Enterprise Resource Planning Blogs by Members
Gain new perspectives and knowledge about enterprise resource planning in blog posts from community members. Share your own comments and ERP insights today!
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Former Member

OBJETIVO: Informações Complementares de que trata a Nota SAP 421284, configuração base deste cenário.

O objetivo desta configuração é evitar o uso de NF writer, seja num complemento de preço ou de impostos. Permite que, partindo-se de uma fatura de venda original, se permita a cópia de dados dos itens para uma nova ordem. Após seleção dos itens, a ordem é salva e o controle de cópia te orienta direto para uma fatura. Não há Remessa. Categoria de Item de Documento de Venda nova, que leva a uma Divisão de Remessa sem gerar MRP nem Remessa.

Vantagem em relação à NFe writer: contabilização automática. Diminuição dos casos de writer na Empresa. Rastreabilidade de documentos.

Seguir a Nota 421284, criando as conditions e a Pricing.

Dicas adicionais:

Conforme a contabilização de sua Empresa, crie a condition de cópia do IPI para compor também a receita.

As conditions ICAM e IPAM modifiquei conforme segue:

- Sequência de Acesso IBRX

- Condition de referência: IBRX

Vantagem: não precisa ativar "Mantain default tax rates" como diz o item 5 da Nota.

A Nota SAP menciona as conditions para ICMS e IPI, mas não se restrinja a elas, pois servem apenas de exemplo. Normalmente, num cenário de venda, e também num complementar de preço, aplicam-se PIS e COFINS. Crie as Conditions Zxxx por semelhança. Apenas Base, Aliquota e Montante (não foram criados Base Excluída nem Outra Base). Não esqueça de ativar as conditions DPIS e DCOF na Pricing, como estatísticas, para ativar os cálculos.

O mesmo vale para ICMS-ST. A Nota não menciona, mas, caso aplicável em sua Empresa, crie também as conditions para este imposto, por semelhança às do ICMS. Insira a condition DSUB como estatística na Pricing, para ativar o cálculo. Este fator é essencial.

Utilização do cenário

Caso o cenário for ser usado num complemento de preço, inserir a variação de preço (já multiplicada pela quantidade do item) na condition INET. Inserir as conditions de impostos aplicáveis (normalmente ICMS, IPI, Pis e Cofins e ICMS-ST para os casos previstos.

Caso se trate de um complemento de impostos, digamos por exemplo, um IPI que não foi destacado: A condition INET será zero, porém completar as conditions de IPI. Repare que o valor do IPI irá para o Total da Nota.  Dica: neste último caso, para que no Livro 2 do SAP apareça valor contábil, inserir o valor do IPI também na condition de ICMS outra base. Senão o valor contábil no Livro aparecerá zerado.

Atenciosamente,

Sérgio Donaire

Labels in this area