Pessoal bom dia a todos,


Para quem não conhece ou nunca ouviu falar como eu, o SIT é um encontro informal de consultores e “monstros” com intuito de divulgar soluções, melhorias, workshops, ideias, debates e outros sobre produtos e soluções SAP.

Gostaria de compartilhar com vocês um pouco do que presenciei ontem no SIT – 2013, minha primeira vez de muitas, foi um evento maravilhoso, uma forma bonita de disseminar o conhecimento, corroborar para o crescimento da nossa comunidade de Brazucas SAPEIROS e claro para fazer aquela “e-SOCIAL”, conhecer diversos MM’s – Mentor’s Monstrinhos como Henrique Pinto, Marlo Simon, The specified item was not found., Fabio Fernandes, Raquel Cunha, Tobias Hofmann e outros consultores de diversos módulos como Bruno Spera, Jose Nunes, Acácio Barrado, Eduardo Abrell, Pedro Baroni, Renan Willian, Jõao Luna, Marssel Vilaça, Rafael, Luciano Leite, Ricardo Nobrega e outros muitos que não consigo me recordar agora, “Pajausta – Sorry – Desculpe”.

Meu intuito aqui é divulgar um resumão das sessões que eu participei, como ocorreu algumas sessões em paralelo peço para as pessoas que foram compartilhar também, não consegui anotar muitas coisas, o que estou escrevendo é basicamente o que consegui “Salvar” na cabeça, porém devido ao Happy Hour algumas coisas se perderam… caso tenha escrito algo errado ou faltou informação, favor completem, me pinga.

Vou completando durante a semana de acordo com as minhas anotações.

Sessões que participei:

1) Design Thinking

2) River

3) Fiori

4) Mobility 3.0

5) Custom Code Management

6) eSocial

7) Lesson Learned Bulding – REST

8) SuccessFactors

Designer Thinking

Apresentado pela Cynthia uma gerente da área de designer da MJV, explanou muito bem sobre uma maneira diferente de ver as coisas e pensar em uma solução, primeiro pensando em para que publico é o que vai ser desenvolvido e outros, acredito que muito do que ela disse de fato pode ser aplicado para nós desenvolvedores e funcionais também, afinal quem nunca fiz um projeto e assim que concluiu já começou a pensar nas melhorias que poderia realizar ?

Nesse casso as ideias bagunçadas conceituado como  “Fuzzy” não foram tão bem exploradas e trabalhadas antes de iniciar o projeto e outros, comece a ver e pensar de uma forma diferente “Designer Thinking” assim os seus projetos, soluçoes vai atender melhor o seu cliente ou empresa.

River

Apresentado pelo Marlo Simon, dispensa comentários, explanou sobre uma nova forma de codificação para HANA, acabou sendo curto porém muito interessante, ajudou a dismestificar a forma de codificar e acessar objetos, views e outros da nova plataforma bombastica da SAP, o HANA.

Fiori

Apresentado pelo Ricardo Nobrega, CEO da Cienci consultoria, explanou de forma brilhante o que é o Fiori, uma aplicação WEB voltada para pequenos dispositivos como smartphones, ipads e outros do genero.

Dismesticou as diferenças entre o Fiori, GateWay e Mobility, que para min era uma grande confusão, na realidade o Fiori utiliza do SAP Gateway com chamadas http ou https para se comunicar com o SAP.

Não só além de explicar o que é o Fiori, fez uma demonstração de aprovação de um pedido de compra de passagem e delivery de um produto, muito interessante, vale a pena consultar e começar a estudar isso.

Mobility 3.0

Apresentado pelo Tobias Hofman, mega codificador BrazucaDeustchland, que realizou um workshop ao vivo sobre o mobility sobre HTML5, fez diversas demonstrações de consultas e outros utilizando oData – Put/Get e outras ações utilizadas no protocolo HTTP.

Custom Code Management – Solman

Apresentado pela Raquel Cunha, praticamente co-criadora do Solman, realizou uma apresentação sobre a evolução do Solman na extração de informações de todos os gêneros possíveis, principalmente sobre progamas “Z’s” ativos e inativos no sistema.

