Olá pessoal, estou vencendo a timidez e postando meu primeiro blog aqui na SCN. Aproveitando o desafio da Raquel Pereira da Cunha, o tema do post é sobre o SAP Inside Track Brasil. Tenho orgulho em dizer que sou palestrante do SIT desde 2009. Desde então o evento cresceu bastante, e é muito bacana perceber esta evolução a cada ano.

 

Agradecimentos

 

Organizar o SIT não é fácil. Tive oportunidade de acompanhar uma parte das discussões via lista de e-mail, e por isso sou testemunha do comprometimento deste grupo de SAP Mentors, que todo ano se mobiliza para realizar mais uma edição do evento. Obrigado por mais esta edição, estou ansioso pelas próximas em 2014!

 

Outro elemento-chave para o sucesso do SIT são os palestrantes. Assumir o compromisso com o evento, definir um tema relevante para a comunidade, estudar muito, preparar e editar slides, praticar o discurso e vencer as centenas de olhos e ouvidos voltados a você presencialmente e via internet também não é tarefa fácil. Obrigado a vocês, que todo ano preenchem a grade de sessões com material rico, interessante e gratuito.

 

Mas tudo isso vale a pena. Porque meu último agradecimento vai para todos vocês que se inscreveram, divulgaram, e que separaram pelo menos uma parte do seu dia para acompanhar as sessões presencialmente ou on-line. Muito obrigado a vocês, que reconheceram o trabalho destes dois grupos acima, e que compartilharam em suas redes sociais o dia todo. Isso é muito importante para que o SIT continue crescendo.

 

Uma grande novidade neste ano

 

Em 2013, buscamos ampliar o alcance do evento ainda mais. Por isso, todas as sessões presenciais do SITSP 2013 foram gravadas em HD, e serão disponibilizadas on-line através do nosso mais novo canal no YouTube. Isso mesmo, você vai poder assistir a todas as sessões que perdeu, além de poder rever aquelas que mais gostou.

 

Em 2010, o SITSP aconteceu em dois auditórios na SAP. Isso tornou possível um número maior de sessões, e um maior valor agregado ao evento como um todo. Mas acho que a maioria de nós que participou dos eventos passou pela situação onde a grade tinha duas sessões muito boas, mas que aconteciam paralelamente. Decidir por uma significaria perder a outra. Além disso, imprevistos acontecem, e quem não pôde comparecer por alguma razão ficava sem acesso ao conteúdo.

 

Publiquei hoje uma página na SCN que vai servir como acervo de todos os vídeos do SIT, os quais serão disponibilizados à medida em que a edição ficar pronta. Minha meta é publicar um vídeo por semana, então assinem o canal e, como sempre, compartilhem loucamente!

 

Eu tenho um sonho, e gostaria de compartilhar com todos vocês

 

Meu sonho é que todas as sessões realizadas nos SIT ao redor do mundo sejam gravadas e disponibilizadas em canais no YouTube. Se no Brasil as sessões são incríveis assim, mal posso esperar para poder assistir às sessões do mundo todo.

 

A realização deste sonho depende de um esforço compartilhado. Primeiro, os organizadores precisam gravar todas as sessões na íntegra, editar e publicar os vídeos no YouTube, de preferência em 720p @ 30fps. Eu pretendo escrever um outro blog post aqui na SCN explicando como foi o nosso workflow de trabalho, e como outras edições do SIT podem aproveitar das mesmas técnicas para gravar seus eventos.

 

A segunda parte importante deste esforço vem da comunidade. Uma vez que o vídeo está on-line, todos que conhecem o idioma do palestrante serão capazes de se beneficiar do conteúdo. Por isso, gostaria de pedir a ajuda da comunidade na elaboração de legendas para os vídeos. Sim, com legendas em inglês por exemplo, assim não somos apenas nós aqui no Brasil que vamos poder desfrutar dos nossos vídeos, mas o mundo todo. Esta iniciativa beneficia a todos nós, afinal mal posso esperar pelas sessões do SIT França, mesmo não falando nada de francês.

 

Peço a todos que se unam comigo neste sonho, e que o SIT se torne algo melhor a cada ano. Para todos, no mundo todo.

To report this post you need to login first.

30 Comments

You must be Logged on to comment or reply to a post.

  1. Ricardo Viana

    Parabéns Bruno por ter postado e por ter vencido a timidez que o pressionava dese 2009 !!!

