Skip to Content

Este é um blog que deveria ter sido publicado aqui há muito tempo haja vista a enorme quantidade de profissionais que desejam obter informações relevantes para entrar no mercado profissional ERP-SAP. Todos estão muito acostumados a ouvir sobre as maravilhas de se tornar um consultor SAP, mas são muito poucos, ou quase ninguém para ser mais preciso, que contam a estória por completo.


No comovente texto a seguir, o corajoso Chirag Shah da Índia, expõe suas vida pessoal e suas impressões numa das decisões mais importantes de sua vida: Pedir demissão de seu emprego e se tornar um consultor SAP FI.


Dentre as opiniões apresentadas nesta publicação, existem comentários do autor sobre instituições que se diziam parceiras de treinamento SAP. Uma vez que este cenário se passa na índia, as garantias oferecidas nos cursos SAP ou e em contratações por Consultorias não necessariamente se aplicam no Brasil. Na minha visão pessoal, eu nunca presenciei os tais fatos apresentados.




PRÓS e CONTRAS para ingressar na Carreira SAP.

por Chirag Shah


Eu sou um recém-graduado em Comércio (15 anos de estudo). Não pude iniciar minha pós-graduação devido a alguns motivos pessoais e outros problemas.

Iniciei minha carreira como Contador e 16 anos depois eu estava trabalhando como Gestor de Negócios numa empresa.

Eu respondia diretamente para o Diretor de Negócios e o Presidente da empresa e havia 8 pessoas respondendo a mim.

Eu gostava muito do grande respeito, poder, expressão, liberdade, e além de um pacote de remuneração satisfatória.

Minha vida estava indo muito bem e eu estava muito feliz.

Dia após dia, lentamente e gradualmente serpentes de ressentimento começaram a engolir os meus momentos felizes, um por um.

A força da equipe foi reduzida na empresa através da imposição de mais exigências em cima dos empregados existentes. Quase todos os benefícios extras e liberdades foram retirados pela empresa. Mais pessoal qualificado estava disponível no mercado e prontos para trabalhar por menos dinheiro, o que também aumentou a insegurança no emprego. A pressão no trabalho juntamente com a insegurança no emprego começou a aumentar diariamente.

Decidi focar o desenvolvimento das minhas qualificações profissionais para sobreviver no mercado de trabalho. Ficou muito difícil passa numa pós-graduação já que tinha mais de 15 anos que terminei os estudos.

Com a orientação dos meus seniores e pessoas mais próximas eu escolhi o campo do ERP para estudar, e com a ajuda de uma pesquisa de mercado eu decidi ser um Consultor SAP ERP.

Fiz contato com os parceiros de treinamento SAP, eu pedi conselhos, na visão do meu CV eu fui aconselhado a optar pelo módulo de FI, que eu também teria uma garantia de emprego. O percentual de aprovação da prova da certificação era entre 30 & 50 (dados desatualizados). Eu não queria perder minha chance; e como resultado de todo o planejamento e cálculos eu pedi demissão do meu emprego, dediquei todo meu tempo e uma bela quantia em dinheiro para passar na prova. Eu consegui passar na prova na minha primeira tentativa e tornei-me um Consultor SAP FI Certificado.

Eu levei em torno de 4 meses eu uma bela quantia em dinheiro no limite dos gastos da minha renda neste período. Mas eu estava me sentindo aliviado da pressão pela qual passei nesses últimos 4 meses, como a pressão de agora, já que é o momento de recuperar todos estes gastos.

Eu fiquei muito feliz. Novamente eu comecei a sonhar com respeito, poder, expressão, liberdade, pacote de remuneração satisfatória como antes, ou talvez maior ainda, já que tenho mais de 18 anos de experiência em processos e sou um Consultor Certificado pela SAP agora.

Na manhã do dia seguinte eu atualizei meu currículo e o enviei para o parceiro educacional da SAP cujo qual havia me dado uma garantia de contratação. Em resposta foi dito que “Estamos enviando seu currículo para as empresas e você poderá receber ligações para contato, mas independente disso você deverá continuar procurando emprego através de suas fontes pessoais”.

Já se passou mais de 3 meses após minha certificação (7 meses desde meu pedido de demissão), e apesar de fazer acompanhamento por “N” numero de vezes com o parceiro educacional da SAP, eu não recebi nem uma ligação para entrevistas.

Recebi uma mensagem de que os parceiros educacionais da SAP estavam voltando atrás na sua palavra e eu passei a buscar novas oportunidades por conta própria. Todos os portais de emprego estavam inundados de oportunidades de trabalho para candidatos experientes. Experiência em processo e experiência como usuário final não recebiam nenhum peso no tempo de experiência. Todos os candidatos eram considerados iniciantes nesta área. E surpreendentemente não havia uma simples abertura para iniciantes. 