Com essa extração é possível analisar o risco e outros que podem ocorrer em transporte produtivo, sobre os programas inativos o consulto deles no sistema e outros.

eSocial

Apresentado por http://scn.sap.com/community/portuguese/sped-and-nf-e/blog/2013/10/07/sped–efd–social

Lesson’s Learned Building – Rest

Apresentado por Sasha e o Custódio de Oliveira, falando sobre os desafios e o aprendizado sobre a codificação e implementação de Rest em algumas Soluções/Produtos no mundo SAP, muito interessante também o fato do Sasha e Custódio estarem participando da Austrália via Web,muito bom, não participei 100% quem puder contribuir com a descrição de tudo que rolou agradeço.

Sucess Factory – SAP HCM

Apresentado pelo Renan Willian, criado dos processos de RH, uma palestra muito interessante sobre a implementação, os desafios e extremas dificuldades que tiveram para colocar essa solução para funcionar no HCM de forma “redonda”, efetiva.

Achei muito interessante isso para tomada de decisão da empresa sobre qual funcionário efetivamente precisa de um aumento, sobre os que estão defasados ou até superior ao cargo atual e muitas outras ações para área de RH.

Não consegui anotar muitas coisas pois fiquei meio “shared” entre a Sucess Factory e a Rest.

O Evento – SIT 2013 – SPBrasil

Eu particularmente adorei esse encontro, pretendo ano que vem participar e espero que a “promessa” feita, apesar de ter ocorrido no HH, pelo Marlo Simon sobre fechar um avião para TechEd – Vegas 2014 ACONTEÇA DE FATO – Bonde dos Brazucas Sapeiros

Henrique Pinto você está devendo um SITExtended !!! Não conseguimos ver a sua apresentação devido motivos maiores, porém, marca ai que a gente vai πŸ™‚

Caso tenha esquecido de algo, favor completem pessoal, vamos fazer a SNC11+.

Durante a semana vou atualizando.

Abraço a todos e parabéns por esse fabuloso evento.

/wp-content/uploads/2013/12/ok444bcb3a3fcf8389296c49467f27e1_dt_343645.jpg

To report this post you need to login first.

56 Comments

You must be Logged on to comment or reply to a post.

      1. Tammy Powlas

        In my opinion, I think Inside Tracks should be in the native speaking language for those attending live/in-person.

        I was able to watch the Fiori presentation and follow along as the slides were in English.

        I missed Henrique’s session as I as working πŸ™‚

        (0) 
    1. Henrique Pinto

      I actually wasn’t able to do my presentation because I had to leave for a customer meeting, so I’m thinking about an unofficial webinar early next year. πŸ˜‰

      (0) 
  1. Marssel Vilaça

    Grande Ricardo, valeu pelos resumos. Infelizmente, não pude passar mais tempo no evento. Fato que foi corrigir para o próximo evento, já que 1 dia ainda é pouco pra tanto conhecimento compartilhado.

    A organização foi impecável. Esperava algo mais casual, e fiquei muito contente com tudo por lá.

    Finalmente conheci alguns dos grandes responsáveis pela comunidade SAP no Brasil que participaram do evento: Marlo Simon, Marcelo Ramos, Raquel Cunha e Tobias Hofmann. Faltou o Henrique Pinto.

    Ricardo Viana, foi um prazer conhecê-lo. Uma pergunta, porque sua mochila tinha uma plaqueta com o nome AL. Viana? Abraço!

    (0) 
    1. Ricardo Viana Post author

      Lendário FI Marssel Vilaça,

      Foi um prazer conhece-lo também cara, pena que você ficou muito pouco tempo lá, no próximo fica mais um pouco e apresente as suas soluções πŸ™‚ .

      Sobre a minha mochila, as bandeiras representa os países que eu já visitei, é a minha mania onde eu vou tento arrumar um patch do país, sobre a plaqueta – AL VIANA – estudei 7 anos no colégio militar e me formei lá em 2003 – Colégio Militar de Brasilia πŸ˜€ .. ótimas lembranças !!!