    Felicidades, ficou muito bom texto e o video do Designer Thinking.

    Show

    (0) 
  2. Raquel Pereira da Cunha

    Oi super Bruno,

    fiquei tão feliz de saber que seu primeiro blog aqui no SCN foi sobre o SIT e que você se inspirou no nosso desafio. Muito obrigada por compartilhar sua experiência, pelo seu suporte constante, e pela iniciativa e esforço de filmar as sessões e publicar em um canal para que toda a comunidade possa participar. Tomara que outros SITs tenham esta mesma iniciativa.

    Um grande abraço e Feliz 2014!!

    Raquel

    (0) 
    1. Bruno Lucattelli Post author

      Oi Raquel! Eu estou confiante de que nossos primeiros passos aqui servirão de inspiração para muitas pessoas. Os vídeos vão atingir muito mais pessoas no Brasil (dentro e fora da comunidade SAP). Com as legendas, o alcance se torna mundial.

      Mais do que isso, estes vídeos carregam duas mensagens importantíssimas. Primeiro, que pode ser feito. Segundo, que se o espírito do SIT é compartilhar conhecimento, então estes canais no YouTube estão contribuindo direto para este objetivo.

      Confiantes seguimos, porém batalhadores, até além do horizonte!

      (0) 
  3. Karen Rodrigues

    Bruno,

    Parabéns pela sua iniciativa de disponibilizar os videos…eu realmente estava ansiosa por esta publicação 😆

    E que este blog seja o primeiro de muitos que venham para nossa comunidade em PT.

    Forte abraço e Feliz 2014!!!!

    Karen Rodrigues

    (0) 
    1. Bruno Lucattelli Post author

      Karen Rodrigues, feliz ano novo! 🙂

      Esta iniciativa é um passo importante, sem dúvidas. Mas, ainda é apenas um passo. Vamos precisar da ajuda de todos para compartilhar, legendar e, porque não, gerar mais conteúdo em vídeo!

      Grande abraço!

      (0) 
    1. Bruno Lucattelli Post author

      Ronaldo Aparecido, acabamos não conversando no final do SIT. Espero que tenha valido a pena ouvir psicologia, filosofia e biologia por alguns minutos! Que esta minha atitude sirva de inspiração para outras pessoas. Aliás, foi seu primeiro SIT? O que achou? Faz um blog aí pra gente! 🙂

      (0) 
  4. Marcelo Ramos

    Brunão,

    Como um organizador do SITsp sou grato por você fazer parte do grupo, tenho certeza de que sem sua ajuda o SITsp jamais seria o que hoje.

    Claro que temos muitos pontos a serem melhorados no evento, mas se pensarmos na forma e por quem o evento é organizado, dá pra dizer que é o SITSp está entre os melhores eventos de SAP no Brasil, “esta é a minha opinião”. E Este sucesso somente poderia ter sido alcançado graças a pessoas inovadoras e pró-ativas como você.


    PS.: Em 2008 brigamos para ter direito ao SCN em PT e desde 2009, através do SITsp temos divulgado a importância do SCN no nosso dia-a-dia como profissionais SAP e agora vejo esta comunidade está crescendo, várias caras novas, muitos “primeiros posts” como o seu !!!


    Obrigado pela iniciativa e parabéns pelo seu primeiro post, espero que seja o primeiro de muitos, espero também que blogs como este inspire outras pessoas a também postarem seus conteúdos.

    Abs

    Marcelo Ramos

    (0) 
    1. Bruno Lucattelli Post author

      The specified item was not found., eu me lembro de uma época em que você investiu tempo, energia e esforço para contribuir para a SDN (sim, na época ainda ainda usávamos o D no lugar do C). Numa época em que eu ainda não entendia, você já evangelizava a importância de contribuir aqui. Pois bem, seis anos depois, chegou minha vez. Sim, atrasado. Teimoso talvez. Não foi por falta de você falar. Mas eu cheguei. E amigo, cheguei para ficar! 🙂

      Um grande abraço, mestre! 🙂

      (0) 
  5. Fabio Pagoti

    Eu gostaria de ajudar na parte das legendas (em inglês e língua do “P”, se necessário for).