Um dia eu recebi um e-mail oferecendo uma vaga em um projeto SAP, por favor, veja abaixo:

Estamos felizes em informá-lo que seu perfil preenche os mínimos critérios elegíveis desejados, portanto você já foi pré-selecionado para fazer parte do nosso Projeto de implementação SAP R3 em andamento no Cliente.


Buscamos um Consultor Junior com bons conhecimentos de processo de negócios e respectivo módulo, força de vontade, disponibilidade total para viagens.

Esses candidatos serão alocados no nosso Cliente dentro do projeto de implantação da nossa empresa. Esta é uma oportunidade para todos os candidatos os quais desejam seguir carreira no mercado ERP-SAP, ir além de Implantações, e Gerenciar Projetos SAP.

Para o primeiro projeto você deverá pagar R$ 2.500,00 (Calculado pela cotação aproximada). Você irá trabalhar junto com nossa equipe Sênior.

A Empresa irá fornecer todos os documentos relacionados ao departamento de pessoal. Você não será mais um iniciante, mas um genuíno Consultor SAP com experiência depois de completar o projeto com toda a documentação necessária.

Em outro dia eu recebi uma ligação para uma entrevista, eu fui selecionado, e não me ofereceram nem 1/3 do meu salário anterior. Eu aceitei já que ao passar dos dias sem trabalho eu estava mais e mais sob pressão. Acabei de finalizar os procedimentos de recrutamento. Surpreendentemente me pediram para assinar um vínculo de 3 anos com uma garantia bancária de 18 meses de salário. E para utilizar essa garantia bancária foi solicitada a abertura de uma poupança com depósito equivalente a 20 meses de salário.

Ooppssss!!!!!!

Isso quebrou toda minha confiança junto com minha espinha dorsal. Eu estava quase de joelhos por sobrevivência.

Eu decidi desistir e voltar para minha função. Indaguei meu antigo empregador para trabalhar com ele de novo, mas obviamente a posição havia sido preenchida e não havia mais vaga.

Finalmente eu fui contratado como Consultor SAP FI sombra com quase 25% do meu salário anterior (e o recebimento ainda era muito irregular com atrasos e muitas vezes recebia 2 meses juntos). Por alto eu era usado como um profissional extra para substituição em caso de faltas e licenças de Consultores Seniores. 

Dessa maneira eu passei por 2 projetos, mas em ambos eu não tinha autorizações suficientes no sistema nem mesmo para navegar nas configurações. Muitas vezes nem mesmo me davam infraestrutura suficiente. Não recebia nenhuma orientação. Nenhum Sênior queria me passar conhecimento. Eu estava apenas perdendo tempo precioso da minha vida sem ter nada pra fazer.

Hoje depois de completar quase 2 anos após pedir demissão do meu antigo emprego, eu não tenho outra opção a não ser censurar e xingar o meu destino.

Com a graça de Deus, bênçãos de pessoas queridas, com base no conhecimento do certificado, minha experiência de processos, com a ajuda de alguns de meus colegas, e conhecimentos compartilhados nos fóruns, blogs e sites etc. Eu comecei a aprender um pouco do SAP. Eu tenho confiança de que poderei fazer maravilhas se eu tiver uma oportunidade, e é claro um mentor.

Espero recuperar os mesmos momentos felizes de antes na minha vida.

Meu conselho para meus juniores…

Contras:

  • Nunca peça demissão do seu emprego para estudar. Hoje o mundo é muito competitivo então se treine para navegar em vários barcos simultaneamente.
  • Não se atenha a garantias contratação de terceiros.
  • Não assine vínculo de longo prazo sem um estudo adequado e conhecimento de todos os paraquedas
  • Não entre numa área tendo uma imagem rosa na sua mente.
  • Não tome decisões precipitadas, assim haverá todas as chances de todos os seus cálculos e planejamentos falharem.
  • Não mergulhe ou afunde em seus investimentos e empréstimos para investir em estudos. Sua renda atual deve ser a fonte do seu investimento.

Pros:

  • Sonhe sempre de olhos abertos
  • Estude e se desenvolva apenas com sua renda atual.
  • Reserve 51% para seu destino e faça o melhor para os 49% restantes, mesmo assim depois de colocar o melhor dos seus esforços não há garantia de sucesso da mesma forma que sua sorte sempre corre mais rápido que você.
  • Estude a real verdade, oportunidades e probabilidades antes de entrar numa nova área.
  • Mantenha a paciência e perseverança diante objetivo uma vez inserido nesta área.
  • Segure nas mãos dos seus mentores. Este mercado é como um oceano e é impossível cruzá-lo navegando sem um navio (mentor).
  • Continue passando seu conhecimento, assim como ninguém nesta terra nasceu sabendo, cada um obteve conhecimento dos outros dia após dia. Por isso é sua responsabilidade transmitir isso para sua próxima geração.

Como minha jornada não terminou ainda, eu peço conselho, orientação, direção, consulta aos meus seniores.

E apelo aos juniores que aprendam essa lição (Chirag).


