O twitter é uma rede social onde os usuários criam mensagens (ou tweets) com até 140 caracteres. Essas mensagens podem ser lidas e enviadas aos demais usuários num universo de meio bilhão de contas, o que a torna uma das redes mais movimentada do mundo.

http://icons.iconarchive.com/icons/graphics-vibe/simple-rounded-social/256/twitter-icon.png

Todos os grandes profissionais do meio corporativo divulgam seus trabalhos em primeira mão através desta plataforma. E não podia diferente no que diz respeito ao mercado SAP. Os principais nomes da comunidade SAP postam suas publicações e uma enorme quantidade de conteúdo profissional via twitter muito mais do que em qualquer outro meio de comunicação.

Um dos maiores motivadores do uso do twitter como fonte de informação profissional, o SAP Mentor e especialista HCM Jarret Pazahanick publicou em seu blog Twitter and SAP – Whats in it for You algumas razões para você perder seu tempo com o twitter com a seguinte lista de benefícios:


1. Networking

Existe algo único no Twitter e sua capacidade de unir pessoas estabelecendo bases para uma futura relação mais significativa. Frequentemente me pergunto que tipo de pessoas do SAP utilizam o twitter e creio que seria uma surpresa pra vocês que Executivos da SAP, Executivos e Membros da ASUG, SAP Mentors, Usuários do Sistema SAP e Consultores Seniors terem encontrado “valor” e “tempo livre” para serem ativos no twitter. O Twitter é uma ótima ferramenta para networking assim como para comunicação no mundo SAP.


2. Eventos do Mercado SAP

Todos os eventos do mercado SAP tem ampla cobertura em tempo real via twitter com monitoramento da SAP, e em alguns casos até mesmo interagindo com “tweets” durante as apresentações. Há uma quantidade enorme de informação grátis, links, reprises das sessões, informações privilegiadas, imagens e comentários via conferências no twitter. Devo admitir que é uma experiência única participar de uma conferência via twitter. Você pode quase sentir-se como se estivesse realmente lá. Eu não quero desmerecer o valor de participar de eventos da SAP em pessoa, mas o twitter é uma outra maneira de estar envolvido. Há uma série de eventos anuais do mercado SAP muito importantes para se manter informado sobre SAP e seus produtos.

3. Informações

Independentemente da sua atividade com SAP, ter acesso a informações relevantes e atualizadas e a chave para ser bem sucedido. Embora pessoalmente utilize o Google Reader (RSS) como minha principal ferramenta para me manter atualizado sobre o SAP e havendo um excelente artigo do Jon Reed sobre RSS no periódico Mentors Quarterly, desde o ultimo ano comecei a usar o Twitter ocasionalmente para buscar conteúdos novos, ou melhor, novas fontes de informação. É importante notar que a maioria do conteúdo encontrado no twitter podem ser acessados ​​por diferentes meios, mas tudo são apenas mais outra ferramenta, portanto não perca mais nada de relevante. Você vai ser positivamente surpreendido com a quantidade de informação sobre SAP que é trocada diariamente no Twitter.

4. Visibilidade


O Twitter é uma ótima forma de ganhar visibilidade dentro do ramo e falar sobre sua Carreira SAP, Empresa, Projeto ou Realizações em geral. Você está falando em uma conferência? Você publicou um novo blog ou artigo? Você acabou de ler um artigo interessante sobre SAP? Você acabou de solucionar um problema no SAP? Você leu uma interessante nota da SAP? Acabou de dar golive numa implementação complexa? Se existem pessoas interessadas então elas irão querer ouvir sobre isso. O Twitter é um ótimo meio onde você pode compartilhar suas informações sobre SAP com a comunidade.

Mesmo após saber dos benefícios acima do Twitter, muitos ainda devem achar que esta ferramenta está obsoleta após o crescimento do Facebook e do Linkedin como redes pessoais e profissionais respectivamente. Mas não é bem assim. O Twitter continua a oferecer vantagens porque vai além destes relacionamentos pessoais e profissionais. O Twitter acima de tudo é uma fonte de informação em todas as áreas existentes.


Outro equivoco é achar que para ser ativo no Twitter e ter visibilidade é necessários possuir muitos seguidores. Grande erro! Para quem usa o Twitter para obter informação não é necessário ser nenhum um artista famoso ou ter alguma popularidade. Basta seguir as pessoas certas que produzem bons conteúdos dentro do seu ramo de atividade. Um bom Smartphone ajuda muito também, pois nada melhor do que uma ferramenta como Twitter e um celular num momento de espera, num curto intervalo de tempo livre ou até mesmo tomando um café.


Mas nem todo mundo vai querer exclusivamente se tornar um mero leitor no Twitter para sempre. É natural querer produzir conteúdo e, sendo assim como um iniciante poderá obter aquela visibilidade dita acima se ainda não possui seguidores?

Chip Rodgers, Vice-presidente e Chefe do time de operações da Comunidade SAP (COO) explica muito bem como obter maior visibilidade em seus tweets publicados. No blog What the Hashtag is Going On? – The Power of Hashtags Explained, são dadas dicas importantes sobre o uso do hashtags e seu alcance.


As pessoas não seguem apenas pessoas. O público busca conteúdo através de hashtags e é dessa forma que qualquer um poderá obter maior visibilidade mesmo mesmo tendo poucos seguidores. Observem o diagrama abaixo:


/wp-content/uploads/2013/10/hashtagsfigd_72288.png

Por fim, foi dito que um bom conteúdo dependia das pessoas certas a serem seguidas. A seguir temos um link contendo uma lista dos principais perfis que geram informações sobre SAP no twitter:


Lista Inside Track Brasil

Evidentemente existem um grande número de perfis com ótimo conteúdo sobre várias áreas do SAP, bem como nas áreas de negócio, portanto, por favor indiquem, descubram e compartilhem os grandes divulgadores de bons conteúdos aqui nos comentários. E é claro, sintam-se a vontade para divulgar seus próprios Twitters.

Sucesso e muita informação a todos! 😉

Marssel Vilaça (@Marssel700) | Twitter

To report this post you need to login first.

9 Comments

You must be Logged on to comment or reply to a post.

  1. Marcelo Ramos

    Excelente post Marssel Vilaça,

    O Twitter realmente á e melhor ferramenta disponível para compartilhamento de informações e também para se manter informado sobre últimas noticias.

    Assim como no Facebook, o tempo de “vida útil” de um post no twitter é apenas algumas horas, mas isso não chega a ser um problema quando você posta informações de qualidade e as direciona para a audiência correta com o uso de hashtags.

    Infelizmente são poucas as pessoas que sabem como tirar proveito da ferramenta ! A grande maioria utilizar a ferramente apenas para dizer qual o seu estado emocional, qual o vinho está tomando, onde está, etc….. ou seja, nada além de “oversharing”.

    Parabéns pelo post.

    Marcelo Ramos

    (0) 
    1. Marssel Vilaça Post author

      Valeu, Marcelo. Obrigado. Verdade o que você disse. De fato as pessoas não conhecem o verdadeiro potencial do Twitter, pois se limitam a comparar com outras redes sociais. Postam informações desnecessárias e acabam se afastando do uso desta grande ferramenta.

      Abraço

      (0) 
  2. Eduardo Chagas

    Fazer uma campanha aqui para que todos coloquem seu Twitter na assinatura! Que alias… é o único dado de contato permitido colocar junto ao nome nos posts.

    (0) 

Leave a Reply