OBJETIVO: Informações Complementares de que trata a Nota SAP 421284, configuração base deste cenário.

O objetivo desta configuração é evitar o uso de NF writer, seja num complemento de preço ou de impostos. Permite que, partindo-se de uma fatura de venda original, se permita a cópia de dados dos itens para uma nova ordem. Após seleção dos itens, a ordem é salva e o controle de cópia te orienta direto para uma fatura. Não há Remessa. Categoria de Item de Documento de Venda nova, que leva a uma Divisão de Remessa sem gerar MRP nem Remessa.

Vantagem em relação à NFe writer: contabilização automática. Diminuição dos casos de writer na Empresa. Rastreabilidade de documentos.

Seguir a Nota 421284, criando as conditions e a Pricing.

Dicas adicionais:

Conforme a contabilização de sua Empresa, crie a condition de cópia do IPI para compor também a receita.

As conditions ICAM e IPAM modifiquei conforme segue:

– Sequência de Acesso IBRX

– Condition de referência: IBRX

Vantagem: não precisa ativar “Mantain default tax rates” como diz o item 5 da Nota.

A Nota SAP menciona as conditions para ICMS e IPI, mas não se restrinja a elas, pois servem apenas de exemplo. Normalmente, num cenário de venda, e também num complementar de preço, aplicam-se PIS e COFINS. Crie as Conditions Zxxx por semelhança. Apenas Base, Aliquota e Montante (não foram criados Base Excluída nem Outra Base). Não esqueça de ativar as conditions DPIS e DCOF na Pricing, como estatísticas, para ativar os cálculos.

O mesmo vale para ICMS-ST. A Nota não menciona, mas, caso aplicável em sua Empresa, crie também as conditions para este imposto, por semelhança às do ICMS. Insira a condition DSUB como estatística na Pricing, para ativar o cálculo. Este fator é essencial.

Utilização do cenário

Caso o cenário for ser usado num complemento de preço, inserir a variação de preço (já multiplicada pela quantidade do item) na condition INET. Inserir as conditions de impostos aplicáveis (normalmente ICMS, IPI, Pis e Cofins e ICMS-ST para os casos previstos.

Caso se trate de um complemento de impostos, digamos por exemplo, um IPI que não foi destacado: A condition INET será zero, porém completar as conditions de IPI. Repare que o valor do IPI irá para o Total da Nota.  Dica: neste último caso, para que no Livro 2 do SAP apareça valor contábil, inserir o valor do IPI também na condition de ICMS outra base. Senão o valor contábil no Livro aparecerá zerado.

Atenciosamente,

Sérgio Donaire

To report this post you need to login first.