Additional Blogs by Members
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Former Member

Prezados,

Participei da sessão virtual no SITSP, revezando entre as duas salas virtuais.

Eu realmente gostaria muito de estar presencialmente e conhecer muitos que  estão aqui interagindo no SCN e estiveram presente neste evento.

Aceitando o desafio proposto pela Raquel, gostaria de expor o que aprendi no SITSP.

eSocial

É uma nova forma de registro dos eventos relevantes ocorridos na relação de trabalho que possibilita ao empregador o cumprimento de obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais por meio de um canal único, objetivando: Garantir direitos trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores, simplificar o cumprimento das pelos empregadores reduzindo custos e da informalidade e aprimorar a qualidade de informações prestadas ao Estado.

Legislação: Ato Declaratório n.5 de 17/07/2013. Criado portal do esocial: www.esocial.gov.br.

Cronograma previsto: O início da obrigatoriedade da utilização do eSocial será conforme o seguinte cronograma:

I – A transmissão dos eventos iniciais e tabelas deverá ocorrer:

a) até 30/04/2014 para produtor rural pessoa física e segurado especial;

b) até 30/06/2014 para as empresas tributadas pelo Lucro Real;

c) até 30/11/2014 para as empresas tributadas pelo Lucro Presumido, Entidades Imunes e Isentas e optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - Simples Nacional, Micro Empreendedor
Individual (MEI), contribuinte individual equiparado à empresa e outros equiparados a empresa ou a empregador; e

II – A transmissão dos eventos não periódicos deverá ocorrer imediatamente após a inclusão dos eventos iniciais no eSocial, conforme cronograma definido no inciso I deste artigo e observados os prazos previstos no art. 9º.

A entrega desta obrigação acessória esta dentro da solução HCM. O pré requisito mínimo para instalação da solução é SAP Release  SAP_HR ECC 6.0 (SP Number 95) ou  SAP_HR ECC 6.0 EhP4 (SP Number  61). A solução standard utilizará o PI para transação webservice. Maiores informações estão disponíveis n a nota 1575963 LC Announcement:  eSocial

Sucess Factors

É um software que oferece solução na nuvem para gestão de processos e transação de RH.  Utiliza-se para gestão de talentos na folha de pagamento, fluxo de trabalho de RH e auxiliar em estratégia de HCM com foco no futuro. 

A partir desta ferramenta é possível gerenciar os colaboradores, verificar a performance, controle e pagamento, recrutamento, gerenciar e controlar os KPI, treinamentos, plano de cargos e salários, extrair relatórios para análise, planejar a força de trabalho e com acesso ao mobile.

Solução já cobre 58 países e esta disponível em 37 idiomas, incluindo o Brasil.

Para o Brasil temos campos específicos do Brasil: Ids nacionais (RG, CTPS, CPF, PIS), informações pessoais e sobre o trabalho, informações de deficiência, por exemplo. 

Ainda é possível extrair alguns relatórios: desconto com  dependentes para Declaração do Imposto de Renda , controle dos funcionários demitidos e um controle de informações de licenças, férias e outros para controlede inclusão na CTPS.

Gostaria de comentar sobre outras palestras, mas infelizmente tive problema com áudio e não foi possível captar com qualidade as informações.  Se me permitem expor como lessons learned é verificar possibilidade de melhorar o acesso virtual ao evento. No mais: divulgação, assuntos e distribuição da agenda estavam ótimas.

Aproveito para novamente parabenizar os organizadores deste evento henrique.pinto, marlo.simon2, marcelo.ramos2, fabio.fernandes, raquel.pereiradacunha, tobias.hofmann e aos palestrantes que compartilharam seu conhecimento conosco.

Espero estar presente no próximo evento.

Abracos.

Karen Rodrigues

32 Comments