançamento na conta cliente, um lançamento na conta de receita e um lançamento da conta de impostos. Isso seria representado através de 1 entrada na BKPF (cabeçalho do documento contábil) e por 3 entradas na BSEG (itens do documento contábil).

Além desses lançamentos na BKPF e BSEG vários outros lançamentos acontecem. Dados são inseridos e outros atualizados em diferentes tabelas como se pode ver na imagem acima. Esses lançamentos se referem a atualização de saldos, indices primários e secundários.

Com a simplificação as tabelas abaixo em vermelho foram eliminadas.

before simplification2.png

fonte SAP

Com isso as informações que haviam antes permanecem exatamente iguais. Porém agora somente duas tabelas são atualizadas (BKPF e BSEG).

before simplification3.png

fonte SAP


Tudo mais passa a usar modelos e algorítmos que olham esses dados; por exemplo: análise de fluxo de caixa, previsão de caixa, balanço, perdas e lucros, etc.

E, como isso é possível? Através do SAP HANA! Você agora deve estar se perguntando… isso vai acontecer para os outros módulos? Sim! Já está em desenvolvimento o sLOG (SD e MM on HANA).

O sERP Powered by Hana deve surgir em 2015!

Além disso tudo indica que no futuro todas aplicações como o ERP, CRM, SRM e SCM irão compartilhar da mesma estrutura de dados (dados mestres e transacionais) eliminando interfaces.

Se quiser saber mais sobre o SAP Simple Finance veja as referências abaixo:


Implementing SAP Simple Finance

SAPPHIRE NOW 2014: SAP Simple Finance Highlights – YouTube

SAP Keynote Presentation : The Future of Enterprise Applications | SAPPHIRE NOW

SAP Unveils SAP® Simple Finance, a Modern Set of Finance Solutions

SAP Simple Financials points to the future of the Business Suite

Implementing SAP Simple Finance

Abraço

Eduardo Chagas

To report this post you need to login first.

5 Comments

You must be Logged on to comment or reply to a post.

  1. Marssel Vilaça

    Valeu Eduardo. Informação importante para o pessoal de FI/CO.

    As tabelas eliminadas na verdade são visões da BSEG e BKPF. Sem dúvidas pesam no banco de dados, pois trazem informações duplicadas, porém antes não se podia viver sem essas visões.

    Agora com o HANA consultar a pesadíssima BSEG será mais fácil 😉 … Espero 😏

    Abraço

    (0) 

Leave a Reply