Skip to Content

Boa tarde a todos os SCNers versão português,

Gostaria de aproveitar este espaço (blog post) para expor minha opinião e se possível ouvir também dos meus colegas sobre a atual estrutura (space) Aplicações do SAP Business Suite.

Hoje pelo o que entendi (posso estar enganado e se estiver já antecipo minhas desculpas) é que todas as dúvidas/documentos/blogs relacionados a localização Brasil, e soluções SAP ERP (PP, SD, FICO, MM, etc…) estão sendo postados abaixo de uma única estrutura chamada “Aplicações do SAP Business Suite”. A minha sugestão como melhoria seria criar subspaces por módulos facilitando por exemplo que o participante possa contribuir/postar/visualizar/seguir apenas assuntos do subspace de seu interesse, similar ao SCN em english.

Tomei esta iniciativa, por perceber que muitas vezes fica dificil visualizar todas as dúvidas/documentos/blogs do meu módulo. Desta forma acredito que evitaria também dúvidas antigas ficarem esquecidas/não respondidas e automaticamente geraria maior motivação dos participantes.

Portanto, a minha sugestão seria verificar com os mentores do espaço a criação similiar ao SCN english de “subspaces por módulo” dentro da estrutura já existente “Aplicações do SAP Business Suite” :

Exemplo :

Subspace :

  • Localização Brasil :
    • Assuntos :
      • Nota Fiscal Eletrônica
      • SPED (Escrituração Digital)
      • EFD PIS COFINS
      • Escrituração Contábil Digital (ECD)
      • Escrituração Fiscal Digital (EFD)
  • Logistics Materials Management (SAP MM)
  • Manufacturing – Production Planning (SAP PP)
  • Human Capital Management (SAP ERP HCM)
  • Sales and Distribution (SAP SD)
  • Finantials (FICO)
  • SAP Project Systems (SAP PS)
  • PLM – Classification and Variant Configuration
  • Operations – Quality Management (SAP QM)
  • SCM Logistics Execution (SAP WMS, TRA, SHP)
  • Travel Management                 
  • SCM Custmer & Vendor Master

O objetivo principal não é criticar, apenas contribuir para um espaço ainda melhor.

/Flavio Marcilio A. Silva

To report this post you need to login first.

11 Comments

You must be Logged on to comment or reply to a post.

  1. Marssel Vilaça

    Não dá pra comparar o volume de informações dos espaços em PT com o global em EN. Não faz sentido criar espaços vazios e sem movimento.

    Espero que num futuro próximo seja viável segmentar os espaços dessa forma.

    Abraço

    (0) 
    1. Flavio Marcilio Post author

      Bom dia Marssel !

      Valeu pela sua opinião…, e você tem razão, realmente o volume de usuários/ dúvidas ainda é muito baixo. Vamos torcer para mais profissionais SAP utilizarem esta excelente ferramenta e quem sabe um dia chegarmos a ser um dos spaces mais visitados !

      Abraços !

      /Flavio Marcilio

      (0) 
  2. Karen Rodrigues

    Oi Flavio, tudo bem?!

    Todas sugestões sempre são bem vindas, mas concordo com o Marssel, pois não temos movimento suficiente para fazer esta segregaçao. Inclusive alguns espaços em PT, tem muito pouco movimento…

    Karen Rodrigues

    (0) 
    1. Flavio Marcilio Post author

      Valeu !!!

      A impressão que tenho é que muitos profissionais SAP da lingua portuguesa ainda não utilizam esta ferramenta…., teremos ainda um caminho longo em divulgação e consciência de todos para aproveitar ao máximo tudo o que esta ferramenta tem a oferecer !

      Um abraço !

      /Flavio Marcilio

      (0) 
  3. Henrique Pinto

    Oi Flavio,

    desculpe pela demora em responder, estava com essa pendência em meu backlog desde que você postou, porém a correria não me permitiu antes para responder com a atenção que eu acho que merecia.


