Investidores e Mentores: chaves para o êxito de uma PME
Um empreendedor não pode trabalhar sozinho, isso é fato. Em um startup é indispensável buscarinvestidores de risco e mentores que poderão guiá-lo dentro do mercado.
Um estudo feito pela Endeavor com empreendedores de grande influência ao redor do mundo mostrou que atrair investidores de risco e conselheiros talentosos ajuda a evitar futuros riscos para os novos negócios.
É fácil se entusiasmar com a sua própria ideia, o difícil é convencer outras pessoas de que ela é realmente tão boa quanto você pensa.
O procedimento de buscar investimentos e conselhos externos precisa ser minusciosamente pensado. Realizar um teste prático do plano, se possível, também pode ser útil. É importante levantar capital para que existam recursos para a expansão de um negócio, mas não se pode deixar de lado a influência que os conselhos dados pelos próprios investidores ou mentores de confiança têm no sucesso de um negócio.
Outro estudo realizado pela Endeavor Insights revela que a maioria dos empreendedores busca auxílio externo das seguintes formas:
- Atraindo investidores de risco e/ou dividindo riscos financeiros com seus clientes e fornecedores. 66% dos empreendedores entrevistados afirmaram que tinham, pelo menos, duas fontes de financiamento quando começaram.
- Procurando conselhos externos dos mentores. 74% dos empreendedores entrevistados trabalharam com mentores fortemente engajados quando estavam estabelecendo seus negócios no mercado.
Ambas as funções estão conectadas para o sucesso de uma PME.
Com os conselhos de um bom mentor será possível demonstrar aos investidores os caminhos recomendados pelo seu conselheiro e facilitar a complicada tarefa de conseguir fundos para a expansão do seu negócio. E com o capital em mãos você poderá finalmente seguir em frente rumo ao sucesso da sua empresa.