Additional Blogs by Members
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
hofmann
Active Contributor

Recentemente a SAP adotou o conceito de massive open online course (MOOC). O que começou com um curso sobre HANA, agora também está sendo oferecido para outros áreas, como Hana Cloud Platform (Java) e SAP Mobile Platform (SMP). A SAP está oferecendo os cursos no site open.sap.com.

Para participar você precisa nada mais do que se registrar no site, selecionar o curso e se inscrever. O software usado nos cursos é gratuito, porém as vezes você tem que pagar para o uso de máquina virtual (Amazon AWS). Os cursos são apresentados em inglês, já que o público alvo é global.

O último curso que participei foi “Introduction to Mobile Solution Development”. Tudo que precisei foi de graça: SMP cloud (SAP), IDE local (Eclipse), emulator Android (Google). No entanto, o curso já acabou. A duração do curso foi de 6 semanas. Como o material – inclusive os vídeos – está disponibilizado para download (agora no modo self study), seguir o curso off-line e com o seu próprio tempo não é um problema.

No começo do curso o total de pessoas inscritas no curso foi de 20328. No total, tinha mais do que 30.000. Não sei quantas pessoas realmente participaram a cada semana, mas mesmo com só 10%, já faz entre 2.000 a 3.000 pessoas que aprenderam a tecnologia SMP. Mesmo não sendo um treinamento oficial. O curso tem avaliações durante o curso, e um exame final. Sendo aprovado você recebe um Record of Achievement.

Considerando o Brasil, um país onde os cursos oficiais da SAP têm um custo alto (vários cursos relacionando a SUP/SMP chegam a 10.000 R$), é complicado receber um treinamento ou criar um business case para o seu gerente afim de mostrar a necessidade de um treinamento. Como o preço de um treinamento oficial também é caro para a empresa, faz sentido fazer um curso open SAP para mostrar os benefícios de um treinamento. Ou seja, esses cursos são uma ótima opção para avaliar a plataforma antes de investir dinheiro.

Para quem tem interesse em aprender, atualmente está sendo oferecido um curso sobre HANA Cloud Platform, outro sobre HANA e logo irá começar um curso sobre BI 4. Afinal, não está mais correto dizer na próxima entrevista que você é o cara em mobility, Hana, cloud, BI, mas infelizmente não conseguiu participar em nenhum treinamento da SAP. Provavelmente em breve, os clientes irão começar a querer ver o Record of Achievement. Dessa forma, você poderá usar o seu para mostrar competência e dedicação.

Obs: no final do curso recebi uma mensagem da SAP Education:

"As you have successfully completed the openSAP course Introduction to Mobile Solution Development for the Enterprise with a Record of Achievement we would like to reward you with a voucher. This voucher entitles you to a 15% discount on Mobile related offerings from SAP Education Germany."

"Please note: This is a pilot in association with SAP Education Germany only. In the future we are planning to expand this to allow successful participants of openSAP courses to benefit - independent of location."

-> recebi um voucher que dá 15% de desconto! Mesmo que atualmente está oferta só está válida na Alemanha, tem o plano de trazer isso para outros países também. Isso são boas notícias! Para ganhar um bom desconto, você só precisa de participar num curso gratuíto.

Para quem quer ler mais sobre este curso, escrevi um blog sobre cada semana:

5 Comments