    Eu não sei bem como o processo funciona… criamos a legenda diretamente no YouTube ou criamos aqueles aquivos .SRT que encontrávamos no sólegendas para quando baixamos filmes europeus no TPB? 😛

    Posso colocar até uma skill nova no LinkedIn depois de “Criação de legendas” entre “ALV” e “Smartforms”.

    Abraços e parabéns pelo primeiro post. Agora é só manter o ritmo em 2014 e publicar 1 a cada 4 dias.

    (0) 
    1. Marcelo Ramos

      Fabio,

      Estou editando os vídeos contendo os depoimentos de alguns participantes sobre suas experiência no SITsp e SCN.

      Seria interessante se tivéssemos todos estes vídeos (1min cada) legendados em EN, certamente serão vistos por boa parte dos usuários do SCN, a maioria de fora do Brasil.

      Se tiver um tempinho livre  pra ajudar entre um “ALV” e “Smartforms” ….. 😉

      Abs,

      Marcelo Ramos

      (0) 
    2. Bruno Lucattelli Post author

      Puxa vida, o Fabio Pagoti é uma MÁQUINA! Queria que minha produtividade fosse próxima da dele! Sua ajuda é MUITO bem-vinda cara! Eu também não sabia muito bem como fazer as legendas, então procurei um pouco aqui e encontrei esse cara: CaptionTube: Home.

      O funcionamento é relativamente simples. Você se cadastra lá, adiciona o vídeo a partir do link do YouTube e começa a legendar. No fim, você pode me mandar as legendas por e-mail que eu adiciono ao vídeo lá.

      Dá um pouco de trabalho, e por isso eu vou estudar um pouco melhor para ver se há alguma ferramenta parecida com essa e que seja colaborativa, onde cada um possa legendar/traduzir um pedacinho. Quero criar um tutorial que ajude e incentive as pessoas a traduzir, como o TED Open Translation Project. Fico na dúvida se publico aqui na SCN ou fora dela (e coloco apenas o link aqui). A dúvida é porque “fazer legendas para o YouTube” não é um assunto “SAP standard”, embora seja muito relevante para os vídeos do SIT.

      Tem esse vídeo onde o cara mostra mais ou menos como o CaptionTube funciona: Como legendar vídeos do YouTube – YouTube

      Mais uma vez, MUITO obrigado!

      (0) 
  6. Marlo Simon

    Bruno, parabéns pelo blog e pela iniciativa dos vídeos.

    Vejo que esse sentimento de todos nós é uma satisfação e um contentamento em termos alcançado massa crítica:

    A massa crítica de um material fissionável é a quantidade necessária para manter uma reacção nuclear em cadeia autosustentada – Wikipedia

    Ou seja, vamos ver a participação, envolvimento e conteúdo crescer cada vez mais!

    Uma das possíveis ideias para “catalogar” os vídeos aqui mesmo no SCN seria através de Documents (versão moderna dos Wikis).

    Abs,

    Marlo Simon

    PS: Mal posso esperar para ver os  videos editados.!

    (0) 
    1. Bruno Lucattelli Post author

      Marlo, MUITO obrigado! Estou muito animado com as reações causadas pelo SIT aqui. A ideia de catalogar os vídeos aqui é muito boa sim. Estou começando com uma página apenas, mas conforme o volume aumenta, podemos pensar em formas de organizar melhor. E eu estou curioso para saber a reação de vocês a cada novo vídeo! 🙂

      (0) 
      1. ALEX MARIN SILVA

        Sim, não estava no Rio de Janeiro em 2012, mas fiquei sabendo que teve sim. Eu aceito o desafio, consigo público – quem sabe com patrocínio/incentivo de alta direção – seja pela minha empresa ou pelo cliente, temos uma quantidade enorme de profissionais que gostariam de receber este evento.

        (0) 
  7. ALEX MARIN SILVA

    Pessoal,

    Posso tentar viabilizar um local, mas preciso da experiência de vocês com as seguintes dúvidas:

    1 – Qual a carga horária prevista?

    2 – Geralmente é feito aos finais de semana ou durante a semana?

    3 – Quantas pessoas em média tem ido?

    (0) 
    1. Bruno Lucattelli Post author

      Alex, normalmente o SIT acontece durante a semana. Este último SITSP foi em um Sábado por votação aqui na SCN. Acho que vale fazer uma votação para o SITRJ também. O evento costuma ser o dia todo (8-18h), e tem uma média de público de 100 pessoas.

      (0) 

Leave a Reply