    Muito obrigado pela sugestão. E críticas são bem-vindas, se forem construtivas.

    Concordo totalmente que uma estrutura mais granular seria muito beneficial para se encontrar material sobre assuntos específicos. Você não precisaria sair procurando sobre “PP” em todo o espaço de Business Suite, poderia ir direto no espaço de PP e procurar pela dúvida específica. Poderia ser ainda um atrativo para alguém postar sobre um assunto específico – um consultor de MM poderia se sentir mais a vontade de fazer uma pergunta num espaço de MM do que num espaço genérico de Business Suite.

    O problema, como já apontado pelo pessoal, é que o SCN é bem chato (com razão) em relação à criação de novos espaços. Para tanto, é necessário justificar que o assunto em questão já tem um volume de mensagens e colaboradores considerável em outro espaço mais abrangente, para justificar um “split”. Eles nao criam espaços sem ter demanda, para que a mesma surja. Isso porque preferem ter um espaço movimentado do que 4, 5 mais parados. Já tivemos iniciativas anteriores na tentativa de criar espaços de BO, BPC, porém não foi pra frente pelo mesmo motivo. O próprio espaço em Português de HANA já foi questionado e hoje está na “berlinda” porque ainda não tem movimento considerado suficiente para justificar um espaço próprio.

    O que posso sugerir, nesse meio tempo, para mitigar o problema que você e diversas outras pessoas têm para encontrar material no SCN, é a utilização do google como ferramenta de search. O Seach nativo do SCN deixa muito a desejar, é reconhecido. Tem um blog sobre uma search engine customizada no Google para o SCN. Ela é bem interessante pq te permite filtrar por Discussões, Blogs, Wikis etc.

    Custom Google Search for the New SCN

    Eu pessoalmente, na maioria das vezes, simplesmente faço uma busca rápida no google usando:

    “site:scn.sap.com” <palavras chave>

    Pra mim é o mais eficiente, estando no Chrome. 😉

    Abraços,

    Henrique.

    (0) 
    1. Flavio Marcilio Post author

      Olá Henrique,

      Muito obrigado pelos seus esclarecimentos !

      Esta alternativa no google eu desconhecia e agora irei utilizar com mais frequência.

      Um grande abraço !

      /Flavio Marcilio

      (0) 
    1. Flavio Marcilio Post author

      Boa tarde Eduardo,

      Primeiramente gostaria de agradecer seus comentários e te dizer que venho acompanhando já a algum tempo o excelente trabalho e colaboração que faz a esta comunidade.

      Uma sugestão adicional a este post que senti falta seria a possibilidade de treads/blogs/documents em português com explicações sobre a utilização do espaço, pontuações, missões, etc…, talvez estes tipos de docs. auxiliem os usuários que não falam a lingua inglesa e consequentemente atraindo um número maior de usuários.

      Um abraço,

      /Flavio Marcilio

      (0) 
  4. Tobias Hofmann

    Sem conteúdo => não há espaço.

    Já acho um milagre que esse espaço ainda não foi elimininado. Nem sei como alguém consegue de encontrar os espaços em PT no SCN.

    (0) 
    1. Flavio Marcilio Post author

      Concordo plenamente com você !

      Por este motivo acredito que se encontrarmos alternativas de divulgação para atrair ainda mais usuários com uma mensagem simples…., “conscientizar a todos a importância de dividir o conhecimento e utilizar esta ferramenta como um repositório de soluções”  teremos mais força para não olharem para o Brasil/Portugal como uma comunidade sem muita expressão. Falo isso porque principalmente para os módulos envolvidos em processos da localização Brasil, este canal de comunicação em português é fundamental…., se até em português é dificil explicar um problema relacionado a nossa legislação tributária imagina em inglês.

      Obrigado pelo seu comentário !

      /Flavio Marcilio

      (0) 

Leave a Reply