      Forte abraço para você e se tiver dificuldades com integração, conte comigo.

      Valeu

      (0) 
    2. Henrique Pinto

      Podemos marcar um happy hour da comunidade SAP, nao precisa ter todo um evento por trás pra galera tomar umas ehehehe.

      Que tal um HH em Janeiro?
      Daí poderia ser algo recorrente, tipo todo mês.

      Vai quem puder.

      (0) 
      1. Ricardo Viana Post author

        Henrique,

        Sem dúvidas e é algo que a um tempo estava tentando fazer com o Carlos Rodrigo, Cataldi, Baroni e outros mais nunca deu certo.

        Basta falar o dia e horário que estarei lá.

        Pessoal o que vocês acham ?

        Valeu..

        (0) 
  2. Karen Rodrigues

    Ola Ricardo,

    Parabéns por sua apresentação sobre o eSocial πŸ™‚

    Infelizmente não pude ir à São Paulo apreciar as apresentações  e conhecer os colegas, mas assisti virtualmente durante o periodo da tarde…tentei intercalar as sessões nas duas salas virtuais. Estava dificil decidir o que assistir!!!

    Ah o brasileiro que estava junto com o Sasha é o Custódio de Oliveira.

    Espero encontra-los no SAP Forum 2014 😎

    Abraços,

    Karen Rodrigues

    (0) 
    1. Ricardo Viana Post author

      Olá Karen,

      Obrigado você por ter visto πŸ™‚ .

      Obrigado também sobre o update sobre o Custódio, já vou atualizar aqui.

      Sobre o SAP Fórum, quem sabe eu consiga ir para o Developer, terá umas novidades legais para ano que vem, pois, a única vez que consegui ir foi em 2009 rsrs.

      Abraço

      (0) 
  3. Acacio Barrado

    Grande Viana!!!

    Parabéns pela iniciativa cara, isso você tem de sobra.

    Espero que esse tenha sido o primeiro de vários SIT que eu venha participar, encontrar pessoas que eu só conhecia virtualmente como o  Marlo Simon e o Fabio Pagoti não tem preço.

    Espero que a SCN Brasil cresça cada vez mais, e que eu possa humildemente contribuir com a minha parte.

    Abraços a todos.

    Acácio Barrado.

    (0) 
    1. Ricardo Viana Post author

      Grande Acacio Barrado,

      Meu companheiro de longa data, foi um prazer reve-lo e também obrigado por prestigiar a minha “SOCIAL” ops…”e-Social” rsrsrsrs.

      Brincadeiras a parte, espero que ano que vem você venha divulga uma solução bacana que você viveu no megalomaniaco projeto Cordillera, seria interessante compartilhar as dificuldades e outros..

      Abraço,

      Felicidades,

      Ricardo Viana

      (0) 
  4. Raquel Pereira da Cunha

    Oi Ricardo,

    super legal você ter aceitado o nosso desafio “Escreva um blog sobre o que você aprendeu no SITSP”. O mais importante deste evento é compartilhar, e essa é a idéia por trás do nosso pedido. Obrigada por descrever a sua experiência para os que não puderam participar ou participaram só de uma parte.

    Ah, achei hilário vc dizer: “co-criadora do SolMan..” kkk 

    Obrigada por ser palestrante πŸ™‚

    Esta promessa do Marlo Simon sobre o avião foi depois que eu saí do HH? Quantos chopps ele já tinha bebido? kkkk

    Abs,

    Raquel

    (0) 
    1. Ricardo Viana Post author

      Oi Raquel,

      Curto desafios de todos os tipos rsrsrs, confesso que não consegui escrever algo mais completo e rico de informações, devido o efeito de substancia alucinógenas que estavam sendo servidas com uma certa abundância, nome popular “BREJA – CERVA”, porém, com a falta de algo primordial nesse momento que é o alimento isso ficou agravado e acabei esquecendo diversas coisas.

      Escrevi a essência da sua palestra certo ? Pelo menos foi o que eu lembrei, se quiser complementar me envia uma EXCLUSIVE MSG vulgo DIRECT MSG que eu ajusto sem problemas πŸ™‚ .

