Prezados, segue minha primeira publicação, resolvi publicar este post com o intuito de auxiliar no entendimento sobre as prioridades de determinação de contas contábeis, utilizando as “Regras avançadas de determinação de conta contábil”.

 

Para a determinação de conta contábil, o SAP Business One utiliza um conceito de prioridades e combinação de chaves, similar ao que é utilizado na determinação de código de imposto. Esta técnica assemelha-se também com a “Técnica de condições” empregada no nosso irmão mais velho (SAP ECC/R3).

 

 

Após ativar a determinação avançada de conta contábil.*

 

O 1º passo é a determinação de quais campos serão utilizados para determinação e sua ordem de prioridade, acessar:

=> Administração => Configuração => Finanças => Determinação de conta contábil => Critérios de determinação

Prioridade.jpg

 

A ordem de prioridade conforme imagem acima, definida em “Critérios de determinação”, determina a ordem de exibição das colunas (da esquerda para direita) na tela de “Regras avançadas de determinação de contas contábeis” conforme imagem abaixo.

 

RegraAvançada.jpg

 

Na tela acima são utilizados 3 critérios para determinação: “Grupo de parceiros de negócios”, “Grupo de itens” e “Utilização”.

 

De acordo com a prioridade definida em “Critérios de determinação”, analogamente é possível dizer que:

“Grupo de parceiros de negócios” tem peso 3

“Grupo de itens” tem peso 2

“Utilização” tem peso 1

 

A linha 1 do print acima recebe prioridade 1, pois possui chaves especificadas nas três colunas, em outras palavras, como foi definida uma combinação: “Grupo de parceiros de negócios” + “Grupo de itens” + “Utilização”, somando-se os pesos, esta linha tem um peso total igual a 6.

 

A linha 2 do print, recebe prioridade 2, pois possui chaves especificadas em duas colunas. Somando o peso da coluna “Grupo de parceiros de negócios” ao peso da coluna “Grupo de Itens” (3+2=5) o peso total da linha é 5.

 

A linha 3 do print, recebe prioridade 3, pois apesar de possuir 2 chaves especificadas, devido à combinação das chaves, possui uma soma de pesos menor que a soma dos pesos da linha 2, ou seja, como “Grupo de parceiros de negócios” tem peso 3 e “Utilização” tem peso 1, a soma dos pesos é igual a 4, desta forma tem prioridade menor que a linha 2.

 

A linha 4, possui uma única chave selecionada. Neste caso a chave é “Grupo de parceiros de negócios” que possui peso 3.

 

A linha 5, possui uma soma de pesos igual a 3 que é o mesmo peso da linha 4, mas possui chaves com menor prioridade que a linha 4.

 

A linhas 6 e 7 possuem apenas uma chave, com pesos 2 e 1 respectivamente, determinando desta forma a ordem.

 

Para finalizar: Para determinar a conta contábil o SAP Business One, seguirá uma ordem de busca verificando as linhas da Regra Avançada, procurando primeiro uma regra na linha 1, caso não atenda, procura na próxima linha e percorrerá todas as linhas até que uma combinação atenda. Caso nenhuma combinação atenda, serão utilizadas as contas informadas na tradicional “Determinação de conta contábil”.

 

 

*Foi publicado pela SAP em 03/09/2013 o guia: “How to Setup Advanced G/L Account Determination in 9.0”, disponível para logon com S-USER em:

service.sap.com

Opção: “SAP Business One Customer Portal”

Menu: “Documentation”

Menu lateral: “Realease Family 9.0”

=> Modules and Features

==>How-to Guides for Release 9.0

Abraços,
Rodrigo da Costa Feula
#SBOBR #B1BR

To report this post you need to login first.

8 Comments

You must be Logged on to comment or reply to a post.

      1. Emanoel Verzegnassi

        Caro Rodrigo:

        Como sempre muito bom, mas estou com um problema que não consegui achar nas documentações a solução.  Estou com a PL 06 da 9.1; não aparece o botão “Avançado” para a criação de uma regra (gratuidade por exemplo); quando tento ir na função “Critérios da determinação” só está disponível a opção “Critérios da determinação – Recursos”, que não tem disponível a opção para “Utilização”. Já procurei nos locais mais lógicos de configuração e não consegui encontrar.

        Onde estou esquecendo alguma coisa?

        Obrigado.DETERMINACAO CONTABIL.png

        (0) 
        1. Rodrigo da Costa Feula Post author

          Olá Emanoel, tudo bem!?

          É provável ter esquecido de um “pequeno” detalhe, que foi “Ativar” a funcionalidade de determinação de conta contábil avançada. Por padrão mesmo nas novas versões vem “desativado” (estou também na 9.1 PL 06).

          Peguei a base demo que acompanha a instalação, onde é possível observar o mesmo cenário que do seu print, onde não há opção dos critérios para as determinações de estoque somente dos recursos. Tão pouco a exibição do botão “avançado” na tela de determinação de conta contábil.

          Segue o print:

          DetContDesativada.png

          Já com a determinação contábil avançada ativada aparecerão as seguintes opções.

          DetContAtivada.png

          Espero ter colaborado.

          Bom trabalho pra você.

          Abraços,

          Rodrigo da Costa Feula

          (0) 
  1. Jehan Jarschel

    Muito bom Rodrigo, parabéns.

    Temos filiais trabalhando com contabilização simples devido a versão do SAP (8.8).

    Teremos um nova filial entrando no B1 em julho na versão 9.0 utilizando a contabilização avançada. No nosso caso utilizamos o conceito de centros de custo e lucro na matriz (ECC) e levaremos este conceito para a filial (B1) onde nos dados mestres de materiais trabalharemos por “Clasf. Conta Contábil” por grupo de itens (Unidades de Negócio) e este grupo estará amarrado a contabilização avançada onde teremos contas contábeis definidas por Unidade de Negócio. Assim conseguimos separar os centros de lucro.

    Esta opção facilitou em muito nossas necessidades e sua explicação está muito boa.

    Abraço,
    Jehan Jarschel.

    (0) 
      1. Jehan Jarschel

        Legal Rodrigo,

        Apesar da grande maioria dos profissionais não ter essa cultura, essa troca de conhecimento é muito importante.

        Deixo meu skype ( jehan.jarschel ) para quando tiver algum questionamento ou sugestão.

        Abraço,

        Jehan Jarschel.

        (0) 

Leave a Reply