Escrever um post realmente é um desafio para mim, mas quero contribuir com a comunidade e acho importante cada um dos participantes expor sua própria percepção sobre evento.  Então, vamos ao desafio afinal eu também faço parte desta história.
            Acompanho de perto a organização e realização do SAP Inside Track em São Paulo desde o primeiro ano (2009), é realmente um grande evento. Esta mistura do pessoal técnico e funcional e até quem ainda não atua na área SAP, torna o evento ainda mais especial, isso sem duvida representa a própria “Comunidade SCN” imagino que seja o que Mark Finnern queria dizer em um de seus post sobre o Inside Track “It is where the SAP community comes alive in your city”. Ele incentiva bastante este tipo de evento, assim como o Marcelo Ramos várias outras pessoas foram motivadas a iniciar este trabalho em suas próprias cidades.

No Brasil, assim como em outros países o evento teve inicio com o Community Day e depois se tornou o SAP Inside Track (2009) . Na primeira edição era nítida a correria para manter o evento interessante e fazer com que as pessoas entendessem a ideia principal do evento de “compartilhar”. Este clima de tensão que se transforme em “Happy Hour” se repete todos os anos. Fiquei alguns anos sem participar diretamente (devido minha carreira pessoal de “MÃE”) e perdi o inicio desta evolução com a nomeação dos demais SAPMentors Marlo Simon, Raquel Pereira da Cunha, Henrique Pinto e Tobias Hofmann fato que assim como a criação da comunidade em Português tem aumentado o numero de pessoas contribuindo para deixar o Inside Track cada vez melhor e abrangendo mais áreas do nosso mundo SAP.

Além dos SAPMentors, algumas pessoas estão sempre presentes para serem palestrantes ou auxiliar na organização do evento como Bruno Lucattelli, ele sempre aparece com um help técnico e em suas palestras nos convida para uma abordagem mais ampla dos nosso mundinho SAP. Meu gerente disse que eu só estaria liberada para participar do evento  porque finalmente eu teria a resposta para a tão sonhada questão de técnicos e gestores “Como fazer os usuário felizes ?” .

          Lendo um pouco mais sobre a criação de um espaço para Business One na comunidade em português, resolvi criar um fórum em PT para saber se tinha mais gente no Brasil interessada em SucessFactors e assim poderíamos nos ajudar com materiais ou troca de experiências.Marlo Simon, sempre muito participativo na organização do evento desde a primeira versão, mesmo antes de ser nomeado SAPMentor, respondeu o fórum e depois de alguns dias lá estava a palestra de SF no cronograma, isso me animou e eu vi a comunidade funcionar A palestra do Renan William Alves de Oliveira foi muito esclarecedora, equilibrando entre a parte técnica e teórica o que me ajudou a entender que todos os recursos do portal seriam da própria ferramenta “SucessFactors” e que ainda não abrange todas as áreas do HCM. Eu até ganhei um extra sobre o conceito de Concurrent Employment.

No momento também estou trabalhando na implementação do eSocial e foi muito interessante ouvir Ricardo Viana falar do assunto com uma visão voltada para o PI. A nossa solução não utiliza o PI e até o evento, eu não tinha conhecimento sobre a questão do sigilo dos dados no monitoramento. Esta visão ampla é muito valiosa, conseguimos ver solução de forma mais completa.

Gostei da palestra de “Desing Thinking”, honestamente esperava um exercício prático, mas entendo todas as dificuldades no preparo do espaço e o tempo que é realmente muito escasso. Alguns dias antes do evento conversei sobre este assunto com a SAPMentor Raquel Pereira da Cunha, ela foi responsável por algumas iniciativas importantes no evento como a parceria com a SAPPress, li alguns post que ela escreveu e um material em Português que ela me enviou, mas eu não conseguia aplicar o novo conceito no meu dia-a-dia. O evento me ajudou a entender que podemos reduzir a estrutura do DT ao tamanho da nossa necessidade e o foco principal é entender quem realmente irá utilizar a solução e qual é a real necessidade independente do tamanho do projeto assim conseguimos uma solução mais assertiva.

          Sei que organizar este evento exige diversos e-mails, alinhamentos entre os SAPMentor, definição dos brindes, reuniões com os patrocinadores, procura por palestrantes e muita energia para fazer acontecer. Agradeço a todos que contribuem de forma direta na organização do evento, a todos os palestrantes que compartilham suas experiências e também a presença de algumas pessoas que estão em todas as edições sempre do outro lado dos bastidores, sem perceber que fazem toda a diferença contribuindo, questionando, interagindo e fazendo o evento mais interessante a cada ano, afinal este evento contribui para nossa comunidade e para quem participou da palestra do Bruno Lucattelli já sabe que o segredo é incentivar a felicidade sintética e ser feliz 😛

To report this post you need to login first.

18 Comments

You must be Logged on to comment or reply to a post.

