Skip to Content

SAP Business One 9.0 – Entendendo as prioridades para determinação de contas contábeis, utilizando o recurso de “Determinação de conta contábil avançada”.

Prezados, segue minha primeira publicação, resolvi publicar este post com o intuito de auxiliar no entendimento sobre as prioridades de determinação de contas contábeis, utilizando as “Regras avançadas de determinação de conta contábil”.

 

Para a determinação de conta contábil, o SAP Business One utiliza um conceito de prioridades e combinação de chaves, similar ao que é utilizado na determinação de código de imposto. Esta técnica assemelha-se também com a “Técnica de condições” empregada no nosso irmão mais velho (SAP ECC/R3).

 

 

Após ativar a determinação avançada de conta contábil.*

 

O 1º passo é a determinação de quais campos serão utilizados para determinação e sua ordem de prioridade, acessar:

=> Administração => Configuração => Finanças => Determinação de conta contábil => Critérios de determinação

Prioridade.jpg

 

A ordem de prioridade conforme imagem acima, definida em “Critérios de determinação”, determina a ordem de exibição das colunas (da esquerda para direita) na tela de “Regras avançadas de determinação de contas contábeis” conforme imagem abaixo.

 

RegraAvançada.jpg

 

Na tela acima são utilizados 3 critérios para determinação: “Grupo de parceiros de negócios”, “Grupo de itens” e “Utilização”.

 

De acordo com a prioridade definida em “Critérios de determinação”, analogamente é possível dizer que:

“Grupo de parceiros de negócios” tem peso 3

“Grupo de itens” tem peso 2

“Utilização” tem peso 1

 

A linha 1 do print acima recebe prioridade 1, pois possui chaves especificadas nas três colunas, em outras palavras, como foi definida uma combinação: “Grupo de parceiros de negócios” + “Grupo de itens” + “Utilização”, somando-se os pesos, esta linha tem um peso total igual a 6.

 

A linha 2 do print, recebe prioridade 2, pois possui chaves especificadas em duas colunas. Somando o peso da coluna “Grupo de parceiros de negócios” ao peso da coluna “Grupo de Itens” (3+2=5) o peso total da linha é 5.

 

A linha 3 do print, recebe prioridade 3, pois apesar de possuir 2 chaves especificadas, devido à combinação das chaves, possui uma soma de pesos menor que a soma dos pesos da linha 2, ou seja, como “Grupo de parceiros de negócios” tem peso 3 e “Utilização” tem peso 1, a soma dos pesos é igual a 4, desta forma tem prioridade menor que a linha 2.

 

A linha 4, possui uma única chave selecionada. Neste caso a chave é “Grupo de parceiros de negócios” que possui peso 3.

 

A linha 5, possui uma soma de pesos igual a 3 que é o mesmo peso da linha 4, mas possui chaves com menor prioridade que a linha 4.

 

A linhas 6 e 7 possuem apenas uma chave, com pesos 2 e 1 respectivamente, determinando desta forma a ordem.

 

Para finalizar: Para determinar a conta contábil o SAP Business One, seguirá uma ordem de busca verificando as linhas da Regra Avançada, procurando primeiro uma regra na linha 1, caso não atenda, procura na próxima linha e percorrerá todas as linhas até que uma combinação atenda. Caso nenhuma combinação atenda, serão utilizadas as contas informadas na tradicional “Determinação de conta contábil”.

 

 

*Foi publicado pela SAP em 03/09/2013 o guia: “How to Setup Advanced G/L Account Determination in 9.0”, disponível para logon com S-USER em:

service.sap.com

Opção: “SAP Business One Customer Portal”

Menu: “Documentation”

Menu lateral: “Realease Family 9.0”

=> Modules and Features

==>How-to Guides for Release 9.0

Abraços,
Rodrigo da Costa Feula
#SBOBR #B1BR

8 Comments
You must be Logged on to comment or reply to a post.
      • Caro Rodrigo:

        Como sempre muito bom, mas estou com um problema que não consegui achar nas documentações a solução.  Estou com a PL 06 da 9.1; não aparece o botão “Avançado” para a criação de uma regra (gratuidade por exemplo); quando tento ir na função “Critérios da determinação” só está disponível a opção “Critérios da determinação – Recursos”, que não tem disponível a opção para “Utilização”. Já procurei nos locais mais lógicos de configuração e não consegui encontrar.

        Onde estou esquecendo alguma coisa?

        Obrigado.DETERMINACAO CONTABIL.png

        • Olá Emanoel, tudo bem!?

          É provável ter esquecido de um “pequeno” detalhe, que foi “Ativar” a funcionalidade de determinação de conta contábil avançada. Por padrão mesmo nas novas versões vem “desativado” (estou também na 9.1 PL 06).

          Peguei a base demo que acompanha a instalação, onde é possível observar o mesmo cenário que do seu print, onde não há opção dos critérios para as determinações de estoque somente dos recursos. Tão pouco a exibição do botão “avançado” na tela de determinação de conta contábil.

          Segue o print:

          DetContDesativada.png

          Já com a determinação contábil avançada ativada aparecerão as seguintes opções.

          DetContAtivada.png

          Espero ter colaborado.

          Bom trabalho pra você.

          Abraços,

          Rodrigo da Costa Feula

  • Muito bom Rodrigo, parabéns.

    Temos filiais trabalhando com contabilização simples devido a versão do SAP (8.8).

    Teremos um nova filial entrando no B1 em julho na versão 9.0 utilizando a contabilização avançada. No nosso caso utilizamos o conceito de centros de custo e lucro na matriz (ECC) e levaremos este conceito para a filial (B1) onde nos dados mestres de materiais trabalharemos por “Clasf. Conta Contábil” por grupo de itens (Unidades de Negócio) e este grupo estará amarrado a contabilização avançada onde teremos contas contábeis definidas por Unidade de Negócio. Assim conseguimos separar os centros de lucro.

    Esta opção facilitou em muito nossas necessidades e sua explicação está muito boa.

    Abraço,
    Jehan Jarschel.

      • Legal Rodrigo,

        Apesar da grande maioria dos profissionais não ter essa cultura, essa troca de conhecimento é muito importante.

        Deixo meu skype ( jehan.jarschel ) para quando tiver algum questionamento ou sugestão.

        Abraço,

        Jehan Jarschel.