Skip to Content

Bem vindos!!!

 

Ah! Os código não são tão novos assim! Mas para evitar problemas com seus clientes ou empresa, verifique os códigos de “Fonte do produto” existentes na(s) sua(s) base(s) de dados. A nota técnica não é recente e data de 2013, mas como a base padrão ainda está com os códigos desatualizados, acredito ser interessante postar um tópico sobre o assunto.

 

O campo “Fonte do produto” existente nos “Dados do cadastro do item” é utilizado junto com o campo “CST sufixo para ICMS” do cadastro de “Código de imposto” para determinar o CST de ICMS nos documentos de marketing.

 

Levando em consideração os códigos existentes (inclusive em novas bases dados, mesmo na versão 9.0 PL 9), os códigos 0 e 3 sofrerão alterações, já 7 e 8 deverão ser incluídos na base do SAP Business One.

 

De acordo com a “Nota Técnica 2013.006 – Operação Interestadual com Bens e Mercadorias Importados do Exterior – FCI – Ficha de Conteúdo de Importação”.

Disponível pelo link http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=6/BAt3jI3yk=

“Os diferentes grupos de tributação do ICMS contém a informação de “Origem” da mercadoria. Com a edição do Ajuste SINIEF 02/2013, as origens 6 e 7, passam agora a considerar também o gás natural importado. Com a edição do Ajuste SINIEF 15/2013, as origens 0 e 3 sofreram alterações, além da

inclusão da origem 8.”

Nesta nota de fato foi incluído campo de controle para FCI, relacionado com a Resolução 13 do Senado Federal, Convênio ICMS 38/2013 e suas alterações.

Onde a informação do Número da FCI passa a ser obrigatória nas operações interestaduais, conforme a Origem da Mercadoria (3, 5 ou 8) a partir de 01/10/2013. Ou seja, é necessário que a “Fonte do produto” esteja corretamente informada no cadastro do item.

 

Abaixo tabela comparativa:TabComparativa.jpg

 

Para realizar a alteração, é bem simples.

 

Segue os passos:

 

1º deve-se acessar “Estoque” => “Dados do cadastro do item”, na aba geral para itens classificados como “Material”, clicar na combo box da fonte do produto e selecionar a opção “Definir novo”.

CadItem.jpg

 

2º na tela “Códigos de origem do produto – Configuração”, os códigos 0 e 3 deverão ser alterados e incluído o 7 e 8.

Cadastro.jpg

 

 

Obrigado e espero ter colaborado.

Abraço a todos.

Rodrigo da Costa Feula
#SBOBR #B1BR

To report this post you need to login first.

3 Comments

You must be Logged on to comment or reply to a post.

    1. Rodrigo da Costa Feula Post author

      Boa tarde Eduardo, para transmissão da FCI é necessário a utilização de um addon, inclusive já existem no mercado.

      Com relação a configuração, deverá ser feita de forma manual, na 9.0 PL 9 nenhuma atualização para isto foi feita de forma automática.

      Abraço,

      Rodrigo da Costa Feula

      (0) 

Leave a Reply