Do original:

DOs & DON’Ts for SAP Career (Certification) on the basis of my on going journey from an Accountant to SAP FI Consultant.

Marssel Vilaça (@Marssel700) | Twitter

To report this post you need to login first.

12 Comments

You must be Logged on to comment or reply to a post.

  1. Eduardo Chagas

    Muito bom esse relato! Algumas coisas não se aplicam ao Brasil (pelo menos acredito que não)! Mas mostra de certa forma uma realidade dura que precisa ser compreendida por quem quer entrar no mundo SAP.

    Eu vejo que existe dois perfis que sofrem mais:

    • Aquele que tem muita experiência seja em negócio ou em outra tecnologia mas nunca trabalhou com SAP. Ele tem que entender… que para o mercado ele é junior em SAP! Ou seja, o salário vai ser 1/3!
    • Aquele que não tem qualquer experiência profissional na área e nunca viu SAP na vida. Exemplo: é dentista, atendente de farmácia, advogado… e faz uma academia na esperança de ser contratado. A probabilidade de entrar no mercado é próxima de zero.

    É preciso avaliar bem antes de investir numa carreira. Entender o que o mercado busca, avaliar as suas capacidades, etc.

    Abraço

    Eduardo Chagas

    (0) 
    1. Marssel Vilaça Post author

      No SAP eu nunca vi esse tipo de exploração, mas existem empresa que aplicam golpes cobrando dinheiro para dar trabalho. Complicado.

      A grande questão que as pessoas se cegam quando falam em SAP. Acham que é fácil entrar e ficar rico, e nem observam coisas óbvias pela frente, como análise de mercado.

      Abraço Eduardo!

      sitsp2013

      (0) 
    2. Priscila S. Souza

      Muito bom o texto e muito interessante as palavras de vocês. Estou procurando entrar no mercado de SAP e estou buscando uma boa escola para aprender. Qual vocês podem indicar?

      (0) 
    3. Priscila S. Souza

      Muito bom o texto e muito interessante as palavras de vocês. Estou procurando entrar no mercado de SAP e estou buscando uma boa escola para aprender. Qual vocês podem indicar?

      (0) 
  2. Karen Rodrigues

    Marssel,

    Muito bom este artigo, principalmente aqueles que mudam radicalmente de área (como comentado pelo Eduardo) e acreditam que basta fazer uma academia SAP e entraram no mercado ganhando o dobro..kkkk

    Mas se o profissional tem conciência do que quer,  é bom lembrar  que as vezes descemos um degrau para subir dois!

    A caminhada não é fácil, mas também não é impossível, imponha seu profissionalismo pois será um fator decisório na construção de sua nova carreira.

    É isto ai!!!

    Abraços,

    Karen Rodrigues

    (0) 
    1. Marssel Vilaça Post author

      Falou e disse. Assim como na contabilidade o Débito vem antes do Crédito, tudo na vida é feito de esforço. O mais importante é saber exatamente o que está fazendo.


      (0) 
  3. Claudio Rafael da Silva

    Marssel,

    excelente a abordagem do tema.

    Diariamente muitas pessoas procuram o mercado SAP imaginando que se trata de dinheiro fácil e rápido.

    A carreira exige aprendizado especializado e o investimento de tempo. Ambos fatores custam caro.

    Saliento que o tempo para ingressar pode ser bem demorado.

    Cito como exemplo o caso de um profissional que trilhou este caminho. Fez academia oficial (SAP/SD) e se certificou. Conseguiu ingressar no mercado somente após quase 3 anos de muita persistência.

    Parabéns pelo tema.

    (0) 
    1. Marssel Vilaça Post author

      Cláudio, foi muita persistência mesmo. 3 anos é tempo demais. Isso também se deve a propostas iniciais com baixa remuneração. Tem que pensar bem a respeito.

      obrigado

      (0) 
  4. Davi Ribeiro

    Excelente tópico Marssel!

    Infelizmente, vejo muitas pessoas assimilando uma academia SAP a um investimento certo, como se fosse “invisto XX reais, mas em 2 meses recupero”. Muitas delas não tem nem a idéia do que um consultor SAP faz, mas investem em busca de uma melhora de carreira e correm alto risco de se frustrar. E mais que isso, já vi juniors que conseguem um primeiro projeto e logo em seguida pedem para sair pois não se identificaram com as atividades.

    O mais importante é ter objetivo, saber o que buscar e estar sujeito a descer um degrau para subir dois, como disse a Karen.

    Quem quer ver o arco-íris, tem que ver a tempestade….

    Abraços!

    (0) 
    1. Marssel Vilaça Post author

      Pois é Davi, existem muitos fatores que envolvem essa questão de se tornar um profissional SAP. Fora essas questões inerentes a profissão, as pessoas se apegam somente a salário e esquece todo o resto. Sem falar que os salários que são contados pelas fontes dos candidatos são fora da realidade de um iniciante.

      Abraços

      (0) 

Leave a Reply