  1. Raquel Pereira da Cunha

    Oi Priscila,

    Obrigada por compartilhar sua visão sobre o evento com a comunidade. É um prazer ajudar a organizar o SIT. Só não comecei antes porque devido ao fato de estar muito tempo fora no Brasil eu não o conhecia. Assim que tive contato com o Marcelo Ramos , Marlo Simon, Henrique Pinto e Tobias Hofmann em uma palestra deles sobre o SCN no SAP Forum de 2011, imediatamente me interessei em participar, e desde então tenho estado presente.

    Fico feliz que a palestra de DT tenha te esclarecido algumas dúvidas. Achei que uma pessoa com mais vivência no assunto, com experiência em vários projetos, e totalmente fora de TI, seria uma opção interessante para fazer uma palestra. Espero que tenha agradado também aos demais, especialmente aos que ainda não conheciam nada sobre o assunto. Eu e os demais mentors queríamos fazer algo prático, mas a agenda cheia e o tempo curto não permitiu. Mas agora que já tivemos uma introdução ao tema, podemos planejar uma atividade prática em um próximo evento, sem a palestra teórica. Agora que tive algumas experiências práticas, com o Innojam e o Workshop com estudantes de São Carlos, fica mais fácil organizar um exercício interativo.

    Você conseguiu ter a resposta para a pergunta “Como fazer os usuários felizes?”  😉

    A palestra do Bruno Lucattelli foi muito legal!

    Tomara que mais membros da comunidade que participaram do SIT de forma presencial ou online aceitem o desafio e compartilhem sua experiência aqui 🙂

    Abs e um feliz ano novo! Escrever meu primeiro post aqui no SCN também foi um grande desafio, espero que você continue participando.

    Raquel

    (0) 
    1. Priscila Soares Post author

      Raquel, obrigada pelo retorno ! Tenho acompanhado o teu trabalho e realmente admiro

      sua postura e dinamismo, sempre ligada e disposta a ajudar, ensinar e aprender. É difícil “follow you” rsrsrs

      Este ano, teve muita gente nova para as palestras, espero que mais pessoas iniciem e aumentem suas contribuições, conforme tenham conhecimento do evento, cada um a sua maneira, não só na realização do evento, mas para o enriquecimento da comunidade, assim teremos mais ideias, pessoas, posts, documentos, fóruns e blogs, uma coisa gera a outra !

      Infelizmente, não participei do inicio da palestra do Bruno Lucatteli  e confesso que fiquei um pouco perdida, eu coloquei no fim do meu post a minha conclusão, o segredo esta em incentivar a “Felicidade Sintética”, para mim seria criar o próprio conceito de  felicidade ou melhor entender o que é felicidade para o usuário, talvez eu esteja enganada, mas podemos tirar a dúvida nos vídeos que em breve estarão disponíveis.

      Sinceramente, nunca participei de um exercício de DT visando uma solução

      profissional, gosto de novas ideias e estava curiosa para saber se o lance

      do “post it” realmente funciona. Podemos treinar com um exercício sobre o SIT,

      utilizando o retorno do pessoal para criar melhorias e soluções para a próxima edição.

      Eu gosto do evento mais informal, para mim isso deixa o pessoal mais a vontade para perguntar, questionar, elogiar ou criticar, algumas pessoas preferem uma versão mais formal. Este ano, acho que conseguimos chegar próximo do meio termo, como o auxilio dos patrocinadores e experiência dos anos anteriores.

      Acho legal o desafio do post, mas para quem ainda não se sentir a vontade acho que vale a pena mandar um e-mail ou enviar mensagens via SCN para os SAPMentors para expor novas ideias, criticar, elogiar e até entender melhor os obstáculos.

      Feliz 2014 ! mais e mais post para nós 🙂

      (0) 
  2. Priscila Soares Post author

    Obrigada Renan ! Eu realmente gostei da sua palestra, estava difícil achar um material mais técnico em português e agora também esta aqui no SCN para toda comunidade  SuccessFactors – Visão Geral.

    Quero muito participar com palestra na próxima edição, mas não tenho experiência com apresentações fico muito perdida. Nós poderíamos pensar em alguma coisa relacionado ao HCM, para o pessoal que esta começando, tem muita gente que participa do evento e que ainda esta fazendo academia, imagino que seria interessante.

    (0) 
  3. Ricardo Viana

    Priscila muito obrigado por suas palavras, fiquei feliz, pois a minha intenção na apresenteção do eSocial era exatamente falar apenas do que é esse projeto e como fazer isso no SAP PI, acho que o recado foi passado com exatidão.

    Felicidades, parabéns pelo post ;D

    (0) 
  4. Marlo Simon

    Olá Priscila,

    Obrigado pelas menções e apoio aos eventos durante estes anos. Agora vamos manter essa energia e colaboração neste ano de 2014!

    Abs,

    Marlo Simon

    PS: Mais um exemplo que SCN se faz dentro de casa cc Karen Rodrigues 😉

    (0) 
  5. Ian Cid

    Hello Priscilia, I was reading your question to SAP requesting a DEMO of SuccessFactors, I was wondering if you got access to a demo. because I have the same problem.

     

    (0) 

Leave a Reply