Financial Management Blogs by Members
Dive into a treasure trove of SAP financial management wisdom shared by a vibrant community of bloggers. Submit a blog post of your own to share knowledge.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Former Member

Pessoal, a pedidos de amigos e colegas decidi postar uma informação importante para as pessoas que estão implementando a solução inbound do GRC ou que ainda irão implementar. Como a grande maioria já sabe, umas das funcionalidades da solução citada é à entrada/armazenagem do XML do fornecedor enviado por e-mail no GRC e possível automatização da entrada do mesmo no ECC. Na implantação de alguns projetos que participei tivemos problemas no momento de exibição da DANFE do fornecedor no ambiente de GRC, devido à incompatibilidade do ADS com o sistema operacional da maquina onde o GRC foi instalado; segue detalhes abaixo (todas as informações são referentes ao processo inbound):

No monitor do GRC podemos visualizar através da DANFE as informações contidas no XML enviado pelo fornecedor, antes mesmo de fazermos a entrada automática no ECC – visualização mais amigável para o cliente (fig 1.0 e 1.1).

Fig 1.0.

Fig 1.1.

Observação: A DANFE exibida no monitor é somente para simulação, não podendo ser utilizada como documento fiscal.


CONFIGURAÇÃO DO ADS

Não basta apenas configurar o ADS no NWA, existe incompatibilidade entre o ADS (Adobe Document Services) e o sistema operacional do servidor.

Para checar se o seu sistema operacional atende os requisitos basta verificar no http://service.sap.com/pam; outra forma é verificar no servidor onde está instalado o SAP se a pasta /usr/sap/<SID>/<Instance>/j2ee/os_libs/adssap contém subdiretórios com arquivos dentro deles. Se eles estiverem vazios o ADS não irá funcionar.

A pasta “adssap” é criada quando a instancia é iniciada. Para um melhor teste, pode-se dar shutdown no J2EE, renomear essa pasta para outro nome e iniciar o J2EE para que essa pasta seja criada novamente. Aí basta entrar nela e verificar se os seus subdiretórios ainda estarão vazios. No meu caso o sistema operacional não era compatível, com isso tive que desenvolver uma solução.


SOLUÇÃO


Já que iria desenvolver, o cliente gostaria de visualizar os dados no ECC, não tendo que abrir o monitor para a tal visualização da DANFE; criei o ALV no ECC e o usuário poderá selecionar através do campo checkbox a DANFE que gostará de visualizar (fig 1.2, 1.3 e 1,4).

Fig 1.2. - Tela de seleção.

Fig 1.3 - Primeira visualização traz somente algumas informações importantes à nível de cabeçalho para o usuário – primeira conexão com                                                                 ambiente de GRC. No máximo quatro campos para visualização primária (chave de acesso, CNPJ, nome do Fornecedor e Nota fiscal).

Fig 1.4. – Visão detalhada da DANFE depois que foi escolhido o XML (primeira tela, fig 1.3) – segunda conexão com ambiente do GRC.

Todas as informações estão fisicamente no GRC em STRINGs, tive que criar uma conexão na SM59 no ECC e um módulo de função no GRC para buscar as mesmas e trata-las, armazenando-as em estruturas internas.

No desenvolvimento acima, efetuei seleção na tabela /XNFE/INNFEHD para obter os XMLS e em seguida selecionei a tabela XMLSTRING para obter os valores reais contidos nas strings; utilizei a função /XNFE/NFE_TRANSFORMER (poucas pessoas conhecem) para transformar as strings em estruturas (INNFEHD – cabeçalho e INNFEIT – item), para com isso serem utilizadas no ECC. Observação: algumas informações de impostos e dentre outras à nível de item não trazem na função, precisa analisar e se necessário adicionar os queridos pontos de implementação na função (enhancements points).

FINALIZAÇÃO E AGRADECIMENTOS

Bom pessoal, é isso, caso tenham alguma novidade referente ao assunto, podem me enviar que adiciono na postagem com o nome da pessoa.

Agradeço ao meu amigo de trabalho Fábio Beli (BASIS) por me ajudar nesse problema relatado e ao meu amigo ricardo.viana por me incentivar a postar no SCN.

Segue notas informativas referentes ao assunto:

  • 915399
  • 1275351
  • 1721448
  • 508140
  • 48243
  • 30289
9 Comments