      Poxa que bom que você gostou da brincadeira, ‘co-criadora do Solman’, fico brincando com tudo e as vezes as pessoas não gostam.. valeu pelo apoio rsrsrs πŸ™‚ .

      Sobre a palestra, tentei de forma tranquila colocar na cabeça do pessoa a importância do e-Social para os processos de RH, sem baixar muito o nível, afinal não sabia qual seria o publico alvo, mais acredito que consegui ajudar um pouco todos.

      A promessa, o tópico mais polemico e esperado, você de fato estava lá sim rsrsrs, pode ser que você não tenha ouvido e tals… mais achei a ideia algo muito bacana, sempre quis ir ao TechEd, porém, ir sozinho para Vegas e muita, mais muita falta de responsabilidade, então vou ficar esperando o Marlo Simon comunicar e iniciar a organização disso.

      Valeuuuu,

      Abs,

      Viana.

      (0) 
  5. Eduardo Abrell

    Viana,

    Espetacular sua apresentação sobre E-Social, assim como todas as outras que pude assistir!

    O evento realmente superou minhas expectativas, muito bem organizado, palestrantes de alto nível, ótimo coffee break e um HH com antigos e novos colegas para fechar com chave de ouro!!

    Pude rever os colegas do passado e conhecer os brilhantes mentors deste fórum !!!

    Este sem dúvida foi o primeiro de muitos que irei participar…

    Obrigado à toda equipe que organizou, palestrantes que se preparam muito bem e à todos que contribuíram de alguma forma com o evento!

    Abraço

    Eduardo Abrell

    (0) 
  6. Bruno Lucattelli

    Parabéns pela iniciativa do post. Em breve começo a edição dos vídeos, e com isso vai ser possível complementar este post com as outras palestras. Como fiquei correndo com as gravações, acabei vendo bem menos do que eu gostaria, mas vou me divertir muito na edição!

    Grande abraço!

    (0) 
    1. Ricardo Viana Post author

      Obrigado Bruno !!

      Infelizmente não consegui ver a sua apresentação, se puder me passar um resumo fico grato para poder completar o Resumo do Sit !

      Bruno se precisar de ajudar na edição avisa, trabalhei um tempo com isso no passado rsrs.. afinal vivia fazendo vídeos amadores tipo Rafinha bastos rsrs…

      Valeuuu πŸ˜‰

      (0) 
      1. Bruno Lucattelli

        Sério? Nossa, essa galera se revelando. Outro dia descobri que o Mauricio Cruz frequentava o mesmo fórum de internet que eu dez anos atrás. Agora descubro que você trabalhou pra página do Rafinha.

        Sobre os vídeos, a edição é super simples. Mas tem algo que todos os palestrantes podem fazer pra me ajudar sim. Por causa da iluminação da sala, nem todos os slides podem ser vistos facilmente. Em alguns trechos dos vídeos, a projeção fica praticamente branca. Por isso, quem apresentou podia me mandar os slides. Com eles, eu posso alternar entre o vídeo e o slide em alta resolução. Acho que este pequeno acerto vai melhorar muito no resultado final.

        (0) 
        1. Ricardo Viana Post author

          Calma Brunãoooo,

          Não trabalhei com Rafinha Bastos não, eu disse que fazia filmes amadores “trash” parecido com os dele, porém, esta tudo em VHS, os poucos que estão em formato eletronico fiz aquela edição básica do movie maker mesmo rsrsrs.

          Manda seu e-mail por direct msg, te envio a apresentação.

          Abraço

          (0) 
      1. Bruno Lucattelli

        Karen, vou começar a edição dos vídeos e logo logo devemos ter os primeiros saindo na internet. A intenção é justamente permitir que todos assistam a todas as palestras. Espero que se divirta e aprenda com a minha!

        (0) 
  7. Fabio Pagoti

    Este foi meu 4o SIT, realmente vale a pena pegar um dia livre no trabalho para saber mais sobre as coisas.

    Depois da palestra do The specified item was not found. eu fiquei bem mais confortável para fazer uns testes no BRFPlus. Já estou lendo o help do começo ao fim.

