Pessoal, a pedidos de amigos e colegas decidi postar uma informação importante para as pessoas que estão implementando a solução inbound do GRC ou que ainda irão implementar. Como a grande maioria já sabe, umas das funcionalidades da solução citada é à entrada/armazenagem do XML do fornecedor enviado por e-mail no GRC e possível automatização da entrada do mesmo no ECC. Na implantação de alguns projetos que participei tivemos problemas no momento de exibição da DANFE do fornecedor no ambiente de GRC, devido à incompatibilidade do ADS com o sistema operacional da maquina onde o GRC foi instalado; segue detalhes abaixo (todas as informações são referentes ao processo inbound):

No monitor do GRC podemos visualizar através da DANFE as informações contidas no XML enviado pelo fornecedor, antes mesmo de fazermos a entrada automática no ECC – visualização mais amigável para o cliente (fig 1.0 e 1.1).

/wp-content/uploads/2013/12/1_0_344830.pngFig 1.0.

/wp-content/uploads/2013/12/1_2_344833.pngFig 1.1.

Observação: A DANFE exibida no monitor é somente para simulação, não podendo ser utilizada como documento fiscal.


CONFIGURAÇÃO DO ADS

Não basta apenas configurar o ADS no NWA, existe incompatibilidade entre o ADS (Adobe Document Services) e o sistema operacional do servidor.

Para checar se o seu sistema operacional atende os requisitos basta verificar no http://service.sap.com/pam; outra forma é verificar no servidor onde está instalado o SAP se a pasta /usr/sap/<SID>/<Instance>/j2ee/os_libs/adssap contém subdiretórios com arquivos dentro deles. Se eles estiverem vazios o ADS não irá funcionar.

A pasta “adssap” é criada quando a instancia é iniciada. Para um melhor teste, pode-se dar shutdown no J2EE, renomear essa pasta para outro nome e iniciar o J2EE para que essa pasta seja criada novamente. Aí basta entrar nela e verificar se os seus subdiretórios ainda estarão vazios. No meu caso o sistema operacional não era compatível, com isso tive que desenvolver uma solução.


SOLUÇÃO


Já que iria desenvolver, o cliente gostaria de visualizar os dados no ECC, não tendo que abrir o monitor para a tal visualização da DANFE; criei o ALV no ECC e o usuário poderá selecionar através do campo checkbox a DANFE que gostará de visualizar (fig 1.2, 1.3 e 1,4).

/wp-content/uploads/2013/12/1_2_1_344835.png

Fig 1.2. – Tela de seleção.

/wp-content/uploads/2013/12/1_3_344836.pngFig 1.3 – Primeira visualização traz somente algumas informações importantes à nível de cabeçalho para o usuário – primeira conexão com                                                                 ambiente de GRC. No máximo quatro campos para visualização primária (chave de acesso, CNPJ, nome do Fornecedor e Nota fiscal).

/wp-content/uploads/2013/12/1_4_344838.pngFig 1.4. – Visão detalhada da DANFE depois que foi escolhido o XML (primeira tela, fig 1.3) – segunda conexão com ambiente do GRC.

Todas as informações estão fisicamente no GRC em STRINGs, tive que criar uma conexão na SM59 no ECC e um módulo de função no GRC para buscar as mesmas e trata-las, armazenando-as em estruturas internas.

No desenvolvimento acima, efetuei seleção na tabela /XNFE/INNFEHD para obter os XMLS e em seguida selecionei a tabela XMLSTRING para obter os valores reais contidos nas strings; utilizei a função /XNFE/NFE_TRANSFORMER (poucas pessoas conhecem) para transformar as strings em estruturas (INNFEHD – cabeçalho e INNFEIT – item), para com isso serem utilizadas no ECC. Observação: algumas informações de impostos e dentre outras à nível de item não trazem na função, precisa analisar e se necessário adicionar os queridos pontos de implementação na função (enhancements points).

FINALIZAÇÃO E AGRADECIMENTOS

Bom pessoal, é isso, caso tenham alguma novidade referente ao assunto, podem me enviar que adiciono na postagem com o nome da pessoa.

Agradeço ao meu amigo de trabalho Fábio Beli (BASIS) por me ajudar nesse problema relatado e ao meu amigo Ricardo Viana por me incentivar a postar no SCN.

Segue notas informativas referentes ao assunto:

  • 915399
  • 1275351
  • 1721448
  • 508140
  • 48243
  • 30289
To report this post you need to login first.

9 Comments

You must be Logged on to comment or reply to a post.

  1. Ricardo Viana

    Está de parabéns pela postagem Bruno Spera, já tive esse problema e você me ajudou bastante,


    Continue contribuindo, pessoas como você ajuda a comunidade crescer e obrigado pelo prestigio no SIT.


    Muito bem explicado o problema e a solução que você fez.


    Henrique Pinto esse é o problema do ADS com SOLARES.

    Abraços,




    (0) 
  2. Eduardo Abrell

    Muito bom!! Eu também já tive esse problema no passado e por sorte o OS era compatível, então foi só configurar o ADS no NWA.

    Mas agora pode vir OS não compatível que estaremos preparados.. rs

    Valeuu Bruno!!

    Abraço!!

    (0) 
    1. Ricardo Viana

      Então quer dizer que o Sr. Abrell sabia da configuração e não criou um blog para ADS sem SOLARES ?


      Você deve um blog para SCN, que tal começar  ?

      Abraços meu brother.

      Valeu

      (0) 
      1. Eduardo Abrell

        hahaha.. Aceito o desafio meu amigo Viana, não mais para este assunto, porque nosso amigo Bruno já deixou tudo bem claro, mas em um próximo assunto com certeza!!

        Valeu pelo incentivo e forte abraço meu brother!!

        (0) 

Leave a Reply