    Gostei bastante da palestra do Bruno Lucattelli. Sair da caixa é com ele. Infelizmente eu não fui no Evolution para responder com plena convicção uma das perguntas.

    O que o Custodio de Oliveira lecionou está no meu to-learn list. Consegui pegar alguns conceitos que nunca havia me perguntado o porquê de sua existência como o versionamento na URL.

    É muito bom rever também o Marlo Simon, Henrique Pinto (cuja palestra aguardava… e ainda aguardo πŸ˜› ansiosamente), Raquel Cunha, Mauricio Cruz e também conhecer pessoalmente o Tobias Hofmann.

    Gostaria de agradecer também que foi na palestra de “Oportunidades de aprendizado através de projetos Open Source”. Ainda farei um post aqui e no abap101 sobre o SIT… mas provavelmente só sairá no próximo final de semana.

    Obrigado a todos da organização, em especial ao Marcelo que publicou o vídeo de chamada em forma de cartoon que fiz para o SIT.

    (0) 
  8. Custodio de Oliveira

    Ola Ricardo,

    Obrigado por compartilhar seu “resumao”.

    A nossa apresentacao foi uma versao um pouco reduzida do que mostramos no SAP TechEd LV.

    Infelizmente nao pude assistir muito, principalmente pelo fuso de 13 horas. Assisti apenas o key note e uma parte da otima palestra do Bruno Lucattelli

    Abracos a todos,

    Custodio

    PS: a nossa apresentacao pode ser acesada aqui

    (0) 
    1. Ricardo Viana Post author

      Custódio,

      Não fiz nada de mais, achei mais do que necessário fazer esse resumo, e também foi um desafio proposto pelos MM’s, challenge accepted.

      O que escrevi sobre a sua apresentação está ok ? Quer complementar com algo ? Me envia um msg.

      Obrigado e abraço !!

      Valeu

      (0) 
  9. Luciana Rossan

    Gente, me inscrevi mas tive um imprevisto profissional e não pude ir, infelizmente.

    Mas me convidem para o HH que saio de Campinas/SP e vou até SP para encontrá-los em Janeiro/2014! πŸ˜‰

    Bjos

    (0) 
    1. Ricardo Viana Post author

      Grande Renan, criador do RH,

      Sua apresentação foi muito boa cara, pena que a maioria das empresas não tem isso implementado, afinal avaliar com seriedade um bom funcional é super importante para manter a equipe focada e motivada, o que é bem dificil de ver hoje, certo ?

      Sensacional cara, abraço para você !!

      (0) 
  10. Marcelo Ramos

    Excelente Blog Ricardo Viana,

    Todos os anos nós dedicamos horas e mais horas do nosso precioso tempo para organizar um evento que se possibilite a que qualquer um interessado em aprender sobre temas relacionado ao SAP, jogar conversa fora e dar um pouco de risada sem se preocupar com o resto.

    Pra mim não tem preço poder encontrar velhos amigo, colegas de trabalho, também conhecer pessoal como você. Conhecê-lo foi um grande prazer, espero encontra-lo novamente em breve, no SAP Forum, SITsp 2014 ou quem sabe em algum projeto !!!

    Obrigado pela excelente palestra, pelo apoio ao evento e por compartilhar conosco um pouco da sua impressão sobre o evento.

    Espero compartilhar em breve minhas impressões sobre o evento, sessões, fotos, videos, entrevistas, algumas idéias para para o SITsp 2014 …. etc.

    Abs.

    Marcelo Ramos

    (0) 
    1. Ricardo Viana Post author

      Marcelo,

      Fico grato pelo seu comentário.

      Sobre o SIT foi elite, fato.

      Foi um prazer conhece-lo também, quem sabe façamos um projeto juntos de fato πŸ˜€ . Mundo de SAP parece gigante mais no final todo mundo se conhece.

      Espero para SIT 2014, SAP FOrum e outros possa contribuir com algo efetivo, workshop e outros.

      Valeuuu abras.

      Ricardo Viana.

      (0) 

Leave a Reply